Debate sobre a ditadura aqui no Twitter. O bolsonarismo até tenta pautar a narrativa, mas cada vez mais não tem o menor controle sobre ela. Mais curioso ainda se analisarmos as últimas semanas, quando esse movimento tem se tornado cada vez mais recorrente. (+)
Chama atenção a quantidade e o quão nojentos são os ataques contra @miriamleitao. São fotos exaltando torturadores, menções "a cobra" e criminosos destilando o machismo contra a jornalista. (+)
Essa incapacidade de controlar a narrativa das próprias pautas já aconteceu com a vacina, com o lockdown, com a interferência nas forças armadas e agora também com o golpe de 64. (+)
Outro ponto interessantíssimo é: o tema apresenta um correlação positiva com o debate sobre COVID-19 nos últimos dias, isto é: o debate sobre a pandemia não arrefeceu com o aumento no número de menções sobre a ditadura. A realidade de + 3.6 mil mortes por dia se impõe. (+)

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Pedro Barciela

Pedro Barciela Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @Pedro_Barciela

30 Mar
O tema "PM em surto" foi 100% inflado pelo bolsonarismo. Toda e qualquer análise que tente compreender o episódio precisa levar em conta essa "ofensiva artificial" bolsonarista contra a pauta. Abaixo, as páginas e grupos que mais geraram engajamento explorando o episódio. (+)
Dentre os links + compartilhados sobre o tema, o 10 primeiros são de sites caça-clique e/ou bolsonaristas: i7 News, Por Dentro da Política, Portal BR7, Feed Club, Pleno News, Opinião Crítica e Imprensa Brasil. O bolsonarismo contaminou todo e qualquer debate. (+)
Se analisamos apenas comentários feitos em páginas de imprensa temos um cenário mais nítido: apesar de 51,1% responderem a narrativa bolsonarista, outros 48,9% dos usuários repudiam a ação do PM/politização do caso e/ou lamentam as condições de trabalho da PM.
Read 4 tweets
22 Mar
É urgente que entendamos a realidade por trás da resistência ao "lockdown" em diversas pequenas/médias cidades do Brasil. Não, não são bolsonaristas em sua maioria, muito menos negacionistas. Então por que se opor? Algumas observações: (+)
1-) a cobrança contra a própria população existe sim. Cobram mais respeito ao distanciamento, aos decretos e pedem que aglomerações desnecessárias sejam evitadas. Mas também pedem que o poder público faça o seu papel e fiscalize quando denunciado; (+)
2-) usuários estão PERDIDOS em uma guerra de decretos e liminares dos poderes municipais e estaduais. Pelo genocídio fomentado pelo governo federal, muitas vezes ignoramos as bizarrices de outros políticos. Observem o que Covas/Doria fizeram com SP/baixada santista. Surreal. (+)
Read 6 tweets
8 Mar
São mais de 900 mil conexões em menos de quatro horas. São mais de 70% de usuários que não citam Lula regularmente. Se o dólar subiu e a bolsa subiu eu não sei, mas a mobilização espontânea por Lula nas últimas horas é algo histórico. (+)
Por si só a mobilização do agrupamento de esquerda/partidária 🟪 já superava e muito o bolsonarismo, mas contou ainda com um apoio interessante: políticos e partidos de esquerda da Argentina, Espanha e outros movimentos progressistas comemoram a decisão. (+)
O bolsonarismo 🍊 não representou sequer 14% dos atores e mesmo estes se apresentam perdidos, batendo cabeça. Arthur Lira, com discurso dissonante do olavismo, integra esse agrupamento ainda que com discurso totalmente antagônico. (+)
Read 5 tweets
3 Mar
Entre as 20 notícias + compartilhadas sobre Bolsonaro nos últimos dias temos as manchetes: "Bolsonaro questiona; Bolsonaro diz que; Bolsonaro veta; Bolsonaro vê; Bolsonaro chega; Bolsonaro pede". Em quase todas uma fake news era promovida por meio do "jornalismo declaratório" (+)
São matérias que somadas, apenas as citadas acima geraram mais de 720 mil compartilhamentos nos últimos sete dias. Não partem de portais bolsonaristas ou de apoiadores do governo, mas sim de portais de imprensa. (+)
A quem esse tipo de conteúdo atende? O que esse tipo de matéria realmente gera além de engajamento? Por que dar espaço para esse tipo de desinformação promovida por alguém que, visivelmente, sabota o combate ao coronavírus?
Read 4 tweets
5 Feb
Muitos alertam para uma reedição de 2018 em 2022. Listei "apenas" sete fatos que foram determinantes no pleito e contra os quais estas mesmas pessoas já poderiam de antemão se revoltar: 1-) O 1º colocado até então foi preso para não disputar as eleições. congressoemfoco.uol.com.br/legislativo/li…
2-) Um enorme esquema de caixa 2 indireto foi denunciado pela imprensa e NADA sobre foi feito; www1.folha.uol.com.br/poder/2018/12/…
3-) Vazamentos ilegais foram feitas pela Lava Jato para influenciar DIRETAMENTE nas eleições; conjur.com.br/2021-fev-04/pr…
Read 8 tweets
2 Feb
Em 2017, durante depoimento, Lula alertou Moro: "esses mesmos que me atacam hoje, se tiverem sinais de que eu serei absolvido, prepare-se, porque os ataques ao senhor vão ser muito mais fortes". Quase quatro anos depois as palavras soam como profecia. (+) Image
Cada vez mais próximo de um julgamento no STF, o agrupamento de esquerda/progressista que se opõem ao ex-juiz pode ser definido de muitas formas, mas não mais como lulista. Ali estão imprensa, juristas e advogados cada vez estarrecidos com revelações da #VazaJato. (+)
Assim, no momento em que mais precisa do que outrora foi sua "base de sustentação", 90% das interações que o citam são negativas. O 🟦, resquício do que um dia foi o lavajatismo, representa pouco mais de 7% das interações envolvendo Moro nos últimos 20 dias aqui no Twitter.
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!