Teich não é político, por isso tem mais chances de dar informações menos "controladas" que Mandetta. Por exemplo a indicação direta de Pazuello por Bolsonaro e a insistência no protocolo da Cloroquina #CPIdaCovid
Renan vai tentando construir a imagem de que Pazuello é uma pessoa que "apenas segue ordens". Já sabemos onde ele está morando.
Teich serve como ponte para mostrar a crescente intervenção do Planalto no Ministério da Saúde. #CPIdaCovid
A tropa de choque do governo toda trabalhada na misoginia para obstruir os trabalhos da #CPIdaCovid.
Senadora Elziane Gama fazendo as melhores perguntas até o momento, chegando a cobrar o Teich com "o senhor não se lembra ou afirma isso"? #CPIdaCovid
Gente, a nossa transmissão segue, tivemos alguns percalços técnicos mas Internet no subúrbio carioca é assim mesmo. Dá uns soluços e depois volta.
Enquanto a CPI acontece o presidente segue na sua política de golpismo como governança dizendo que vai baixar um decreto para impedir governadores e prefeitos de atuar na pandemia #CPIdaCovid
Depois do questionamento do Humberto Costa, enfim, Nelson Teich admite que a possível do Conselho de Medicina de apoiar o uso de cloroquina seria "inadequado". #CPIdaCovid
A tropa governista usando o DataZap para acuar Teich e recebendo respostas indigestas. #CPIdaCovid
"A ciência está dividida sobre a Cloroquina", afirmam os integrantes da tropa de choque bolsonarista. Não, não está, é a mesma estratégia dos negacionista climáticos (e não é coincidência). Existe é uma minoria que se apoia em estudos vagos e visivelmente equivocados. #CPIdaCovid
O mais interessante é que a estratégia da bolha bolsonarista é jogar a culpa nos médicos que não utilizaram o "kit covid". Interessante essas "pesquisas" que eles citam sobre a eficácia da cloroquina, um estudo sem controle em Rancho Queimado versus o Mundo.
O Senador Heinze chegou a usar a própria família como exemplo amostral relevante sobre os efeitos positivos da Cloroquina. A estratégia é sempre a mesma, atacar a autoridade da ciência para que a população se apegue a uma suposta realidade palpável. #CPIdaCovid
Estratégia clássica da indústria do tabaco, que tentava criar a ideia de que existia uma divisão entre os médicos sobre os efeitos nocivo do cigarro. Para que as pessoas continuassem fumando tomando o "avô que fumou até os 80" como "autoridade". #CPIdaPandemia
Segunda a tropa de choque bolsonarista na CPI, médicos do mundo inteiro que não receitam Cloroquina por não gostar de Jair Bolsonaro. #CPIdaCovid
Senador Marcos do Val (diretamente do seu carro) dizendo que toma vitamina C e Cloroquina preventivamente. #CPIdaCovid
Senador Osmar Aziz fazendo um apelo para que o público da CPI não tome o caso do Senador como exemplo e que procurem um médico. O tamanho desse buraco chamado Brasil #CPIdaCovid
Voltamos com o depoimento do Heinze. DataZap no talo!!!!! #CPIdaCovid
Heinze já começou dizendo que médicos TEM que colocar a ideologia de lado e adotar o "kit covid" #CPIdaCovid
Heinze "fizeram pesquisas para CRIMINALIZAR a Cloroquina". #CPIdaCovid
Rancho Queimado, segundo o Senador Heinze, é um exemplo para o mundo da medicina. Gente que "contrariando as esquerdas" estão aplicando o kit covid #CPIdaCovid
Tudo isso segundo Heinze foi para derrotar o Trump nós EUA e Bolsonaro no Brasil. #CPIdaCovid
Senador Otto Alencar jantando o Senador Heinze e termina dizendo que caberia uma vacina anti-rábica ao senador. #CPIdaCovid
Em 2016, ainda durante o segundo turno das eleições municipais, eu escrevi - em tom de desespero - que o Rio de Janeiro era o futuro do Brasil. Ali se desenhava claramente o conluio dos ressentidos: uma máquina de vingança (genocida) disfarçada de conservadorismo.
Fala-se muito - e com razão - da máquina de difamação montada contra o então candidato de oposição @MarceloFreixo, mas costumam ignorar o que fora montado contra a própria sociedade, a população carioca.
As notícias falsas contra o Deputado Marcelo Freixo não circulavam no vácuo, elas se "criavam" (i.e. cresciam, ganhavam tração) nos grupos de bairro, onde circulava um tipo muito específico de informação. Relatos de crimes e violências.
Hoje a #CPIdaCovid promete, depoimento do atual Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga e do Presidente da Anvisa. Nosso Camarote da CPI começa 09:45 e segue até quando Deus quiser.
Quem não puder acompanhar a live, recomendo muito a cobertura do @camarotedacpi (não somos parentes).
#CPIdaCovid já começou quente com Tasso Jereissati pedindo a convocação dos "responsáveis pela ABIN" para explicar as falas de ontem de Jair Bolsonaro sobre a existência de uma guerra química.
A maior força política de Jair Bolsonaro - provavelmente a única coisa que o mantém na presidência - é o fato de que nenhum grupo político quer assumir essa bomba que virou o Brasil. Estagflação, desemprego histórico, fome e uma situação sanitária calamitosa.
Não existe solução para o Brasil no curto ou médio prazo. Só nos resta torcer para que não tenhamos ultrapassado o ponto de não retorno de uma nova Década Perdida. Eu, sinceramente, estou um tanto pessimista quanto a isso.
A situação é tão grave, mas tão grave, que até setores que passaram incólume por outras crises estão em franca decadência - como os frigoríficos.
Digo, insisto e repito, a @ninadhora é um dos perfis essenciais dessa rede (e de outras) no que diz respeito a influência da tecnologia no debate político contemporâneo.
O @MarceloFreixo sempre fala do caso em que um áudio falso foi utilizado na campanha de 2016 para minar o seu apoio entre os taxistas. Uma parcela da população muito importante nas estratégias de propaganda política.
Tratava-se de um áudio tosco, onde "ele" (alguém imitando sua voz de forma ridícula) atacava os taxistas. A mesma coisa se repetiu em diversos outros momentos e com outras figuras, já vi até áudio falso com Lula combinando "roubos". Agora imagina isso com vídeo?
Sempre bom lembrar que foi EXATAMENTE assim que ele começou a sua corrida presidencial ainda em 2016. Isso não é apenas uma visita, é um símbolo, uma estratégia de aproximação dos "comuns".
Pessoal fica zoando dizendo que parece vereador em época de eleição, e é, a estratégia é essa mesma. Criar uma relação com o "local", com o "popular". Lembrando que enquanto ele faz isso, ele também tira fotos com Malafaia e companhia.
Uma parte crucial da política é que ela é abstrata. O bom político, a boa comunicação política, é aquele, aquela que transforma o abstrato em cotidiano. É isso que Bolsonaro está fazendo aí. Não é "patético", é uma estratégia de comunicação política muito poderosa.
Em um país sério a surra que o Lula daria no Bolsonaro seria considerada tortura qualificada.
É impressionante como Bolsonaro é incapaz de concatenar meia dúzia de ideias em uma frase que faça algum sentido. Todos os seus discursos são construções precárias que visam atingir um bordão.
Percebam que seus discursos sempre tem um bordão para ser atingido. É uma espécie de áudio de whatsapp - e não estou sendo leviano na comparação. Ele fala como quem manda áudio no WhatsApp (e sempre foi assim, mesmo antes da tecnologia).