Hoje a #CPIdaCovid promete, depoimento do atual Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga e do Presidente da Anvisa. Nosso Camarote da CPI começa 09:45 e segue até quando Deus quiser.
Quem não puder acompanhar a live, recomendo muito a cobertura do @camarotedacpi (não somos parentes).
#CPIdaCovid já começou quente com Tasso Jereissati pedindo a convocação dos "responsáveis pela ABIN" para explicar as falas de ontem de Jair Bolsonaro sobre a existência de uma guerra química.
#CPIdaCovid se existe uma guerra química é um fato gravíssimo, nível mundial, se não existe é mais uma tentativa do Presidente de boicotar as relações com a China.
#CPIdaCovid após um longo discurso de Queiroga exaltando as ações do MS, dizendo que estamos vacinando muito bem, Randolfe Rodrigues dá a notícia de que o instituto Butantan reduziu a previsão de entrega de vacinas (mais uma vez).
#CPIdaCovid Renan Calheiros interrompe a tentativa de Queiroga - bem previsível - de mostrar que outros países também tiveram problemas com a COVID. "Não dá para comparar, pois nenhum desses países teve um líder que chamou a doença de "gripezinha".
#CPIdaCovid Agora é a vez do Presidente da CPI Osmar Aziz Chamar atenção do Ministro Queiroga por, mais uma vez, enrolar nas suas respostas e se desviar das responsabilidades.
#CPIdaCovid Renan Calheiros aperta é consegue de Queiroga que sua entrada no Ministério da Saúde representa uma mudança na agenda de isolamento social e medidas do saúde.
#CPIdaCovid governistas começam a entrar em desespero com as perguntas de Renan Calheiros
#CPIdaCovid mais uma vez Renan arranca de Queiroga que sua entrada no Ministério representou uma mudança na atitude com relação a campanhas de comunicação e entrevistas.
#CPIdaCovid Renan Calheiros encurralou o ministro Queiroga sobre o uso da cloroquina, e a defesa do Presidente da medicação. E ele ficou claramente desesperado, assim como a tropa de choque do governista.
#CPIdaCovid Renan Calheiros mandou um "meu silêncio para você é caridade" para Marcos Rogério.
#CPIdaCovid Queiroga está completamente perdido no depoimento, totalmente encurralado por Renan Calheiros.
#CPIdaCovid Queiroga tá apanhando tanto que durante as perguntas do Renan Calheiros ele fica olhando apreensivo para o os senadores e para o Renan como se pedindo "aí tu me quebra, por favor".
#CPIdaCovid Vou ter que mudar a faixa etária da minha live pois a surra que o Queiroga tá levando absurda.
Imagens exclusivas do Marcelo Queiroga após o fim dessa última pergunta do Renan Calheiros sobre o fato de Jair Bolsonaro ser contra as vacinas. #CPIdaCovid
#CPIdaCovid Queiroga tá tão perdido que não consegue responder a UMa pergunta de forma clara e fica só repetindo os planos do seu ministério.
#CPIdaCovid temos imagens do Pazzuelo nesse momento.
#CPIdaCovid Tasso Jereissati já chegou jogando a China na roda e as declarações desastrosas do Presidente. Já antecipado "eu sei que o senhor se sente constrangido de comentar as atitudes do Presidente, mas essa foi a pior das declarações".
#CPIdaCovid Tasso Jereissati deu um belo corte no Ministro que se esquivou dizendo que Bolsonaro não havia citado a China em seu depoimento. "eu duvido que o senhor não tenha entendido isso".
#CPIdaCovid Mais uma vez o Ministro se recusa a responder se é contra ou a favor da cloroquina e escuta de Tasso Jereissati "se depois de um ano o atual ministro da saúde não consegue se manifestar sobre isso estamos muito mal".
#CPIdaCovid Tasso Jereissati vai encurralando o sujeito e ele soltou que é a favor de que estados e municípios tomem medidas de isolamento social e Lockdown. Vai dar ruim com o patrão, heim?
