O desmatamento em abril de 2021 foi 45% maior que o desmatamento em abril de 2020. O ritmo de crescimento da devastação é assustador e materializa a estratégia do governo federal de “usar” a pandemia para “deixar passar a boiada”,
os criminosos do desmatamento ilegal entenderam o recado e aproveitaram a porteira aberta, tanto que só em abril foram desmatados da Amazônia cerca de 778 km².
Para além dos prejuízos causados aos biomas e ecossistemas, a falta de governança e do correto enfrentamento dos problemas sociais têm sido a marca da atual política ambiental; como se não bastasse, tudo isso ocorre também, na contramão dos elementos do sistema ESG que tem sido a
diretriz a guiar as preocupações de todos os governos do mundo, exceto os negacionistas climáticos e os que além de negacionistas são aliados dos criminosos ambientais, que pela força das armas estão impondo sua lógica de destruição.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Marina Silva

Marina Silva Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @MarinaSilva

3 May
Quem acha que ser chamada de tartaruga é ofensivo, claramente não conhece as lições que elas podem nos ensinar.🐢Acompanhe o fio.
Os quelônios podem ser tartarugas marinhas, tartarugas de água-doce, cágados e jabutis. As tartarugas são animais incríveis e, por isso, resolvi compartilhar com vocês 6 características das tartarugas marinhas, que me ensinam coisas importantes.💚
1) São símbolo de resistência
Os dinossauros passaram, mas as tartarugas ficaram. Elas resistiram às mudanças que levaram os dinossauros à extinção.
Read 8 tweets
13 Apr
Precisamos falar sobre "Marina sumida". (+)
O processo de invisibilização na esfera pública é uma das estratégias mais utilizadas para abafar a voz da mulher na política. Esse processo vai minando nossa relevância, ocultando-nos da história e da memória e, sem memória, não há identidade. Mesmo que diariamente eu fale (+)
com a imprensa, publique artigos, participe de lives e entrevistas, repetidamente, alguém passa por aqui para me chamar de “sumida” ou “a que aparece apenas de 4 em 4 anos”. Se isso fosse realmente verdade, como essas pessoas poderiam fazer esses comentários todos os dias? (+)
Read 8 tweets
8 Jan
O Instituto Butantan divulga em vídeo o momento em que os dirigentes do Instituto recebem a notícia sobre o teste de eficácia da vacina Coronavac. Na sala, em volta da mesa, vários senhores de cabelos grisalhos ou totalmente brancos aguardam a chegada da informação.
As boas novas chegam e são realmente boas. Os presentes vibram e celebram a ciência brasileira, o trabalho de sua instituição, o desempenho conseguido. Nessas cenas há toda uma simbologia que vale a pena perceber.
Nenhum deles está disperso com seus celulares, há blocos de papel para anotação sobre a mesa. Todos usam máscara. O presidente enfatiza a história que antecede o momento. A porta se abre e um casal jovem entra na sala, a única mulher a estar presente.
Read 9 tweets
7 Jan
Todos sabemos como as posições políticas extremadas usam as instituições democráticas para atacar, desacreditar e enfraquecer a própria democracia. O cenário nos EUA estava mais que evidente, diante dos sucessivos arroubos autoritários de Trump.
A invasão dos manifestantes pró-Trump ao Capitólio impedindo a certificação da vitória de Biden é um golpe gravíssimo na democracia norte-americana. A tradição democrática dos EUA foi fortemente atacada e violada. Esse é o perigo da ascensão de um autocrata ao poder.
Os EUA, que sempre se viram como os guardiões da democracia, inclusive fora do seu território nacional, agora se vêem diante de uma usurpação doméstica dos valores que pregaram mundo afora.
Read 5 tweets
27 Oct 20
O que se espera de um réu confesso após sua condenação? Ao menos publicamente, alguma demonstração de arrependimento pelos atos que causaram danos a outros. A consciência da ultrapassagem da barreira do que é aceitável para a convivência social revela-se.
Quando isso não ocorre, estamos diante de alguém que a ciência comportamental já diagnosticou como uma pessoa que dificilmente é capaz de se ajustar ao princípio basal da sociabilidade, o respeito ao outro.
Ontem, no programa #RodaViva da TV Cultura, a audiência teve a possibilidade de se colocar em contato com um destruidor de reputações.
Read 9 tweets
24 Oct 20
Tá lá um corpo no chão

Ela embriagada de álcool, eles de machismo.

Ela sozinha, impotente;
eles em bando, cúmplices e conscientes.

Ela pede socorro:
me tira daqui, me tira daqui;
eles, em perverso gozo, zombam e riem.
Depois do crime cometido,
do mundo ouvem-se os gritos:
uns corretamente indignados
pelas cicatrizes dela
para vida inteira;
outros, indiferentes à sua dor,
lamentam o prejuízo,
à fama e à carreira
de quem o crime praticou.
Que o clamor das pedras se some
aos que por justiça clamam.
Que os montes rujam e se abalem
em repreenda aos que lamentam
só o fim de uma carreira.

Diante do corpo aviltado
no chão da indiferença,
do domínio bestial,
Que impõe impedimento
Às defesa do mal,
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(