Soube, agora, da morte de Rogério Leibovitz, por Covid. Foi um dos meus amigos de infância mais marcantes. Era um espírito livre, inteligente e provocador.
Lembro do dia em que ele entrou em casa pelo muro - algo que eu fazia porque era pequeno - e quebrou alguns "elementos vazados" (uma espécie de tijolo ornamental com buracos para a brisa passar por eles e as casas ficarem arejadas).
Ficou tão desconcertado que abriu a geladeira para pegar água. O problema é que abriu com tanta força- no desespero em que se encontrava - que deixou cair duas dúzias de ovos no chão. Ele não era desastrado, mas essa cena ficou grudada na minha memória, assim como as gargalhadas.
Quando Chico Buarque e o MPB4 deram um show na nossa cidade, decidiram jogar futsal. Fomos assistir e lá foi Rogério com a bandeira do Flamengo. Encostou na lateral da quadra e cada vez que o fluminense Chico Buarque corria por aquele lado, Rogério tremulava a bandeira.
Era economista e eu só fui reencontrá-lo muitos anos depois, na Unicamp.

Como eu já disse uma vez, a morte de um amigo ou conhecido importante na nossa caminhada leva uma parte da nossa história junto. Como se nossa identidade fosse apagando aos poucos.
O que angustia ainda mais é saber que poderíamos ter evitado que Rogério nos deixasse se não fôssemos um povo tão passivo e resiliente.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Rudá Ricci

Rudá Ricci Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @rudaricci

2 Apr
Bom dia. Recebi pedidos para analisar a entrevista do Lula ao "companheiro" Reinaldo. Farei um breve fio a respeito nesse dia marcado pela religiosidade. Vamos lá: Image
1) Ontem, Lula deu mais uma demonstração de como é realmente difícil segurá-lo. Sua fala foi precisa para os objetivos que parecem presidir sua caminhada para 2022. Foi nítido que procurava demonstrar que não há nenhuma liderança política no Brasil com a estatura de estadista
2) Citou ligação telefônica para Obama (não apenas uma), citou que ele e Bush criaram o G20, acionou mais uma vez o G20 para discutir a pandemia e instituir a vacina como bem da humanidade, deitou e rolou. Image
Read 21 tweets
31 Mar
Bom dia. Concluí minhas escutas para saber o que foi essa reforma descabelada de Bolsonaro. Foram muitos analistas, interlocutores de militares e deputados do Centrão que ouvi. Lá vai fio: Image
1) Bolsonaro está isolado. A reforma ministerial repercutiu negativamente porque foi meramente reativa ao “esfarelamento” político em curso. Tudo começou com o manifesto que foi publicado no final de março. Nele, duas assinaturas fundamentais: dois banqueiros Image
2) As assinaturas dos banqueiros Roberto Setúbal e Pedro Moreira Salles (Itaú) acenderam a luz vermelha no meio político porque significava o desembarque do alto empresariado do apoio ao governo federal
Read 9 tweets
29 Mar
Nota dos Policiais Antifascismo:

"Surtos como o do Soldado Wesley ocorrido ontem, 28, na Bahia, são cada vez mais comuns entre os militares estaduais, a falsa condição de super herói, a despersonificação institucional do indivíduo, a precária ou ausente assistência psicossocial"
1) (cont.) "(...) os abusos de autoridades, a lida com mazelas sociais em seu modo mais bárbaro criam um contexto que adoecem mentalmente os trabalhadores da segurança pública. "
2) "O falso estigma do guerreiro super herói faz com que a maioria dos policiais e bombeiros militares não procurem o precário apoio psicológico e social disponível (quando há), sob pena deste serem constrangidos entre seus pares e seus superiores."
Read 6 tweets
28 Mar
Bom dia. Vamos ao pequeno fio com informações sobre o debate interno no IBGE sobre a possibilidade de realização do Censo em 2021. Lá vai:
1) Há um movimento interno no IBGE, que gerou a proliferação de manifestos nos Estados e localidades onde há equipes: manifestos de coordenadores de informática, de coordenadores operacionais, dentre outros, sugerindo a não realização do Censo neste ano em função da pandemia
2) A questão posta foi: como contratar 200 mil pessoas em meio ao aumento de infectados e mortos pela Covid? Muita gente trabalharia até doente em função da crise de emprego e renda familiar.
Read 12 tweets
27 Mar
Sobre o perfil da presidente do IBGE que acaba de se demitir, recebi o seguinte relato:

"Estamos comemorando!

Entrou arrogante, apadrinhada do Paulo Guedes. Disse que ia modernizar o IBGE com pesquisas telefônicas e o Censo seria seu teste. (...)"
(Cont. 1): "Logo concordou em reduzir os custos do Censo de 3,4 bilhões para 2,3.
Não adiantou explicar que respostas por telefone e internet não funcionam. Muito pouco e complicado para pesquisas sociais. (...)"
(Cont. 2): "Ela discordou, destituiu diretores de pesquisa, informática, geociências e Executiva. Retirou a chefe de comunicação. Trouxe gente de fora e fechou um grupo de cúpula que tudo decidiu e desprezou o conhecimento e os pareceres dos técnicos. (...)"
Read 8 tweets
21 Mar
Boa tarde. Estava conversando com minha filha e ela disse que hoje é dia de paredão no BBB. Então, decidimos fazer um paredão nosso e postar no Instagram do Instituto Cultiva. Se você quiser votar, é só acessar. A questão: quais seriam os candidatos pela esquerda e direita?
1) PELA ESQUERDA:

A) Caçador de Likes: adora memes e petições online. Está sempre bem na fita, faz selfie com youtubers e influencers, mas nem sabe direito o que é esquerda
2) Ainda pela esquerda:

B) Estilo BBB: chora muito quando pensa que não é querido. É arrogante quando acha que é querido. No fundo, só quer o prêmio final e o sucesso pessoal
Read 11 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!