A maioria de nós tivemos a oportunidade de aprender o que é ceticismo com Scooby-Doo sem nem perceber
Frente a enxurrada de obras ficcionais que colocam o sobrenatural como lugar-comum e menosprezam a figura do cético, Scooby-Doo se destaca por valorizar o ceticismo. Segue o fio!
Com mais de 50 anos de existência Scooby-doo, a seu modo, pertence a cada geração desde sua estreia em 1969. Um grupo improvável de 4 jovens e um dogue alemão viajam em uma van (Máquina do Mistério), investigando e desvendando casos sobrenaturais em todo tipo de lugar bizarro.
O desenho ocupou um papel de destaque na infância de muitos de nós, competindo com o mundo supersticioso em que vivemos. Mesmo considerando personagens de diversos perfis desde a racional Velma até os medrosos e motivados por comida Salsicha e Scooby, as lições são as mesmas:
1) Pessoas acreditam em todo tipo de bizarrices: Se você consegue inventar uma besteira, vai ter alguém capaz de comprar essa ideia. Jamais duvide da nossa capacidade de acreditar: desde a crença de que quebrar espelhos dá azar, até a crença que antibióticos combatem vírus.
2) Pessoas inventam e espalham farsas por diversos motivos: alguns vilões da série querem ganhar dinheiro com um mito, ou às vezes, assustar e espantar forasteiros. Ou então por fama. Basta ver o tanto de documentários que existem sobre coisas que não valem sequer a investigação.
3) O sobrenatural é um mistério que pode ser resolvido: um monstro, um fantasma, uma maldição, ou um extraterrestre - ao recolher as evidências e usar o pensamento crítico, chega-se a uma conclusão bem menos maluca e muito mais realista, cuja explicação é natural e testável.
4) Ser cético não impede de sentir medo: o medo é uma resposta emocional natural e universal (Salsicha e Scooby que o digam) e um potente ingrediente de convencimento de narrativas. Nos deixa vulneráveis, reduzindo nossa autonomia caso não tomemos decisões pautadas em evidências.
5) Evidência anedótica não serve como evidência científica: A evidência informal de alguém que testemunhou um evento extraordinário não serve como prova de um conceito. Achar que viu ou testemunhou algo é diferente de provar que esse algo é real. Em geral o relato não se sustenta
6) Ser racional aumenta as probabilidades de acerto: A frase "Os barulhos de cascos que você ouve atrás de você, em geral, não são de zebras" nos mostra que a realidade costuma se apresentar na sua forma mais provável e que, por isso, esse deve ser nosso primeiro palpite.
7) Os monstros e fantasmas somos nós: Não precisamos de ajuda sobrenatural para causar mal, assustar, enganar assim como realizar feitos incríveis e amar.

Somos crianças curiosas há mais tempo que adultos supersticiosos. Que Scooby-Doo possa sempre te ajudar a lembrar disso.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with André Bacchi

André Bacchi Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @adbacchi

1 May
Já falei por aqui da "Regressão à Média": em uma série de eventos aleatórios, há uma grande probabilidade de que um evento fora do comum (extremo) seja seguido por um outro mais corriqueiro (retornando a valores médios).
Hoje tem historinha pra ver como isso pode nos confundir...
Na década de 60, o (hoje) Nobel Daniel Kahneman começou a dar aulas a um grupo de instrutores de vôo da Aeronáutica. Nas aulas, ele dizia que recompensar comportamentos positivos dos pilotos era mais interessante do que punir os equívocos.

Mas ele foi confrontado por um aluno:
"Muitas vezes elogiei meus alunos por manobras muito bem executadas, e na vez seguinte se saíram pior. Já gritei com eles por manobras mal executadas, e geralmente melhoram na vez seguinte. Não me diga que recompensa funciona e punição não. Minha experiência contradiz essa ideia"
Read 11 tweets
10 Apr
Toda vez que você fala que vai tomar um "suco detox" ou fazer um "tratamento detox" num spa, as células do seu fígado e dos seus rins choram de desgosto até sofrer apoptose.

