A essa altura do campeonato, depois de tantos testes e estudos, o uso da máscara segue sendo uma das únicas medidas cientificamente comprovadas de controle da #covid19. Não faz sentido suspendermos o uso obrigatório quando apenas 11% da população está imunizada.
Pouquíssimos países optaram por dispensar o uso obrigatório em determinados locais, depois que a maior parte da população tomou a vacina contra a covid-19. Mesmo assim, nem todos os especialistas concordam com essa orientação.
Já é comprovado que é possível haver casos de reinfecção da doença, ainda mais diante das novas variantes. Imunidade coletiva ou de rebanho acontece apenas quando a maioria da população está vacinada, e ainda não chegamos lá.
A recomendação da OMS e dos especialistas continua sendo a mesma: use máscara. Máscara salva.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Portal Drauzio

Portal Drauzio Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @drauziovarella

11 Jun
Ei, você tá pensando em passar o dia dos namorados com o @ que mora em uma casa diferente da sua? Fique esperto e não deixe as medidas de proteção de lado. A principal recomendação é: FIQUE EM CASA! Mas se for sair, tome cuidado. Segue o fio:
Não faça visitas ou saia de casa se teve qualquer sintoma ou sinal da #covid19 nas últimas 2 semanas. Dê preferência para a casa mais vazia, para evitar o contato desnecessário com outras pessoas. Não é hora de barzinhos e outros lugares com aglomeração e mal ventilados.
Quando sair de casa, dê preferência para a máscara PFF2 e leve um potinho de álcool gel para limpar as mãos ao longo do caminho. Higienize bem as mãos assim que chegar.
Read 4 tweets
28 May
Menstruar é algo tão natural, que sequer nos damos conta de que nem todas as mulheres e homens trans têm condições de manter a higiene durante esse período. Isso é o que chamamos de pobreza menstrual. Bora bater um papo sobre isso?
Uma pesquisa realizada em 2018 mostrou que 22% das meninas de 12 a 14 anos não têm acesso a produtos higiênicos adequados para a menstruação no Brasil. Entre adolescentes de 15 a 17 anos, o número sobe para 26%. E quais motivos estão por trás disso?
1) Custo dos produtos.

O preço de 1 absorvente externo (unidade) varia de R$ 0,30 a R$ 0,70. Em cada ciclo, usa-se uma média de 20 a 25 absorventes, o que gera um gasto de quase 20 reais por mês. Quanto mais mulheres menstruam na casa, mais esse gasto fixo aumenta.
Read 10 tweets
3 May
A máscara PFF2 é o novo modelo recomendado pelos especialistas desde o agravamento da pandemia de #covid_19 no Brasil. Mas se você ainda tem dúvidas sobre onde encontrá-la, quanto custa e como saber se tal marca é de qualidade ou não, segue o fio:
A máscara PFF2, que lembra o formato de uma concha e tem elásticos que ficam presos atrás da cabeça, é a versão brasileira da N95. Ela tem melhor vedação e filtragem de 94% para partículas muito pequenas, o que aumenta a proteção individual em ambientes fechados.
As PFF2 são vendidas principalmente em lojas de departamento, material de construção e produtos hospitalares. Porém, com a popularização do modelo, já é possível encontrá-las em algumas farmácias e sites a preços acessíveis.
Read 9 tweets
26 Apr
O ciclo de evolução da #covid_19 pode ser definido por períodos de contágio, incubação do vírus, recuperação ou piora da doença. Ao se deparar com o vírus desconhecido, nosso sistema imunológico começa a reagir. Em alguns dias, o organismo pode ganhar essa luta ou não.
Na fase do contágio, o vírus começa a se multiplicar pelo organismo de forma desenfreada e a pessoa pode ou não apresentar os sintomas. Nesse tempo, é mais provável que ocorra a transmissão do vírus, isso porque quem tem o vírus ainda não sabe e pode cometer descuidos.
A fase de incubação do vírus ocorre de 5 a 7 dias após a contaminação. Nessa fase, o organismo está se preparando para atacar o vírus e pode apresentar os primeiros sintomas da doença. Eles geralmente são tosse, dor de cabeça, febre, dor no corpo, perda de olfato ou paladar, etc.
Read 8 tweets
12 Apr
O estresse excessivo pode desencadear o surgimento de diversas doenças, inclusive dermatológicas, como o vitiligo. Por ser uma doença de características visíveis, também causa impactos na qualidade de vida e autoestima dos pacientes. Segue o fio🧶:
O vitiligo é uma doença genética, autoimune, não contagiosa. Sua principal característica é o surgimento de manchas brancas na pele. Isso ocorre porque as células responsáveis pela produção de melanina são atacadas pelo sistema de defesa do paciente.
A doença atinge cerca de 1% da população mundial e é classificada em 3 formas: focal, segmentar e generalizado. Na focal, as manchas aparecem em mais de um local do corpo; na segmentar, elas surgem somente de um lado; e no generalizado, atingem quase o corpo todo.
Read 8 tweets
7 Apr
Com a vacinação em andamento, surgem algumas dúvidas sobre o que acontece no intervalo entre as doses da vacina. Essa janela de imunização existe para estimular a produção de anticorpos contra o vírus. Logo, são necessárias duas doses da vacina para uma proteção adequada. ⬇️
Nesse período entre a primeira e segunda dose, ainda é possível contrair o vírus e desenvolver os sintomas da doença, de forma leve, moderada ou grave. A resposta imunológica esperada acontece cerca de 15 dias após a aplicação da segunda dose.
💉 Coronavac/Butantan: Requer 2 doses. O intervalo entre a primeira e a segunda aplicação deve ser de 14 a 28 dias.
Read 7 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(