A máscara PFF2 é o novo modelo recomendado pelos especialistas desde o agravamento da pandemia de #covid_19 no Brasil. Mas se você ainda tem dúvidas sobre onde encontrá-la, quanto custa e como saber se tal marca é de qualidade ou não, segue o fio:
A máscara PFF2, que lembra o formato de uma concha e tem elásticos que ficam presos atrás da cabeça, é a versão brasileira da N95. Ela tem melhor vedação e filtragem de 94% para partículas muito pequenas, o que aumenta a proteção individual em ambientes fechados.
As PFF2 são vendidas principalmente em lojas de departamento, material de construção e produtos hospitalares. Porém, com a popularização do modelo, já é possível encontrá-las em algumas farmácias e sites a preços acessíveis.
No site "PFF para Todos" há uma lista de lojas que vendem máscaras certificadas. É o selo do INMETRO, do Organismo de Certificação do Produto (OCP) e o número do CA (Certificado de Aprovação) que garantem a qualidade da máscara. pffparatodos.com
Repare nas características físicas da PFF2. Além dos elásticos na parte de trás da cabeça, ela não deve ter sinais de costura de máquina. Ela é reutilizável (após ficar em local arejado por 3 dias entre os usos), mas não é lavável. Se essa info estiver na embalagem, não é PFF2.
Em caso de dúvida, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) divulgou uma lista com fabricantes de máscaras que não são recomendadas conforme os padrões de segurança exigidos. bit.ly/3eP5yK3
De forma geral, as PFF2 certificadas não passam de R$ 5. Claro, há marcas vendendo máscaras por R$ 30 ou mais, mas isso é apenas uma tentativa de lucrar em um momento de crise. Máscara cara não é sinônimo de qualidade. Pesquise nas lojas da sua região.
Para terminar: PFF2 E KN95 são a mesma coisa?

R: Não. A KN95 é a versão chinesa da brasileira PFF2. Como os elásticos prendem nas orelhas, sua vedação é menos eficaz. Também é mais fácil falsificar a KN95. Mas, sendo de boa origem, a KN95 protege mais do que a máscara de pano.
Se puder, fique em casa. Mas se precisar sair, vá de máscara. #ConfieNaCiência bit.ly/3ewEPBX

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Portal Drauzio

Portal Drauzio Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @drauziovarella

26 Apr
O ciclo de evolução da #covid_19 pode ser definido por períodos de contágio, incubação do vírus, recuperação ou piora da doença. Ao se deparar com o vírus desconhecido, nosso sistema imunológico começa a reagir. Em alguns dias, o organismo pode ganhar essa luta ou não.
Na fase do contágio, o vírus começa a se multiplicar pelo organismo de forma desenfreada e a pessoa pode ou não apresentar os sintomas. Nesse tempo, é mais provável que ocorra a transmissão do vírus, isso porque quem tem o vírus ainda não sabe e pode cometer descuidos.
A fase de incubação do vírus ocorre de 5 a 7 dias após a contaminação. Nessa fase, o organismo está se preparando para atacar o vírus e pode apresentar os primeiros sintomas da doença. Eles geralmente são tosse, dor de cabeça, febre, dor no corpo, perda de olfato ou paladar, etc.
Read 8 tweets
12 Apr
O estresse excessivo pode desencadear o surgimento de diversas doenças, inclusive dermatológicas, como o vitiligo. Por ser uma doença de características visíveis, também causa impactos na qualidade de vida e autoestima dos pacientes. Segue o fio🧶:
O vitiligo é uma doença genética, autoimune, não contagiosa. Sua principal característica é o surgimento de manchas brancas na pele. Isso ocorre porque as células responsáveis pela produção de melanina são atacadas pelo sistema de defesa do paciente.
A doença atinge cerca de 1% da população mundial e é classificada em 3 formas: focal, segmentar e generalizado. Na focal, as manchas aparecem em mais de um local do corpo; na segmentar, elas surgem somente de um lado; e no generalizado, atingem quase o corpo todo.
Read 8 tweets
7 Apr
Com a vacinação em andamento, surgem algumas dúvidas sobre o que acontece no intervalo entre as doses da vacina. Essa janela de imunização existe para estimular a produção de anticorpos contra o vírus. Logo, são necessárias duas doses da vacina para uma proteção adequada. ⬇️
Nesse período entre a primeira e segunda dose, ainda é possível contrair o vírus e desenvolver os sintomas da doença, de forma leve, moderada ou grave. A resposta imunológica esperada acontece cerca de 15 dias após a aplicação da segunda dose.
💉 Coronavac/Butantan: Requer 2 doses. O intervalo entre a primeira e a segunda aplicação deve ser de 14 a 28 dias.
Read 7 tweets
6 Apr
Pouco mais de 2 meses do início da vacinação, apenas 9,29% da população tomou a primeira dose da imunização contra a covid-19. Os números são ainda menores se contarmos quem tomou a segunda dose: apenas 2,7% dos brasileiros estão, de fato, imunizados.
Quando falamos de doenças infectocontagiosas, é preciso que de 50% a 90% da população esteja imunizada para alcançarmos a desejada imunidade coletiva. No que diz respeito ao vírus da covid-19, a estimativa provavelmente não ficará muito longe disso.
Ou seja, ainda há muito pela frente. Até que haja a disponibilização de novas doses, precisamos nos manter seguros. E, neste momento, a melhor forma ainda é recorrer ao distanciamento social, ao uso da máscara quando for sair e à higienização das mãos.
Read 4 tweets
30 Mar
Lidar com a pandemia tem sido cada vez mais difícil. Passamos a ter diversas preocupações ao mesmo tempo, seja com a vida financeira, social ou pessoal e até com fatores externos, os quais não controlamos. E é normal que isso gere gatilhos para uma crise de ansiedade. ⬇️
Os sintomas mais comuns de uma crise são: falta de ar, suor nas mãos, dor no peito, tremores, tensão muscular e tontura.
Os gatilhos que causam as crises de ansiedade são diferentes para cada pessoa, e elas podem acontecer a qualquer momento, durando, em média, 40 minutos. Quando você estiver tendo uma crise, é importante parar e realizar algumas técnicas:
Read 8 tweets
18 Mar
Com o agravamento da pandemia no Brasil, médicos e especialistas em saúde têm recomendado o uso de máscaras que se ajustem melhor ao rosto e tenham melhor capacidade de filtração, como a PFF2. Entenda a diferença entre cada tipo de máscara e quais usar:
😷 MÁSCARA DE PANO
Vantagens: Essa máscara protege quem está ao redor. Como podem ser reutilizadas, têm baixo custo.
Desvantagens: Só é eficiente quando todas as pessoas no ambiente a utilizam. Se uma pessoa infectada estiver sem, colocará os demais em risco.
Indicação: Deve ser usada em locais onde há baixo risco de contágio. Ex: se você for caminhar ao ar livre, pode usá-la.
Cuidados: A máscara de pano deve ser de boa qualidade e estar ajustada ao rosto. Lave-a com água e sabão a cada uso, e a descarte em caso de furos ou rasgos.
Read 10 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!