A privação de oxigênio levou artistas em cavernas a estados alterados de consciência?

Uma equipe da Universidade de Tel Aviv publicou um novo artigo evidenciando que no paleolítico superior, entre 50.000 a 12.000, esse provavelmente foi o caso ao criarem arte.

Segue👇 Foto ilustrativa de um homem paleolítico em caverna.
A equipe sugeriu que os artistas que eles estudaram, por toda a Europa, estavam em um estado alterado quando criaram suas artes porque o oxigênio reduzido em cavernas profundas teria causado hipóxia, privação de oxigênio, em seus cérebros, levando a um estado de euforia. Arte mostrando como funciona a hipóxia.
Ao usar o fogo para iluminar as cavernas, isso teria reduzido os níveis de oxigênio e levado a um estado de hipóxia, que libera dopamina e pode levar a ‘alucinações’ e ‘experiências fora do corpo’,” disse Ran Barkai, coautor e professor de arqueologia pré-histórica, à CNN.
A equipe especula que os artistas, por causa de suas experiências de interpretação metafísica, atribuíam importância à cavernas específicas e “talvez não fosse a decoração que as tornavam significantes, mas o significado das cavernas escolhidas era o motivo de sua decoração.” Caverna Chauvet.
A caverna foi concebida como uma membrana que conecta o mundo terreno e o subterrâneo e quando alguém fazia a escolha consciente de entrar nesses ambientes profundos e escuros, foram “motivados por uma compreensão da natureza transformadora de um espaço subterrâneo sem oxigênio"
Também se sugere que as artes foram usadas como parte de ritos de iniciação pelas evidências da presença de crianças e pesquisas futuras examinarão por que crianças foram levadas a essas áreas e se as pessoas foram capazes de construir resistência aos baixos níveis de oxigênio Foto de trabalho arqueológico em caverna.
50.000-12.000 anos atrás***

Esqueci de colocar esse detalhe 🤦‍♀️

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Arqueo & Espírito

Arqueo & Espírito Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @arqueoespirito

10 Apr
Trompete Moche, 100-700 EC.

Embora a maioria dos trompetes andinos apresentem a forma ou tenham sido feita com conchas de gastrópodes, em uma proporção menor, também foram reproduzidos trompetes de cerâmica reproduzindo a cabeça de felinos na extremidade superior.

🎺😺 Trompete Moche.
Cada tipo de trompete estava relacionado a um contexto específico, cerimonial, bélico ou ritual, onde, além do sentido acústico do objeto, a atenção também se concentrava no conteúdo iconográfico ou simbólico, para que forma, função e som fossem entrelaçados.
Nesse caso, a cabeça do felino com as mandíbulas entreabertas ou abertas tinha um significado simbólico junto ao acústico, já que foi produzida para melhorar o som do ar que sairia das mandíbulas do animal, com o intuito de soar como um rugido.
Read 4 tweets
9 Apr
🆕

Uma missão egípcia descobriu as ruínas da chamada "Cidade de Ouro Perdida", associada a grandes nomes da história egípcia antiga como Amenhotep III, Tutankhamun, Ay e Akhenaton e foi o "maior assentamento administrativo e industrial" na margem ocidental de Luxor (Tebas). Foto das escavações.
No passado, a cidade era uma metrópole industrial e real, mas sua localização exata era um mistério, até agora.

De acordo com Zahi Hawass, “Muitas missões estrangeiras procuraram por esta cidade e nunca a encontraram.”
A busca foi eficaz e as equipes egípcias anunciaram que descobriram que a cidade foi fundada pelo Faraó Amenhotep III, que reinou por volta de 1386/1391-1353 AEC.

O selo abaixo, por exemplo, ajudou a confirmar que a cidade estava ativa durante tal época. Selo que confirma que a cidade estava ativa durante o reinad
Read 15 tweets
8 Apr
🆕

Uma nova descoberta em Tikal revela que Teotihuacan pode ter tido um posto militar avançado na cidade Maia muito antes de possivelmente conquistá-la e reforça a ideia de que o império de Teotihuacan nasceu de uma aliança destruída. Cidade Maia de Tikal.
A descoberta vem de um levantamento da região de Tikal com LIDAR.
Na parte sul da cidade, onde os mapas indicavam uma mera colina, o LIDAR revelou um pátio com uma pirâmide e notaram que seu layout parecia uma versão menor de uma estrutura em Teotihuacan conhecida como cidadela. Comparação entre os layouts das pirâmides.
O arqueólogo Edwin Román Ramírez e sua equipe descobriram também armas, algumas feitas de obsidiana verde do México central, pedaços de queimadores de incenso usados em cerimônias religiosas e políticas, esculturas do deus da chuva e oferendas, todas no estilo de Teotihuacan.
Read 8 tweets
8 Apr
Eu te amo zoólito em forma de tubarão eu te amo!!!! 🦈❤️

(Cultura sambaquieira; Capão do Leão, Rio Grande do Sul; Museu da UFRGS) Zoólito em forma de tubarão; Cultura sambaquieira; Capão
sketchfab.com/3d-models/zool…

Tem até um modelo 3D dele, olha que lindo! 🥰🦈
Read 4 tweets
7 Apr
Hoje é o Dia Mundial da Saúde!

A saúde e a medicina asteca (mexica) mostram que eles viveram vidas limpas e saudáveis, seguiam uma boa dieta em geral, se exercitavam bem e tratavam doenças e ferimentos com uma ampla gama de técnicas e produtos naturais.

Segue👇 Tratando uma ferida na cabe...
Eles tinham seus próprios médicos nativos qualificados que sabiam como usar muitas ervas e medicamentos que funcionavam bem para eles.

Alguns deles tinham tamanha experiência que foram capazes de curar os espanhóis que sofriam de doenças crônicas e graves.🤒 Doutor curando um enfermo, ...
Como eram um povo guerreiro, sabiam bem como tratar feridas, conheciam seus diferentes tipos e as classificavam em categorias, costuravam com a ajuda de fibras fortes de plantas, conheciam ervas para estancar sangramento; e curavam algumas com seiva quente de folhas de agave.🤕🩸 Tratamento na perna, Códice...
Read 18 tweets
5 Apr
A arqueologia brasileira e os Sambaquis:

Sambaquis categorizam sítios arqueológicos pré-coloniais compostos pelo acúmulo, sobreposição e descarte de muitas camadas de material orgânico e calcário, principalmente conchas de moluscos, que formam estruturas em forma de montes. Sambaqui Figueirinha I localizado no município de Jaguaruna
São geralmente compostos por camadas de conchas, em meio as quais estão restos materiais e esqueletos que passaram por fossilização química já que a chuva deforma as estruturas das conchas e dos ossos, difundindo o cálcio pela estrutura e petrificando os detritos e ossadas. Foto de amontoado de conchas.Infográfico de Sambaquis.Desenho digital mostrando a composição de um Sambaqui.
Mais de mil sambaquis estão inclusos no registro nacional de sítios arqueológicos e são um dos sítios mais antigos do litoral brasileiro, representando uma ocupação humana que se iniciou há pelo menos 8.000 anos.

A maioria deles, no entanto, são datados entre 4.000 e 2.000 anos.
Read 21 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!