#CPIdaCovid senadora Mara Gabrilli expondo mais um flanco da incompetência do Ministro, sobre a falta de critérios claros na inclusão ou exclusão de grupos prioritários na vacinação, por exemplo PCDs.
#CPIdaCovid começou o teatrinho com o senador Ciro Nogueira e sua tropa governista, lendo perguntas e recebendo umas respostas bem "redondinhas". Parece até ensaiado.
#CPIdaCovid Ciro Nogueira e Marcelo Queiroga na próxima novela da Record.
#CPIdaCovid Agora Girão segue o teatrinho querendo colocar a culpa da segunda onda nas eleições do ano passado.
#CPIdaCovid interessante que esse mesmo povo vai defender a realização de cultos.
#CPIdaCovid Girão lançando um belo "e o PT?" para justificar as mortes na pandemia.
#CPIdaCovid Renan Calheiros ironiza a mudança de comportamento do Ministro Queiroga, que partir dos questionamentos dos governistas passou a emitir juízos de valor, inclusive, sobre os supostos impactos negativos dos anos do PT no combate à pandemia.
#CPIdaCovid os governistas saindo do roteiro ensaiado para defender Cloroquina e deixando o ministro constrangido. Hahahahahahahahahahahahahha
#CPIdaCovid senador Otto enquadrando o ministro enquanto médico sobre os usos da Cloroquina.
#CPIdaCovid Randolfe Rodrigues jogando o fino da bola e expondo o fato que temos mais de um ano de pandemia e não existe um protocolo sobre o uso de medicamentos.
#CPIdaCovid Randolfe perguntando sobre os estoques de cloroquina do MS e o Ministro disse que não fazia ideia da existência de um suposto estoque de cloroquina.
#CPIdaCovid Randolfe perguntando sobre o motivo de não termos um comitê científico de combate â pandemia depois de mais de um ano e 400 mil mortos por ela.
#CPIdaCovid Humberto Costa dando mais uma enquadrada no ministro da saúde sobre o uso da Cloroquina e o aumento da mortalidade. E o ministro ainda dizendo que não pode se manifestar.
#CPIdaCovid Humberto Costa levantando a denuncia de que o governo federal usou o Amazonas como experimento para a imunidade de rebanho.
#CPIdaCovid incrível como os governistas não conseguem ficar no roteiro e tentam pressionar o ministro para dar um joinha na Cloroquina.
Agora, o Simone Tebet sendo muito precisa nas suas críticas ao ministério da saúde, especialmente na gestão Pazuello #CPIdaCovid
#CPIdaCovid Vivi para o dia em que eu bateria palma para a Simone Tebet, uma das melhores arguições do dia, cobrando do governo, no mínimo, uma campanha para impedir os médicos de usar Cloroquina enquanto não tivermos resultados "efetivos".
#CPIdaCovid Omar Aziz arranca de Queiroga que só AGORA, na sua gestão, o Ministério da Saúde pediu uma avaliação técnica da Cloroquina.
#CPIdaCovid A expressão corporal do Queiroga depois que entregou a informação foi maravilhosa. "Aí tu me quebrou, querido".
#CPIdaCovid Senador Rogério Carvalho mostrando que esse papo de que tem que esperar um parecer técnico é balela, que o MS vem orientando a utilização de cloroquina.
#CPIdaCovid Rogério Carvalho conseguiu arranjar de Queiroga que as aglomerações promovidas pelo presidente ajudam a espalhar o vírus.
#CPIdaCovid Renan Calheiros pergunta a Queiroga sobre a reativação do hospital de sua família com dinheiro público.
#CPIdaCovid enquadrando o ministro da saúde para saber qual é a política sanitária do governo brasileiro. E o ministro fica se contradizendo sem saber como responder.
#CPIdaCovid O Senador Alessandro Vieira basicamente deixou Queiroga encurralado ao ponto dele ter que admitir a permanência de profissionais no ministério da saúde que outrora trabalharam pela promoção da Cloroquina.
#CPIdaCovid Alessandro Vieira basicamente humilhando o Ministro da Saúdo em SUA PRÓPRIA ÁREA DE CONHECIMENTO.
