Muita coisa a ser dita sobre a violência de Israel sobre a Palestina, mas vamos pelo começo: foi uma provocação de Netanyahu contra os palestinos, ao atacar a mesquita de Al Aqsa em pleno Ramadã, mês sagrado muçulmano. Mas o alvo ali era Biden (1/10).
Não, Biden não é pró-palestina. Mas ele junto da cúpula do Partido Democrata se opõe ao atual, e perigoso, grupo dirigente de Israel. O candidato mais próximo da empatia pelos palestinos eram um judeu, Bernie Sanders, derrotado nas prévias democratas (2/10).
É bom lembrar que parte da derrota de Bernie teve a ver com um fato: ele não se dobrou ao lobby israelense nos EUA, representada pela poderosa AIPAC. Biden, ao contrário, é o representante por excelência da ala majoritária desse lobby (3/10). brasildefato.com.br/2020/02/24/ber…
Pouca gente na comunidade judaica americana apoia posições mais extremadas como a de Trump. Apenas 22% dos judeus votaram em Trump. Esse número tem mudado pouco. Só em 2012, nos anos recentes, os republicanos tiveram 30% dos votos judaicos (4/10).
Ainda assim, nos EUA existe uma visão fortemente antipalestina e pró-Israel, só que "liberal". O que é mais radical da parte da extrema-direita evangélica, cujos laços com a direita judaica americana (minoritária, porém influente) está ligado ao Partido Republicano (5/10).
Israel é uma criação dos Aliados, mas em algumas décadas, se afastou de suas origens socialistas e caminhou para a direita, com uma aliança cada vez mais profunda com os EUA. O que nunca mudou foi a violência contra os palestinos, o que vem de suas origens (6/10).
Ao arranjar briga com os palestinos, Netanyahu constrange Biden a se solidarizar com ele, uma vez que todos os líderes americanos são escravos de uma retórica antipalestina -- e ainda joga pra plateia movendo sentimentos chauvinistas dentro de Israel (7/10).
Setores liberais e trabalhistas em Israel têm uma ideologia semelhante a Biden, que é o pensamento hegemônico na comunidade judaica americana. Mas sempre que ocorre uma disrrupção como essa, rapidamente esses grupos se colocam ao lado de Netanyahu (8/10).
Assim, Netanyahu tem se equilibrado no poder, mesmo com seu partido, o Likud, com apenas um quarto do Parlamento. Ganha apoio de grupos de radicais de direita laicos e religiosos e, assim, governa. Mas também estrutura um projeto de poder que é sim expansionista (9/10).
Nesse sentido, os milhões de palestinos, confinados, cercados e marginalizados, sobretudo, na Cisjordânia e em Gaza são reféns e vítimas como nenhum outro povo no mundo. Sobre esse genocídio, você não ouvirá falar na TV ou na grande mídia (10/10).

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Hugo Albuquerque

Hugo Albuquerque Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @hugoalbuquerque

