Que preciosidade esta reportagem da Tatiana Prazeres sobre Chongqing, cidade de 32 milhões de habitantes no interior da China.

Quatro breves comentários, com destaque para o papel da experimentação local no sistema chinês...👇
www1.folha.uol.com.br/mundo/2021/05/…
1) Chongqing flexibilizou o “hukou”, sistema implementado em 1958 que restringe o acesso de migrantes internos a serviços públicos em grandes cidades. Ele foi efetivo em desacelerar o êxodo rural e prevenir a ocupação desordenada de áreas urbanas, mas reforçou desigualdades.
Sua flexibilização local está agora no centro do debate nacional. O governo quer que o país dependa menos das exportações, estimulando a demanda interna. Nesse sentido, a expansão da prestação de serviços públicos poderia aumentar o consumo dos trabalhadores.
2) Gestores locais são promovidos em parte com base no seu desempenho administrando entes subnacionais. O “Modelo de Chongqing” ganhou tanto destaque que o Secretário do Partido Comunista da cidade rivalizou com Xi Jinping pelo comando do país em 2012.
Bo Xilai, que administrou a cidade entre 2007 e 2012, não só acabaria perdendo a conflituosa disputa interna como também a sua liberdade. Acusado de corrupção e de abuso de poder, Bo Xilai foi condenado à prisão perpétua em processo bastante tumultuado.
3) Chongqing se rebelou contra seu destino geográfico. Distante do mar e com terreno extremamente acidentado, tinha tudo para permanecer pobre. Hoje possui a 2ª maior renda per capita do interior da China. Se fosse um país, teria renda média alta, superior à do Brasil.
Com território equivalente ao da Áustria, 40,2% do PIB provém da indústria, mais do que a média da China (38,6%) e muito mais do que a do Brasil (17,9%). Sob o comando de Bo Xilai, atingiu incríveis 55% de participação da indústria em 2011.
4) Apesar de ter tido conexões com setores mais liberais do Partido, Bo adotou em Chongqing uma estratégia liderada pelo Estado, que ainda emprega quase metade dos trabalhadores (vs. 20% na China). Também defendia redistribuição radical de renda/riqueza.
madeinchinajournal.com/2021/01/11/the…
Bo Xilai e seus apoiadores caíram em desgraça, mas várias políticas públicas implementadas na cidade durante a sua administração parecem ter sido incorporadas à agenda do governo central nos últimos anos.
ft.com/content/fcb065…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Felipe Augusto Machado

Felipe Augusto Machado Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @FelipeAugMac

21 Apr
Artigo recente analisou dados inéditos referentes a 145 países ao longo de 170 anos e concluiu: industrialização é o principal fator por trás da democratização no mundo.

Nem o mero crescimento da renda, nem a redução da desigualdade, nem a educação explicariam melhor.
🧶👇(1/16)
Isso ocorreria porque a industrialização aumenta o tamanho e a capacidade de mobilização dos trabalhadores urbanos e da classe média, ao mesmo tempo em que reduz os incentivos e a capacidade das elites de se oporem ou de enfraquecerem a democracia.
Por quê?

i) trabalhadores industriais estariam mais vulneráveis a choques negativos e, assim, precisam influenciar o governo para implementar políticas de proteção social. Parte dos agricultores pode retornar à agricultura de subsistência. Elites usam seu estoque de riqueza;
Read 16 tweets
2 Mar
A China quer ser a maior economia do mundo em 2035

Em 2020, atingiu 70% do PIB dos EUA

Foi apenas o 2º país a fazê-lo nos últimos 100 anos

O Japão chegou a 70% em 1995. Foi seu auge. Hoje tem apenas 25%

A China evitará uma decadência à la japonesa? 👇
macropolo.org/getting-to-30-…
"A China exibe alguns dos sintomas semelhantes que afetaram o Japão, incluindo o rápido declínio do crescimento de 10% para 6% na última década, bolhas imobiliárias, crescimento estagnado da produtividade e o envelhecimento da população"
Tema gerou ótima discussão!

