Novo estudo de @glichand e outros pesquisadores investigou dados da REABERTURA DAS ESCOLAS em 131 cidades do estado de SP entre outubro e dezembro de 2020.
Concluiu q NÃO houve aumento de casos nas cidades, nem em regiões + pobres ou escolas com baixa infra.
Mas a NOVIDADE É…
A abertura das escolas NÃO alterou o índice de MOBILIDADE nas cidades.
Ou seja, mesmo antes da reabertura das escolas, as pessoas estavam se movimentando pelas cidades e, muitas vezes, para locais sem protocolos.
E a falta de uma diretriz nacional causa mais MAIS confusão...
Abrir escolas é importante pq:
▶️As crianças terão prejuízos por toda a vida. É na infância que o cérebro se desenvolve + rápido
▶️Elas regrediram no desenvolvimento social, psicológico, aprendizado e habilidades
E os mais afetados são os mais vulneráveis, o que nos leva a...
MAIOR DESIGUALDADE SOCIAL
+ de 60% das famílias de crianças na escola pública não têm acesso à internet ou têm baixa qualidade na conexão. Nas particulares, o problema atinge 17%
A diferença no ambiente de aprendizagem dentro de casa chega a 20% entre famílias ricas e pobres...
e há CUSTOS OCULTOS...
Em uma análise da UNICEF, de 141 países avaliados, em quase 100 deles foi identificada uma redução de pelo menos 10% de vacinação obrigatória das crianças devido às restrições de movimentação.
Atendimentos ambulatoriais de crianças tb apresentaram queda!
As escolas têm rígidos protocolos, como máscaras e distanciamento.
Tb são formados pequenos grupos para ser possível rastrear qnd houver caso positivo.
Em SP, é obrigatório q as escolas adicionem as informações de saúde no Sistema de monitoramento. Assim temos um lugar seguro!
Conclusões 👇
✅ Com protocolos, as escolas ñ são ambientes superdisseminadores
✅ A transmissão escolar está relacionada a transmissão na comunidade onde a escola está inserida
✅ O impacto econômico e no aprendizado é muito grande
✅ Papel da comunidade escolar é DETERMINANTE
Todos os dias temos mais confirmações científicas que o ambiente escolar NÃO é um propagador de #COVID
É preciso redefinir as prioridades para as escolas permanecerem abertas.
Manter as escolas fechadas é ‘caro’ demais para a sociedade. Os jovens são os trabalhadores de amanhã!
Quando nenhum dia é dia de escola TODOS perdem
Temos que ter consciência que não estamos protegendo as crianças deixando-as em casa. Estamos, na verdade, tirando OPORTUNIDADES do futuro delas
Infelizmente, só veremos o preço disso tudo lá na frente... mas esse custo vai chegar!
Nos 🇺🇸 já estão planejando a reabertura das escolas c/ TODOS os alunos ainda em 2021
Enquanto no 🇧🇷, hoje, são + de 18 estados sem aula presencial, recorde desde jul/20
Na maioria dos estados as escolas Ñ são consideradas atividades essenciais. 'Pátria Educadora' só no papel...
Atualmente gastamos 4,5% do PIB e temos péssimos resultados ‼️
O motivo é bem simples: O BALDE ESTÁ FURADO. Pode continuar colocando cada vez mais água ali, mas os INCENTIVOS errados fazem com q a água continue vazando...
Me acompanhe -> 🧵
Lá trás, em 1988, com a Const. Federal, ficou decidido que as responsabilidades da educação seriam divididas em:
- União: Universidades e institutos federais
- Estados: ensino fundamental e médio
- Municípios: ensino infantil e fundamental
Mas Daniel... de onde vem essa grana?
O Governo repassa 18% de todos os impostos federais,
enquanto os estados e municípios são obrigados a passarem, no mín, 25% de sua arrecadação
O dinheiro vem da sopa de letrinhas de impostos: IR, IPVA, ICMS, ISS, ITBI
Mas e aqueles municípios que não conseguem pagar o MÍNIMO?
O MEU PROJETO QUE EXPANDE O ENSINO EM TEMPO INTEGRAL EM SÃO PAULO FOI APROVADO!🙌
Agora vai para a sanção do Governador ✅
Escola em tempo integral = MAIS OPORTUNIDADES PARA TODOS! 💡
Mas deixa eu contar um pouco mais sobre o projeto ->🧵
A meta para 2040 é q 80% das escolas estaduais sejam capazes de ofertar esse modelo e 60% dos alunos sejam atendidos assim. Um desafio e tanto!
Ñ depende de 1 governo. É política de Estado.
A implantação será gradativa, priorizando as áreas com menores índices socioeconômicos!
Os colégios de ensino integral estão conectados à realidade do jovem e ligada ao desenvolvimento de suas competências cognitivas e socioemocionais, tão abaladas pela pandemia...
Um ambiente que busca a capacitação global dos estudantes!
Será q existe uma forma para tornar a escola ATRATIVA p/ alunos e ao mesmo tempo ter professores +SATISFEITOS?
Estudantes engajados e vendo VALOR na educação. Acredite, a receita é simples: MAIS E MELHORES AULAS‼️
EDUCAÇÃO q gera OPORTUNIDADES: o ensino em tempo integral ->🧵
A proposta é que a escola seja conectada à realidade do jovem e ligada ao desenvolvimento de suas competências cognitivas e socioemocionais, tão abaladas pela pandemia...
Um ambiente que busca a capacitação social dos estudantes!
É uma escola que ESCUTA o aluno!
No dia a dia serão incluídas aulas práticas, laboratórios e orientações de estudo
Por isso é necessário ampliar o dia escolar de 4-5h para 7-9h/dia
Chega da desculpa ‘não sei pq estou aprendendo isso’
Por passarem + tempo na escola é evidente q os custos irão aumentar... 💰
BOLSONARO QUER UM DESCONTO NA CONTA DE LUZ DEPOIS DE INTERFERIR NA PETROBRAS ⚠️
Uma ideia coberta de 'boas intenções', mas os resultados já são bem conhecidos 🤯
Vou explicar em detalhes como essa ‘ajudinha’ pode ser prejudicial a você. Me acompanhe 🧵
Vamos voltar lá para 2012, na MP 579:
A medida renovou antecipadamente as concessões de empresas geradoras e transmissoras que venceriam em 2015, desde que elas aceitassem ter os preços DEFINIDOS pela Aneel
Quer renovar? Aceite aqui minhas regrinhas...
Mas calma q tem mais...
A legislação ainda reduziu encargos, previu subsídios e indenização dos investimentos p/ concessionárias
O objetivo era baixar o preço da energia entre 16%-28%, assim o país ficaria + competitivo. Isso é o que contavam, né?
Competição com preços pré-definidos e subsídio? 😖😕