14 May
A inflação estourou no último mês nos EUA. Ainda é muito cedo para dizer, no entanto, se o Plano Biden será inflacionário: a produtividade do trabalho não rural cresceu no último trimestre, depois de quedas acentuadas pela pandemia (1/7).
A questão central, no entanto, é que se os EUA forem expandir a base monetária nesse porte pelos próximos meses, experimentarão mesmo uma inflação mais alta. Agora, isso se resolve apenas de duas formas, uma péssima ou uma boa (2/7).
A péssima é com a guerra, sobretudo na Síria e Venezuela, para jogar o preço do petróleo lá embaixo. A boa seria desmontando o protecionismo e sanções contra chineses e russos, para ter mais oferta de energia e bens de consumo (3/7).
Read 7 tweets
12 May
Notas rápidas sobre a CPI de hoje: (I) o jogo se tornou perigoso, saiu do controle do banho-maria e está afetando gravemente a imagem do governo, que vai intervir; (II) Bolsonaro perdeu popularidade a ponto de ser ameaçado mesmo por Ciro e Doria, e ser massacrado por Lula (1/3).
Bolsonaro vai comandar o contra-ataque com o gabinete do ódio. Decretos para suspender o isolamento, ou o pouco que resta, ataques ao STF (em conluio, talvez, com os figurões do STJ) e ataques variados aos adversários (2/3).
Mas o mais importante é cavar uma falta: provocar uma grande manifestação para reprimir, ou até produzir um atentado de bandeira falsa para justificar a repressão. O que foge ao script é greve, isso o derruba (3/3).
Read 4 tweets
30 Apr
A guerra das vacinas: não é só sobre Sabin, é sobre Maquiavel também. Olhando a questão da @sputnikvaccine no Brasil, e tudo que está se passando, impossível desconsiderar essa nova Guerra Fria e como fomos atropelados nisso. Vamos aos pontos (1/20):
A Sputinik V foi vetada pela Anvisa, mas há muito de nebuloso no processo. Dizer que a Anvisa é o órgão mais técnico do mundo é um erro. Dizer que ela segue o padrão euro-americano, igualmente, não é verdade, vide o fato dela aprovar o uso de agrotóxicos proibidos por lá (2/20).
O governo Bolsonaro, igualmente, não tem interesse em vacinas. As Ocidentais ele não foi atrás, sobretudo para desinflacionar o mercado das vacinas para os países do norte. As de Rússia e China, ele seguiu as orientações americanas e não aderiu (3/20).
Read 20 tweets
24 Apr
Ascânio Seleme deve ser o escalado das Organizações Globo, a partir de agora, para dialogar com Lula e o PT. Não que parte do que ele escreve e diz não seja sincero. Deve até ser. Mas ele tem a missão dele aí como podemos ver por aqui: revistaforum.com.br/midia/diretor-… (1/10).
É claro que a vitória de Lula foi importante pra ele, mas foi importante enquanto ele, Ascânio editor da Globo. Na briga com os pares, o cavalo dele se saiu melhor. O mesmo valia para os bolsonaristas no interior da Globo, que mantinham conversas com Bebbiano (2/10).
Da análise de Ascânio, há boas doses de inevitável republicanismo e, é claro, alguma razão que se coaduna com a vontade dele. Sim, Lula é o candidato opositor disparadamente mais forte para 2022. Sim, a centro-direita não terá tempo para lá, mas há senões (3/10).
Read 10 tweets
24 Apr
A CPI da Covid está sendo ajustada nos bastidores. Quando sair, já terá quase tudo pronto. Bolsonaro e o sistema político estão adulando Pacheco a espera de resultados. Mas nada disso vai adiantar: Pacheco agirá a mando da oligarquia nacional quando e como instalar a CPI (1/7).
Não à toa, a CPI foi jogada algumas semanas para frente. Inclusive para ser posterior ao julgamento do pleno do STF sobre a suspeição de Moro. E, também, depois da Cúpula do Clima, quando Biden nem ouviu a fala que mandaram Bolsonaro ler (2/7).
Em resumo, Bolsonaro hoje já é o último a saber dos assuntos vitais da República. Como na ocasião do julgamento da suspeição de Moro pela segunda turma do STF, ela acreditava que "Lula não seria candidato em 2022". Ninguém o avisou da mudança de voto de Carmen Lúcia (3/7).
Read 7 tweets
19 Apr
O neoliberalismo "funcionou" nos EUA da seguinte maneira: com uma enorme oferta de crédito para os trabalhadores, criou uma legião de endividados dóceis. Mas 2008 marcou o começo do fim disso. Entendam (1/7).
Basicamente, tudo que era necessário, encareceu e passou a ser causa de endividamento: moradia, saúde e educação. Bens de consumo, ao contrário, baratearam. Sobretudo computadores, celulares etc (2/7).
Em um país onde tudo é pago e não existe uma rede de bem-estar social, isso foi chegando em um limite. Do quanto as pessoas poderiam pagar e, é claro, o quanto eles poderiam financiar (3/7).
Read 7 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(