Saiu o discurso de posse do novo chanceler, Carlos Alberto Franco França. Minhas observações:
1. Frio com seu antecessor, Ernesto Araújo, ao qual apenas agradeceu pelo "apoio na transição". Ponto.
2. Disse que tem três prioridades: pandemia, economia e meio ambiente. Comparando com o tripé religião, comunismo e terra plana de Ernesto, o novo chanceler parece um revolucionario da normalidade.
3. Fala em engajamento na "diplomacia da saúde" para "mapear vacinas disponíveis"
3. Diz que vai engajar o Brasil na "cooperação internacional", em contraste com o cercadinho nacionalista de Ernesto, onde só cabiam Trump, Orban e mais alguns
4. Fala em "urgência climática". Se estivesse na tumba, Ernesto teria flipado. Flipou no sofá, em todo caso, ou onde esteja. Novo chanceler quer Brasil na "vanguarda do desenvolvimento sustentável"
5. França menciona a Argentina. É o único país mencionado nominalmente pelo novo chanceler. Um grande detalhe.
6. E vai concluindo com uma frase que deve ter levado dias para ser escrita: "É essa linha de continuidade que nos cabe atualizar a cada geração. E é nesse espírito que assumo as funções". Entendeu? Continuar a atualizar. Ou seja, mudar.
PS: Quem quiser contrastar a fala inaugural de França com a de Ernesto, tem aqui o original. Antecessor rezou Ave Maria em tupi, citou Renato Russo e leu passagens bíblicas, com palavras em grego e latim. "Anuê Jaci!", dizia o homem. funag.gov.br/chdd/index.php…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with João Paulo Charleaux

João Paulo Charleaux Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @jpcharleaux

6 Apr
Na semana passada dei uma palestra sobre jornalismo a alunos da Universidade de Lyon, na França. A certa altura me fizeram uma pergunta inusitada, que eu acho que vale a pena comentar aqui: como lido pessoalmente com o volume de notícias deprimentes?
De forma simples: eu lido de frente. Leio, ouço, presto atenção de verdade. Mas, uma vez que entendi a informação, eu largo ela. E acho que essa é uma grande diferença entre quem lida com as notícias de modo profissional, como os jornalistas, e os que lidam de forma só pessoal.
Chega uma hora em que não há fato novo. Tudo o que se sabe sobre aquele assunto está publicado. Toma algum tempo até que haja novidades. Até lá, eu não fico regurgitando e engolindo a mesma meia dúzia de fatos que começam a jorrar a cada novo post, como água suja numa fonte.
Read 8 tweets
31 Mar
Fico meio sem jeito de fazer longas threads aqui, porque a coisa acaba tendo um tom pedante e professoral, mas talvez seja importante correr esse risco para explicar que há um ponto possível de convergência entre os que discordam sobre o que aconteceu em 1964.
Esse ponto de convergência se chama DIH (Direito Internacional Humanitário). Também é conhecido no meio militar como Dica (Direito Internacional dos Conflitos Armados), ou você também encontra como simplesmente Direito da Guerra. O que é isso?
É um corpo de normas internacionais criadas no século 19 e aperfeiçoadas ao longo do tempo para regular a forma como as guerras podem e não podem ser travadas. Inicialmente, tratava apenas de guerras internacionais. A partir dos anos 70, passou a ser aplicável também internamente
Read 13 tweets
30 Mar
Carlos Alberto Franco França será, então, o novo chanceler do Brasil. É descrito por um colega de Itamaraty como “pessoa querida na instituição, hábil no trato e preparado”, além de ser de “absoluta confiança do presidente”.
Novo chanceler passou anos trabalhando no cerimonial do Itamaraty. Fora do Brasil, trabalhou principalmente em temas de relação energética Brasil-Bolivia, que pode voltar à pauta no governo Arce.
De 2015 a 2017, afastado temporariamente do serviço público, foi diretor de Assuntos Corporativos e Negócios Estrangeiros da AG SA, subsidiária da Andrade Gutierrez.
Read 5 tweets
19 Mar
TVs brasileiras deviam veicular massivamente campanhas educativas sobre como lavar as mãos corretamente, quais as máscaras que realmente funcionam, como usá-las. Esse mesmo conteúdo deveria estar sendo bombardeado nas redes, em anúncios pagos pela Fiesp, por empresas privadas ...
Se a sociedade brasileira como um todo não se mobilizar, não adianta. Bolsonaro é uma parte gigantesca do problema, nas não é tudo. A sobrevivência depende em grande medida de atos individuais, que precisam sem ensinados, difundidos, martelados exaustivamente.
Distribuição de máscara e de álcool gel, entregas de sabonete em comunidades carentes, cestas básicas, botijões de gás, marmitas, o diabo. Toda pessoas que não estiver fazendo uma contribuição mensal para algum projeto efetivo, está sendo, hoje, parte do problema, não da solução.
Read 4 tweets
17 Mar
Se não houvesse uma pandemia, teríamos de inventá-la? Se não fosse a covid-19, estaríamos experienciando a mesma sensação apocalíptica em relação a algum outro evento, como as mudanças climáticas ou ao colapso da democracia, como o mesmo temor e ansiedade?
Para além da realidade que se impõe – e, claro, a pandemia é real –, somos parte de uma geração abduzida por um compromisso atávico com a escatologia, no sentido da reflexão exaustiva e indignada sobre o fim, o término, a extinção da própria experiência na Terra?
Essas perguntas não são a negação da realidade que estamos experimentando, mas são uma tentativa de pensar na maneira como nós processamos as experiências extremas que estamos vivendo, cada um a seu modo.
Read 6 tweets
16 Mar
O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB), é um caso a ser investigado. No início de março, foi contra o lockdown: "Não dá para ficar fechado" por causa das "perdas de arrecadação" no município. Agora, anunciou o colapso total do sistema de saúde do município. 1/4
Em 5 de março: "A taxa de ocupação de UTIs é baixíssima, temos só duas pessoas intubadas, uma há mais de 20 dias e a outra intubada ontem”. Nove dias depois: "Não tem mais vaga na UTI de São Sebastião e não temos mais médicos intensivistas para atender a essa grande demanda." 2/4
Em 5 de março: "Não dá para ficar fechado." Nove dias depois: dos 20 internados na UTI, 11 estão intubados. As vagas de emergência zeraram. Dos 53 pacientes, 15 eram crianças. 3/4
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!