Teorias da conspiração sobre a origem do coronavírus ganhando tração de novo. Eu acho importantíssimo você que se interessa de verdade por esse assunto ler o relatório técnico da OMS descrevendo os resultados das investigações.
Houve extensa pesquisa epidemiológica e genômica apontando para as origens naturais do vírus, a partir de morcegos ou de algum animal intermediário para o ser humano. O vírus que circulou em Wuhan já não era apenas de um "tipo": já haviam pequenas mutações +
sugerindo múltiplas fontes iniciais ou mesmo um período prévio de circulação silenciosa - potencialmente fora de Wuhan. Se tivesse escapado de um laboratório, você teria que rastrear apenas uma fonte inicial, com poucas mutações.
Ressaltam que o escape laboratorial não está descartado, mas é extremamente improvável. Outra coisa que me deixa pasmo é que confundem "escape laboratorial" com "criação deliberada em laboratório" - coisas completamente diferentes.
Aqui o relatório da OMS: who.int/publications/i…
E um vídeo do @olaciencia sobre o assunto - é a base! Não dá pra contar toda a história em 10 minutos.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with O Biomédico do YouTube 🔬

O Biomédico do YouTube 🔬 Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @lucaszanandrez

26 Apr
Parem de achar que a Anvisa reprovou a Sputnik por uma decisão política. Os critérios de reprovação estão claros, diferente dos dados que temos sobre ela. "Ah mas 65 países aprovaram..."

Os dados não são claros, essas agências podem ter recebido dados distintos dos nossos.
Além disso, o maior problema na minha opinião foi a detecção de adenovírus replicante nos lotes que a Anvisa avaliou: significa que falhou o processo de produção. Liberar uma vacina com esse problema é um risco sanitário. Anvisa corretíssima.
Adenovírus é o vírus que carregaria o gene do coronavírus pra dentro do seu corpo. Esse vírus deveria estar inativado. Mas não está. E pode causar doença (adenovirose - resfriado e alguns outros problemas). Você tomaria uma vacina nessas condições?
Read 5 tweets
26 Apr
O surto de COVID na Índia e a provável diminuição das exportações de vacinas me faz pensar o quanto o Brasil poderia ser soberano nessa área e não é.
Ser soberano em produção de vacinas significa ser capaz de sustentar a própria demanda e ainda ser líder mundial em capacidades tecnológicas e de exportação. Nós deixamos essa soberania para trás, quando decidimos ter políticas de governo e não de estado.
Em 2004, com o surgimento da Lei de Inovação Brasileira (muito atrasada por sinal), houve um primeiro suspiro para que empresas e universidades colaborassem para a criação de verdadeiros parques tecnológicos. Lembrem-se: Universidade não é indústria, ela produz conhecimento.
Read 11 tweets
2 Apr
Olha pessoal, eu cheguei no meu limite. Comecei a ficar mal de verdade com a pandemia. Tentei dar uma segurada por causa do papel de comunicador científico, mas ficar segurando informação preocupado com a saúde mental de quem me ouve, em troca da minha+
tem sido bem ruim. Só essa semana, eu tive quatro conhecidos ou parentes de amigos precisando de leito de UTI em Belo Horizonte. E não tem vaga. A fila aqui na cidade tá em mais de 200 pessoas. Na UPA do meu bairro tem dois corpos acumulados no sol (passou até no jornal)+
É muito provável que já tenhamos uma variante que escapa de vacinas circulando e o Brasil ainda não detectou. Acabaram de pegar uma variante provavelmente da linhagem P1 com mutações da sul-africana, que diminui a eficácia da vacina de Oxford. E nós estamos brincando de lockdown
Read 15 tweets
28 Mar
Vou resumir pra vocês pq imagino que poucos lerão e isso é muito importante. Se continuarmos do jeito que está, com isolamento meia boca, vamos dobrar o número de óbitos diários em questão de 4 semanas. A curva é exponencial e está partindo de 2500 óbitos diários
Existe um risco IMINENTE, dada a aceleração do contágio e a aceleração da vacinação, de selecionarmos uma variante que escape das vacinas oxford e coronavac. NÃO É ATOA que países europeus se fecharam durante a vacinação. Se isso acontecer, pode colocar mais 1 ano em casa
Por favor, vamos cobrar urgentemente uma posição do Ministério da Saúde. Precisamos fechar o país como um todo por no mínimo 15 dias. Essa dívida é muito menor do que as mortes que vão acontecer se a bomba estourar
Read 6 tweets
2 Jan
Eu errei. No vídeo que eu fiz sobre a nova variante do coronavírus há 10 dias, eu não a considerei um potencial perigo. Para mim, era apenas mais uma variante carregada de sensacionalismo. Aqui vai porque mudei de ideia.

theatlantic.com/science/archiv…
A B.1.1.7, nova variante do SARS-CoV-2 possui mutações na proteína spike que foram associadas à maior infectividade em células e modelos animais. Ademais, ela possui deleções no gene S que estavam gerando resultados negativos em testes de PCR cujo um dos alvos era esse gene+
Para compensar essas possíveis variações, é por isso que os testes de PCR amplificam duas ou três partes do genoma. Mas o que aconteceu com a B 1.1.7 foi que ela estava dando negativo para o gene S e positivo para os dois oitros alvos em alguns testes
Read 13 tweets
22 Sep 20
Não sei se a hipótese da imunidade cruzada se sustenta. Acredito estarmos diante de uma correlação espúria. Segue o fio com os meus argumentos:
1- A queda na mobilidade humana afetou significativamente a dispersão de DENV pelas cidades. Quem transmite o vírus é o mosquito, mas quem leva de um bairro a outro? Isso mesmo, pessoas. Que durante os meses de tendência epidêmica, se trancaram em casa.
nature.com/articles/s4159…
2- Onde a incidência de dengue era maior nas primeiras semanas de surto de COVID, provavelmente houve maior queda de mobilidade causada pelos próprios sintomas da dengue, além da ordem de isolamento social. Pessoas com dengue tendem a sair menos.
journals.plos.org/plosntds/artic…
Read 11 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(