Você torceria ao lado de um condenado por crimes contra a humanidade?

No Uruguai, um coletivo de torcedores do Peñarol criou uma campanha para expulsão de dois agentes da ditadura militar do quadro de sócios do clube.

Faz parte da iniciativa chamada “gol contra a impunidade”.
Trata-se de uma iniciativa de diversas organizações sociais e torcidas de todo o país para lembrar que, afinal, ainda há agentes das ditaduras militares do Cone Sul presentes nos clubes de futebol.

A presença deles, diz o grupo, "mancha a história de instituições gloriosas".
“Clubes esportivos, que transmitem valores fundamentais como esforço p/ superação, companheirismo, jogo limpo e integração social p/ além da religião, raça ou filiação política, não deveriam dar a honra de ser sócios a quem simboliza o contrário desses valores”, diz a iniciativa.
Um dos focos dessa fase inicial, no Peñarol, é José Nino Gavazzo, condenado por 28 homicídios qualificados, que incluem o sequestro e a execução do professor e jornalista Julio Casto, cujos restos mortais só foram encontrados em 2011, 34 anos após seu sumiço.
O outro sócio é Manuel Cordero, responsável por ao menos 11 desaparecimentos forçados na Argentina. Entre as vítimas, María Claudia García, nora do poeta Juan Gelman, que estava grávida. Ainda participou do assassinato de Alberto Mechoso, cujo neto Ezequiel hoje joga no Peñarol.
Em 2018, os fundadores da campanha conseguiram fazer com que Miguel Zuluaga, chefe de segurança da federação uruguaia de futebol, não fosse à Copa do Mundo. Zuluaga era acusado de participar de interrogatórios da repressão uruguaia.

Agora, o foco está nos clubes, com o Peñarol.
O Copa Além da Copa fala sobre esporte, história, política, cultura e sociedade.

Se você gosta do que produzimos, saiba que pode nos ajudar a produzir cada vez mais.

Conheça nossa campanha de financiamento coletivo e nossas recompensas em apoia.se/copaalemdacopa.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Copa Além da Copa

Copa Além da Copa Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @copaalemdacopa

15 Apr
O príncipe Mohammad bin Salman, que comanda hoje a Arábia Saudita, fez pressão pessoal no primeiro-ministro Boris Johnson para que a compra do Newcastle United fosse aprovada pela Premier League.

Ele ameaçou inclusive as relações entre os dois países caso o negócio não saísse. Image
A revelação foi feita pelo jornal Daily Mail, que teve acesso às mensagens entre os dois líderes de governo.

A situação ilustra bem como a compra do Newcastle não seria uma simples transação futebolística, mas sim uma movimentação de "sportswashing" do próprio Estado saudita. Image
Esse é o nome que se dá à prática de usar a credibilidade do esporte para “lavar a reputação” de um regime autoritário.

É o que veremos inclusive agora na semifinal da Champions League, por exemplo, entre PSG (Catar) e Manchester City (Emirados Árabes Unidos). Image
Read 7 tweets
13 Apr
Em dia de mata-mata continental, olhemos para o Caribe em vez da Europa, onde um clube haitiano vem fazendo história: trata-se do Arcahaie FC, surgido como um projeto social e que é patrocinado por um dos principais rappers do país. O clube já está nas oitavas da Concachampions. Image
Arcahaie é uma comuna com valor histórico. Foi lá que, em 1803, o general J. J. Dessalines, líder da Revolução Haitiana que libertou o país do domínio francês, criou a bandeira nacional após uma vitória. É um fato tão importante que 18 de maio, dia da bandeira, é feriado no Haiti Image
Nascido nesse lugar contestador, o Arcahaie surgiu como uma escola de futebol para ajudar crianças carentes, em 2017. Seu fundador, Ménard Jean Joseph, decidiu então inscrever o clube numa das divisões inferiores do país.

E eles começaram a vencer e chegaram até a 2ª divisão. Image
Read 10 tweets
14 Feb
Carlos Menem, ex-presidente argentino que morreu hoje, era um neoliberal, peronista de direita que rachou o Partido Justicialista.

Mas ele também foi amigo de Diego Maradona.
Em 1989, ainda candidato à presidência, Menem chamou Maradona para estrelar uma campanha anti-drogas.

A ideia era que a campanha seria benéfica tanto para o presidente, quanto para a restauração da imagem do ídolo. E funcionou.
Menem esteve no casamento de Diego Maradona e, mais tarde, foi o responsável por conseguir para o craque seu primeiro trabalho como técnico, ainda em 1994, no modesto Mandiyú.
Read 4 tweets
14 Feb
Os jogadores da seleção de Mianmar anunciaram que se recusarão a defender o país enquanto durar a ditadura militar que derrubou o governo há duas semanas.

“Até que devolvam a democracia, só vamos jogar na rua”, disse o goleiro Kyaw Zin Htet, que se juntou aos protestos populares
Mianmar, que já foi governado por uma ditadura militar entre 1962 e 2011, passou por novas eleições em 2020. O partido que representa os militares sofreu grande derrota, o que fez com que as forças armadas alegassem fraude.

No dia 1º, elas deram um golpe e assumiram o país.
Como já foi colônia britânica, Mianmar tem forte influência do país europeu. A Premier League, por exemplo, é acompanhada de perto pelos mianmarenses.

Nesta semana, torcedores de vários clubes se uniram aos protestos contra o golpe: “somos rivais, mas lutamos pela democracia”.
Read 6 tweets
10 Feb
O Dallas Mavericks parou de tocar o hino nacional norte-americano antes de suas partidas na NBA.

A decisão foi tomada pelo dono da equipe, Mark Cuban, que sempre foi um defensor das manifestações contra o racismo dos atletas da liga.
O hino já não vinha sendo executado desde o início da temporada, mas foi só na última segunda-feira, quando a arena finalmente voltou a receber público, que a mudança foi notada.

O Mavericks convidou 1500 trabalhadores essenciais de Dallas, todos já vacinados, para seu jogo.
Mark Cuban conversou com o comissário da NBA, Adam Silver, sobre a mudança. Recebeu o sinal verde, apesar da regra exigir a execução do hino.

O dono da equipe de Dallas se manifestou a favor dos atletas que ajoelharam durante o hino em variadas oportunidades.
Read 4 tweets
9 Feb
Bert Trautmann foi um soldado da Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial e depois eleito o melhor jogador do futebol inglês ainda no pós-guerra.

Essa é uma história controversa, mas que merece ser contada.
Trautmann se alistou na juventude nazista ainda com dez anos de idade (Jojo Rabbit?) e, mais tarde, serviu o exército em vários lugares durante a Segunda Guerra Mundial.

Por seus serviços na Ucrânia, chegou a ganhar várias medalhas, incluindo uma Cruz de Ferro.
Capturado na Bélgica, Trautmann foi um dos 90 homens de seu regimento de mais de mil soldados a sobreviver. Acabou transferido para um campo de prisioneiros na Inglaterra.
Read 15 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!