Quatro comentários:

➡ A China não é o Japão. Só pra ilustrar, estima-se que a 🇨🇳 possui 1.137 vezes mais recursos minerais no seu subsolo do que o 🇯🇵.

Em conflitos geopolíticos, isso faz muita diferença.
openknowledge.worldbank.org/bitstream/hand…
Read 8 tweets
12 Feb
A probabilidade de um país superar o subdesenvolvimento é muito baixa

Novo artigo de @IsabellaMWeber e outros mostra que a estrutura produtiva que um país tinha há mais de 100 anos praticamente determina sua posição atual na hierarquia global

🧶👇(1/11)
rebuildingmacroeconomics.ac.uk/driving-specia…
Os autores criaram uma base inédita de comércio internacional para a era da globalização do séc. XIX, discriminando os dados o máximo possível para identificar os bens específicos que cada país exportava. Assim, puderam apurar a complexidade das estruturas produtivas de cada país
A intuição é que, se um país consegue produzir competitivamente muitos produtos que poucos outros países conseguem produzir, pode-se dizer que aquele país desenvolveu uma estrutura produtiva complexa (o conhecimento produtivo é amplo e está enraizado e disseminado na sociedade)
Read 11 tweets
12 Feb
Na Coreia, informações obtidas pelo Serviço de Inteligência (NIS) levaram à prisão de 2 funcionários da Samsung

O crime? Vazar segredos industriais aos chineses

Ótima matéria sobre a caça de funcionários e tecnologias da Samsung pelos chineses

🧶👇(1/5)
asia.nikkei.com/Business/Busin…
O NIS possui até um Departamento cuja função é garantir que as tecnologias permaneçam no país

De 2014 até 2019, o NIS reportou 123 casos de vazamento de tecnologia da Coreia. 83 foram para a China

"Garantir o sucesso da Samsung é uma questão de importância nacional para Seul"
A Samsung elaborou um sofisticado sistema para impedir o vazamento de tecnologia. Por exemplo: em um laboratório, o papel usado em máquinas copiadoras contém lâmina de metal, parte de um sistema de detecção que busca impedir que os funcionários imprimam informações confidenciais
Read 5 tweets
10 Feb
Quão autônomos/independentes eram os Banco Centrais (BCs) dos tigres asiáticos nos anos 1980, quando exibiam elevado crescimento econômico e reduziam rapidamente a distância para o mundo desenvolvido?

🧶👇(1/8)
Em 1992, Cukierman, Webb e Neyapti criaram uma medida de independência dos Bancos Centrais, analisando a legislação de 50 países.

Consideraram os seguintes aspectos: (i) nomeação, duração do mandato e demissão do Presidente do Banco Central;
jstor.org/stable/3989977…
(ii) formulação da política monetária (se cabia ao governo e se o BC possuía algum papel); (iii) objetivos do BC (se apenas estabilidade de preços ou se permitia outros, como pleno emprego); e (iv) limitações para o BC financiar o governo.
Read 8 tweets
14 Jan
Fantástica reportagem sobre a complexa relação entre a Tesla e a China

A Tesla foi a primeira montadora estrangeira a ser autorizada a produzir na China controlando 100% da sua subsidiária

🧶👇 (1/9)
bloomberg.com/news/features/…
A tradicional estratégia chinesa era limitar em 50% o controle de multinacionais estrangeiras, oferecendo seu mercado interno em troca de capital, expertise e tecnologia

Nesse fio, explico por que a estratégia ainda não gerou os resultados pretendidos
A Tesla usou seu status como produtora de carros mais valiosa e mais avançada do mundo, e se beneficiou da ameaça de isolamento comercial imposta pelos EUA à China, para conseguir o controle total sobre a subsidiária

A fábrica gigante em Shanghai foi construída em tempo recorde
Read 9 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!