A candidíase atinge até 75% das pessoas com vagina em alguma fase da vida e, embora haja essa confusão, ela não é sexualmente transmissível, uma vez que é provocada por fungos que habitam a própria flora biológica. Segue o fio 🧶
A infecção pode surgir por diversos motivos: queda da imunidade, uso de antibióticos, alteração no pH da vagina, anticoncepcionais, imunossupressores e corticoides, gravidez, diabetes, alergias e HPV (papilomavírus).
Os principais sintomas da condição são:

➡️ Coceira na vagina e no canal vaginal;
➡️ Corrimento branco, com aspecto de leite coalho;
➡️ Ardor ao urinar;
➡️ Dor durante as relações sexuais.
Ao perceber os sintomas, não tente resolver por conta própria; busque a orientação de um ginecologista. A candidíase é diagnosticada através de exame clínico, de laboratório e pelo exame de Papanicolau, e na maioria das vezes o tratamento é simples, à base de medicamentos.
Quando a infecção se torna algo rotineiro (quando ocorre 4 vezes ou mais por ano), temos a chamada "candidíase recorrente". Isso acontece com cerca de 5% das pessoas com vagina. O tratamento é semelhante ao da candidíase comum, mas se estende por mais tempo.
Alguns cuidados ajudam a evitar, como:
- Manter alimentação equilibrada;
- Usar camisinha;
- Evitar roupas muito justas/material sintético;
- Usar papel higiênico branco e sem perfume;
- Evitar absorventes internos;
- Concentrar a higiene na vulva, região EXTERNA da vagina.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Portal Drauzio

Portal Drauzio Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @drauziovarella

26 Jan
A dor de cabeça é um problema comum na vida de muita gente, e ela não é uma dor qualquer. Existem mais de 200 tipos catalogados, sendo enxaqueca e cefaleia tensional (causada por tensão decorrente de estresse, má postura, falta de sono e outros fatores) as mais conhecidas.
As técnicas para controlar as crises vão além de medicamentos, já que quem tem dor de cabeça com frequência costuma usá-los sempre. Ao invés de resolver um problema, cria-se outro: o excesso dessa classe de medicamento pode “acostumar” o organismo, que passa a necessitar de mais.
Listamos 5 técnicas recomendadas por neurologistas para o alívio das dores. Mas atenção: o ideal é que o paciente esteja seguindo uma linha de tratamento preventivo.
Read 9 tweets
22 Jan
O número de casos de #covid_19 voltou a crescer. Com a doença cada vez mais próxima, ao descobrir que um conhecido está com a doença surge a dúvida: devo me testar imediatamente? Segue o fio:
A primeira coisa que precisamos saber é que temos dois tipos principais de teste:

1⃣O RT-PCR, em que uma espécie de cotonete bem comprido é inserido no nariz e na garganta, serve para diagnosticar se você está com vírus ativo no momento do teste.
2⃣E o teste sorológico, que indica se você já entrou em contato com o vírus em algum momento, é feito a partir da coleta de sangue. Ele busca anticorpos, que só são produzidos após 14 dias de infecção.
Read 8 tweets
20 Jan
Se você não sabe a diferença entre asma e bronquite, saiba que não é o único. E não é para menos, já que elas têm sintomas bem semelhantes: tosse, chiado no peito, produção exagerada de muco e fechamento dos brônquios para impedir a passagem de agentes irritantes. ⬇️
Os agentes irritantes são os “gatilhos” das crises, e devem ser evitados sempre que possível. Entre eles, destacam-se ácaro, poeira doméstica, mofo, pelo de animais, perfumes, inseticidas, tintas, fumaça de cigarro (principalmente nos casos de bronquite crônica).
A principal forma de diferenciar a asma e a bronquite é observar a forma e a frequência com que os sintomas se manifestam. Quem tem asma costuma ter crises pontuais: o desconforto atinge um pico e vai diminuindo até desaparecer (exceto nos quadros mais graves da doença).
Read 6 tweets
11 Jan
Toda dor funciona como um alarme de incêndio – ela indica que determinada região do organismo não está funcionando bem. Na fibromialgia, esse alarme dispara sem necessidade e ativa todo o sistema nervoso, fazendo a pessoa sentir ainda mais dor. Segue o fio ⬇️
Por não ter causa inflamatória, mecânica ou orgânica, a doença não é diagnosticada por exames. Por isso, é fundamental que o médico avalie a fundo o histórico de vida do paciente e descarte outras doenças semelhantes.
As crises de dor causadas pela fibromialgia podem ser insuportáveis para quem tem a doença, dificultando até mesmo atividades simples do dia a dia. E, embora nem sempre seja possível prever crises, é possível minimizar o impacto delas:
Read 6 tweets
1 Oct 20
Uma em cada cinco pessoas já teve algum tipo de pensamento suicida. Por que, então, ainda tratamos a questão como um elefante branco na sala?

Falar sobre suicídio também é uma ferramenta de prevenção. Todos nós estamos sujeitos à crises emocionais. ⬇️
Se você já vivenciou/está vivenciando pensamentos suicidas, é importante lembrar que você não está sozinho. Em momentos de crise, é comum que foquemos na dor e não consigamos olhar para a situação de uma maneira ampla. Lembre-se: as crises são temporárias, na maioria das vezes.
O pensamento suicida também é um sinalizador de que algo não vai bem. Ele não significa necessariamente um desejo de morrer, mas de acabar com uma dor que, às vezes, não sabemos como expressar. Aí entra a importância de buscar alguém de confiança para desabafar a respeito.
Read 7 tweets
1 Oct 20
Algumas condições de saúde, como a de quem vive com HIV podem aumentar em até 100 vezes o risco de contrair infecções graves como a pneumonia, uma das principais causas de hospitalização e morte no Brasil.
A boa notícia é que existe um serviço oferecido pelo SUS para atender pessoas que têm necessidades específicas de vacinação, os CRIE - Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais.
Você sabe quais são as principais doenças que podem enfraquecer o sistema imunológico e deixar alguém mais vulnerável a infecções? Dráuzio explica no segundo episódio da série CRIE+ Proteção, que sai hoje no nosso YouTube (bit.ly/2HP5DAL). Acompanhe nossas redes!
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!