Detox, ou desintoxicação, é a eliminação de substâncias potencialmente nocivas do organismo.
Trata-se de um termo originalmente utilizado para se referir à capacidade do nosso organismo em metabolizar e excretar drogas, medicamentos, venenos, agentes tóxicos...
Também é um termo que se aplica no tratamento da dependência química e de intoxicações.
Porém, a palavrinha "detox" foi sequestrada e passou a ser utilizada em qualquer contexto. Desde um "tratamento" para os excessos alimentícios do fim do ano até uma semana de luxo em um spa. E nenhum desses novos usos tem qualquer relação com desintoxicar o seu corpo.
Read 6 tweets
8 Apr
#FarmacoNumTweet
Como um antibiótico mata as bactérias sem me matar?

De modo geral, antibacterianos "matam" bactérias sem causar danos excessivos às nossas próprias células.

Como isso acontece? Spoiler: Seletividade de ação!
Segue o fio.
O termo antibiótico vem da capacidade de um microorganismo inibir o crescimento de outro (antibiose). Foi assim que a penicilina foi descoberta: em uma placa onde bactérias deveriam crescer, mas que foi contaminada com um fungo do gênero Penicillium.
Esse fungo produzia uma substância que não permitia o crescimento bacteriano à sua volta. Essa substância foi chamada de penicilina. De lá pra cá ampliamos o número dessas substâncias, extraídas de microorganismos ou sintetizadas e assim montamos nosso arsenal de antibacterianos
Read 10 tweets
3 Apr
É interessante como especialistas em uma área específica podem estar com o olhar "viciado" sobre as evidências da sua própria área ou de áreas correlatas, adicionando muita subjetividade às suas análises.

Vem comigo nesse fio para entender melhor esse problema...
Em casos mais extremos, a "opinião de especialista" pode refletir simplesmente um olhar enviesado cultivado durante sua trajetória pessoal e profissional. As vezes até mesmo um "grupo de especialistas" pode, ao invés de tornar a análise imparcial, multiplicar todos seus vieses.
Na história não faltam exemplos de práticas que eram amplamente aceitas como "boas práticas médicas", mas que caíram em descrédito em virtude de ensaios clínicos de alta qualidade. Desde 500 a.C. especialistas afirmavam que a sangria era o tratamento para qualquer doença aguda.
Read 9 tweets
2 Apr
Individualizar, verbo transitivo direto que significa "Adequar (alguma coisa) às características individuais de uma pessoa; particularizar".

Repetindo: "ADEQUAR ALGUMA COISA às características individuais de uma pessoa."

Segue o fio de hoje!
Enquanto profissionais de saúde, é muito comum (e na verdade necessário) individualizarmos um determinado tratamento ou intervenção às características e particularidades de um paciente. Isso é crucial para o sucesso terapêutico. Até aí todos nós concordamos né?
Mas o que tenho visto é a banalização do uso da expressão "individualização do tratamento" como justificativa para tomar qualquer decisão ou conduta baseada nas crenças e na observação individual do profissional e não na ciência. Não podemos nos esconder atrás dessa palavra.
Read 9 tweets
31 Mar
O que você acha mais fácil defender/acreditar durante uma pandemia na qual temos altíssima taxa de contaminados, mas dos quais uma pequena porcentagem evolui de maneira grave?

1) A existência de um tratamento precoce (ainda que falso)
2) A não existência de um tratamento precoce
Vamos fazer um exercício começando por supor que um tratamento precoce existe (mesmo tendo que torturar as evidências pra isso).

Primeiro ponto: Você está falando o que todo mundo quer ouvir. Incluindo você mesmo. Informações que atendem aos nossos anseios são melhores recebidas
Segundo ponto. Olha esse monte de bolinhas aí. São pessoas com COVID. Tá mostrando a cada 100 pessoas, em média, o que acontece SE NÃO USAREM medicamento NENHUM.
Verde: Vão ter sintomas leves e benignos
Rosa: Vão ter sintomas graves ou moderados
Roxo: Vão morrer Image
Read 11 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!