#CPIdaCovid Heinze munido do seu DataZap para defender a cloropina e dizendo que pessoas foram mortas para difamar a Cloroquina.
#CPIdaCovid Heinze, mais uma vez, usando o "exemplo" de Rancho Queimado como exemplo mundial de combate à covid por conta do uso extensivo da cloropina.
#CPIdaCovid Luis Carlos Heinze ou Lasier Martins? Quem é pior?
#CPIdaCovid Heinze deixou bem claro qual foi a pergunta que recebeu no roteiro e a sua argumentação habitual falando de Rancho Queimado e defendendo a cloropina.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Em 2016, ainda durante o segundo turno das eleições municipais, eu escrevi - em tom de desespero - que o Rio de Janeiro era o futuro do Brasil. Ali se desenhava claramente o conluio dos ressentidos: uma máquina de vingança (genocida) disfarçada de conservadorismo.
Fala-se muito - e com razão - da máquina de difamação montada contra o então candidato de oposição @MarceloFreixo, mas costumam ignorar o que fora montado contra a própria sociedade, a população carioca.
As notícias falsas contra o Deputado Marcelo Freixo não circulavam no vácuo, elas se "criavam" (i.e. cresciam, ganhavam tração) nos grupos de bairro, onde circulava um tipo muito específico de informação. Relatos de crimes e violências.
Teich não é político, por isso tem mais chances de dar informações menos "controladas" que Mandetta. Por exemplo a indicação direta de Pazuello por Bolsonaro e a insistência no protocolo da Cloroquina #CPIdaCovid
A maior força política de Jair Bolsonaro - provavelmente a única coisa que o mantém na presidência - é o fato de que nenhum grupo político quer assumir essa bomba que virou o Brasil. Estagflação, desemprego histórico, fome e uma situação sanitária calamitosa.
Não existe solução para o Brasil no curto ou médio prazo. Só nos resta torcer para que não tenhamos ultrapassado o ponto de não retorno de uma nova Década Perdida. Eu, sinceramente, estou um tanto pessimista quanto a isso.
A situação é tão grave, mas tão grave, que até setores que passaram incólume por outras crises estão em franca decadência - como os frigoríficos.
Digo, insisto e repito, a @ninadhora é um dos perfis essenciais dessa rede (e de outras) no que diz respeito a influência da tecnologia no debate político contemporâneo.
O @MarceloFreixo sempre fala do caso em que um áudio falso foi utilizado na campanha de 2016 para minar o seu apoio entre os taxistas. Uma parcela da população muito importante nas estratégias de propaganda política.
Tratava-se de um áudio tosco, onde "ele" (alguém imitando sua voz de forma ridícula) atacava os taxistas. A mesma coisa se repetiu em diversos outros momentos e com outras figuras, já vi até áudio falso com Lula combinando "roubos". Agora imagina isso com vídeo?
Sempre bom lembrar que foi EXATAMENTE assim que ele começou a sua corrida presidencial ainda em 2016. Isso não é apenas uma visita, é um símbolo, uma estratégia de aproximação dos "comuns".
Pessoal fica zoando dizendo que parece vereador em época de eleição, e é, a estratégia é essa mesma. Criar uma relação com o "local", com o "popular". Lembrando que enquanto ele faz isso, ele também tira fotos com Malafaia e companhia.
Uma parte crucial da política é que ela é abstrata. O bom político, a boa comunicação política, é aquele, aquela que transforma o abstrato em cotidiano. É isso que Bolsonaro está fazendo aí. Não é "patético", é uma estratégia de comunicação política muito poderosa.
Em um país sério a surra que o Lula daria no Bolsonaro seria considerada tortura qualificada.
É impressionante como Bolsonaro é incapaz de concatenar meia dúzia de ideias em uma frase que faça algum sentido. Todos os seus discursos são construções precárias que visam atingir um bordão.
Percebam que seus discursos sempre tem um bordão para ser atingido. É uma espécie de áudio de whatsapp - e não estou sendo leviano na comparação. Ele fala como quem manda áudio no WhatsApp (e sempre foi assim, mesmo antes da tecnologia).