B - Bim. Salles mantém à frente do Ibama um advogado especializado em atropelar pareceres técnicos para favorecer madeireiros, petroleiros e infratores ambientais em geral. theintercept.com/2020/03/04/iba…
C - Conama. Salles aparelhou a instância máxima da governança ambiental brasileira, aumentando o peso do governo e reduzindo o controle social para passar a boiada. A manobra é questionada no STF. #ForaSalles. g1.globo.com/natureza/notic…
D - Desvio de finalidade, dolo e desmonte: um ministro de Estado que usa de seu cargo para atentar contra a própria pasta deve ser demitido e processado. O @MPF_PGR aponta dolo no desmonte ambiental promovido pelo ministro. #ForaSalles. mpf.mp.br/df/sala-de-imp…
E - Enriquecimento ilícito: Salles é investigado por ter multiplicado seu patrimônio, supostamente trabalhando como advogado, no período em que trabalhava como secretário de @geraldoalckmin e, portanto, não advogava. #ForaSalles. noticias.uol.com.br/politica/ultim…
F - Fundo Amazônia: Devido a uma birra com ONGs, que acusou sem provas de cometer irregularidades com os recursos, Salles paralisou o maior projeto de REDD+ do mundo. É processado no STF por deixar R$ 2,9 bi parados no fundo. #ForaSalles diretodaciencia.com/2020/10/23/stf…
(menção honrosa) F - Frango de padaria: num episódio constrangedor, Salles mostrou ao governo americano um slide comparando a verba internacional a uma televisão de cachorro. #ForaSalles www1.folha.uol.com.br/ambiente/2021/…
G - Gestão desastrosa: Salles virtualmente paralisou o Ministério do Meio Ambiente, executando uma fração dos recursos escassos disponíveis. As análises orçamentárias do @mmeioambiente indicam a clara opção por não fazer política pública. #ForaSalles g1.globo.com/politica/notic…
I - Improbidade: Dez dias antes de assumir o ministério, Salles foi condenado em primeira instância por fraudar o plano de manejo da APA do Tietê, em São Paulo, quando era secretário. Neste ano foi absolvido e agora o @fiscaldoibama só pode chamá-lo de "ex-condenado". #ForaSalles
J - Jair Bolsonaro: Salles é um dos ministros mais fortes e simbólicos do regime. Executa com eficiência o desmonte ambiental que está no coração do bolsonarismo e é mantido na cadeira por Bolsonaro apesar de queimar o filme do Brasil. #ForaSalles
L - Leilões de petróleo: Eduardo Bim, homem de Salles no Ibama, permitiu que blocos sensíveis em áreas próximas a Fernando de Noronha e Abrolhos fossem para leilão da ANP, contrariando pareceres técnicos. #ForaSalles. oc.eco.br/acoes-pedem-su…
M - Mata Atlântica: na boiada original, que originou a frase "parecer, caneta", Salles quis atender ao agro e enfraquecer a proteção ao bioma mais ameaçado do Brasil. Foi freado na Justiça e acabou recuando. #ForaSalles g1.globo.com/natureza/notic…
N - Negacionismo: Salles declarou em diversas ocasiões duvidar do papel da humanidade no aquecimento global, que já chamou de "discussão acadêmica" "para daqui a 500 anos". #ForaSalles www12.senado.leg.br/noticias/mater…
O - Óleo no Nordeste: o ministro se omitiu no pior derramamento de petróleo da história brasileira, levando mais de 40 dias para acionar o plano de contingência. Depois botou a culpa no @GreenpeaceBR e foi processado. #ForaSalles. oeco.org.br/salada-verde/s…
P - PM paulista: o titular do Meio Ambiente lotou o ministério e suas autarquias, em especial o ICMBio (apelidado "IPMBio") com policiais militares de São Paulo sem experiência, que têm atrapalhado a ação dos órgãos. #ForaSalles exame.com/brasil/ministr…
Q - Queimadas: Sob Salles, a Amazônia teve duas altas seguidas de desmatamento (34% em 2019 e 9,5% em 2020) e dois recordes seguidos de queimadas, que colocaram o Brasil no centro de uma crise global. A resposta foi tentar desacreditar o Inpe. #ForaSalles. brasil.elpais.com/brasil/2019/08…
R - Relações perigosas: Salles foi alvo de notícia-crime da Polícia Federal por suspeita de associação criminosa, ao viajar duas vezes a Santarém para questionar a maior apreensão de madeira do Brasil, favorecendo madeireiros e grileiros. #ForaSalles
S - Secretaria de Mudança do Clima e Florestas: o 1ºato de Salles no ministério foi extinguir a secretaria responsável pela política de clima e pelo controle do desmatamento, alegando que o problema ambiental do Brasil estava nas cidades. #ForaSalles oc.eco.br/agromitometro-…
T - Transparência: o ministro não costuma tornar públicas suas agendas previamente, contrariando as regras do serviço público. Sua gestão amordaçou as comunicações de Ibama e ICMBio e reduziu o contato com a imprensa. #ForaSalles oc.eco.br/ministerio-de-…
U - Unidades de Conservação: Salles anunciou ter formado um grupo de trabalho para rever todas as 334 unidades de conservação federais. Depois nomeou um grupo de PMs para estudar a extinção do ICMBio. #ForaSalles. oeco.org.br/noticias/ricar…
V - Verde Brasil 2: Salles topou o arranjo BIZARRO proposto pelo @GeneralMourao para submeter o Ibama às ordens do Exército na Operação Verde Brasil 2, que torrou mais de R$ 400 milhões para deixar o desmatamento e as queimadas aumentarem. #ForaSalles. bol.uol.com.br/noticias/2021/…
X - Xatiado: Toda vez que não consegue aplicar seus planos infalíveis para abocanhar uma grana internacional, Salles fica #xatiado e faz uma ceninha. Depois de passar carão na COP de Madri, foi a uma churrascaria escarnecer da ação climática. #ForaSalles.
