LEITURA DE BALANÇO: Minerva S.A. ou para os moradores de Barretos, São Paulo apenas #Minerva ou para a galerinha do mercado financeiro #BEEF3
Balanço: Destaco as principais contas em que veremos as aberturas em notas explicativas.
Caixa/DFC: Redução (efeito caixa) significante de Contas a receber/Estoques logo queda no operacional + Baixo investimento (as usual) + Atividade de investimento negativa (as usual)
Contas a receber: Aumento do contas a receber, mas o ponto curioso é que a Minerva tem 286 M de títulos vencidos e a provisão é de 49M q representa 17%. A pergunta q fica é faz sentido? Será que no saldo A VENCER tem clientes que estão vencidos e/ou em PDD?
Estoques: Aumento de 34% concentrado principalmente em Produto acabado, ficou dúvida cadê a provisão de perda de estoque? O saldo já está liquido? Ou é tão imaterial q não é destacado?
TRIBUTOS A RECUPERAR: Como a companhia vai consumir 1 BI em menos de 1 ano (circulante)? Coloquei a nota explicativa de 2019 para vcs perceberem o histórico. Outra coisa curiosa é q a relação de circulante para não circulante era de 80% / 20% agora está 85% / 15%.
Partes relacionadas: A empresta tem 3,9 bi a receber X 1,6 bi a pagar. Interessante que as maiores posições estão em Bahamas (Overseas) e Luxemburg. Por que emprestou tanto dinheiro para estas empresas q equivale (se comprado) mais da metade do Caixa atual?
Investimento: Lembra aquele saldo de Partes relacionadas emprestado para 2 empresas? (Se não volta lá) Então aquelas duas empresas estão com o Passivo descoberto / PL invertido, qual a razão de mandar o cash para fora e dar prejuízo nas empresas? Ademais lucro de 2 bi na Athena.
Imobilizado: Como observamos na DFC a empresa não tem investido no parque fabril, fato este que quase 50% das máquinas estão depreciadas.
Empréstimos: saldo de 11,7 bi de empréstimos interessante é ver a relação de proteção com exposição de USD é de apenas 12% da sua dívida.
Porém para uma melhor comparação tínhamos que considerar o caixa em USD, bom eu fiz isso e chegamos a uma proteção de 55%, o q vc acha?
Fornecedores: 2,4 bi sendo que na sua maioria em curto prazo.
Adiantamento: Bom parte daquele contas a receber já foi recebido, para uma melhor analise teria que fazer um efeito NET.
LEITURA DE BALANÇO: Companhia Brasileira de Distribuição (Pão de açúcar S.A.) ou para os moradores de São Paulo capital apenas #PÃO ou para a galerinha do mercado financeiro #PCAR3
Balanço: Destaco as principais contas em que veremos as aberturas em notas explicativas/twittes.
Caixa/DFC: Caixa operacional e investimento andou de lado, principal impacto foi no grupo de financiamento em que a empresa pagou empréstimos de 1,5 bi. Com isso temos uma redução do caixa final de 2bi e outra redução de 2,9 bi com a saída do Assai, totalizando 4,9 bi!
LEITURA DE BALANÇO: EMPREENDIMENTOS PAGUE MENOS S.A. ou para os moradores de Fortaleza, Ceará apenas #PAGUEMENOS ou para a galerinha do mercado financeiro #PGMN3
BALANÇO: Principais contas em destaque, lembrando que vale olhar a minha divulgação de RESUMO DE BALANÇO para uma leitura mais rápida.
CAIXA/DFC: Não sou fã de DFC gerencial, mas vou abrir uma exceção pois está bem estrutura! Aumento considerado de Estoque, pagamento expressivo de empréstimo e obteve uma captação para não fechar com o caixa "negativo".
LEITURA DE BALANÇO: WEG Equipamentos Elétricos S.A. ou para os morades de Jaraguá do Sul, Santa Catarina apenas #WEG ou para a galerinha do mercado financeiro #WEGE3
Balanço: como diz meu amigo @NonatoArlindo empresa que publica Balanço em Excel no RI tem pontos comigo.
Caixa/DFC: Destaques (em amarelo) para contas a receber/pagar, resgate de aplicações financeiras e pgto de empréstimos.
LEITURA DE BALANÇO: GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. ou para a turma do saguão de embarque #GOL ou para a galerinha do mercado financeiro #GOLL4
Parecer da Auditoria: "indicam a existência de incerteza relevante que pode levantar dúvida significativa quanto à sua capacidade de continuidade operacional"
Precisa falar mais algo?
Balanço: Principais contas e movimentações do balanço deixei grifadas, destaque para o Patrimônio líquido invertido vulgo negativo.
LEITURA DE BALANÇO: Senhoras e Senhores direto de Santa Bárbara d'Oeste interior de São Paulo, Eu vos apresento: Indústrias Romi S.A ou #ROMI ou #ROMI3 .
Balanço: Principais contas em destaque. (Curto muito balanço que é publicado "ao contrário" que tenho q virar a página, muito oldschool a galera da contabilidade!)
Caixa: Formação de estoque em 100 milhões, Consumo da aplicação financeira formada em 31.12, grande movimentação nas atividades de financiamento que consumiram (efeito net) 84 milhões de caixa.
LEITURA DE BALANÇO: #Smiles Fidelidade SA para o mercado financeiro #SMLS3 e para os mais íntimos =)
Balanço: Principais saldos sem amarelo, basicamente andou de lado de 31.12 para 31.03
Contas a receber: queda de +/- 73 milhões, ponto interessante é que 100% do saldo é A VENCER, pois o risco da operação fica basicamente com a Bandeira/Banco.