Y (menção honrosa) - Yale. Lembram de quando o ministro mentiu que havia estudado na prestigiosa universidade americana e depois botou a culpa na assessora de imprensa? #ForaSalles theintercept.com/2019/02/23/ric…
Z - Zambelli: a extremista da Comissão de Meio Ambiente da Câmara chegou lá com apoio do ministro, que a convidou para um "boiadatour" no Pará. Ela disse que não sabia o que era grilagem e prometeu convocar ONGs para depor na comissão. Mal podemos esperar. cartacapital.com.br/politica/carla…
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
A fim de preservar nossos agentes infiltrados no Deep State, vamos dar aqui o passo a passo de como descobrir os dados ultrassecretos de queimadas aos quais só o @GeneralMourao não tem acesso.
1 - Clique aqui: queimadas.dgi.inpe.br/queimadas/port…
Selecione "estatísticas por bioma, Estado ou região BRA". ("BRA" é um código secreto da conspiração socialista internacional que significa "Brasil")
Durante a discussão sobre a MP910 que aconteceu ontem, na @camaradeputados, parlamentares defensores da medida bateram na tecla de que a proposta vai beneficiar os pequenos produtores. Será mesmo? Quer saber a quem a #MPdaGrilagem interessa? Segue o fio. #MP910NÃO!
O pessoal do @deolhonoagro fez um mapa com as terras dos parlamentares mostrou que eles são os maiores acumuladores de fazendas na Amazônia e no Matopiba (Tocantins e partes do Maranhão, Piauí e Bahia). Dá pra ver com seus próprios olhos aqui: deolhonosruralistas.com.br/2019/05/12/map…#MP910Nao
Não é curioso que, dos 24 deputados donos de grandes propriedades, 20 tenham defendido a MP910 durante a discussão na @camaradeputados? A verdade é que querem favorecer grandes proprietários, premiar criminosos e seguir com o desmatamento na Amazônia e no Cerrado. #MP910Nao
A coletiva de hoje, cinco meses após @inpe_mct mostrar a explosão do desmatamento, só confirmou que o ministro do @mmeioambiente se desviará dos problemas reais, e segue sem planos para conservar a Amazônia e evitar sua devastação inpe.br/noticias/notic…
Salles nega as aparências e disfarça evidências de que o desmatamento é provocado por atividades criminosas, incentivadas pela certeza de impunidade. Taí a alta de 30% em 2019 “potencializada” por @jairbolsonaro pra comprovar. oglobo.globo.com/sociedade/a-in…#semverdena🇧🇷 #forasalles
Discurso arrepiante de @GretaThunberg no #ClimateActionSummit faz a gente ter vergonha der ser adulto. Os pontos principais:
1 - "Isso está muito errado. Eu deveria estar na escola, do outro lado do mundo, e estou aqui".
2 - Como vocês ousam se voltar para os jovens em busca de esperança quando não fizeram nada? Jogam a responsabilidade no ombro das novas gerações. Não vamos aceitar isso.
3 - A ciência nos diz que temos na melhor hipótese 50% de chance de manter o aquecimento global em 1.5ºC se cortarmos emissões pela metade em dez anos. Não é um risco aceitável.
O #mentinistro do @mmeioambiente ontem fez críticas ao sistema #DeterB, do @dsrinpe, usando seu trivial variado de distorções e falácias. Neste fio, explicaremos por que seus argumentos são falsos usando um recurso que até o @jairbolsonaro entende: GIFs!
Salles disse três coisas importantes ontem: 1) q o Deter não serve para computar área desmatada; 2) q há "lapsos temporais e duplicações" nos seus dados; e 3) q "supostos especialistas" fazem leitura errada deles para "causar impacto". O sujeito oculto desta frase somos nós.
Se não tivesse bloqueado o OC no Twitter e se escutasse alguém além do Evaristo Miranda, Salles saberia desde maio que o Deter não serve para estimar área desmatada. Mas serve para apontar tendências. Se o Deter diz q o desmate explodiu, a taxa oficial mostrará a mesma coisa.
Presidente joga com palavras e diz que dados do sistema Deter-B, do Inpe, são "alertas" e não "desmatamento". É confuso mesmo, então a gente explica:
O Inpe tem dois sistemas para observar a Amazônia: o Deter, que emite alertas de desmatamento todo dia e serve para orientar a fiscalização do Ibama, e o Prodes, que uma vez por ano dá a taxa oficial.