Episódio de #aventurasnalic com final feliz para a inclusão!
Hj na disciplina de desenvolvimento sustentável tivemos de repente uma dinâmica de duplas pra interagir e depois grupos... cheio de pessoas NOVAS.
Eu surtei (me tremi igual um pinscher de ansiedade e estresse) pq +
pessoas e locais novos me deixam MUITO angustiada. Eu não sei o que esperar! Eu não sei as regras, eu não sei o que fazer, eu não sei nada.
[quando eu vou a um restaurante novo, eu pesquiso onde fica, antes, e busco pelo cardápio pq posso escolher minha comida com antecedência]+
E não é "sentir perdida" ou confusa. É realmente ficar nervosa, angustiada e extremamente ansiosa. Eu me encolho até sumir, e depois fico me tremendo e querendo gritar de tanta ansiedade.
Eu não queria falar sobre isso com a professora e monitores porque eu não tenho um diagnóstico (por falta de $$, mas vamos torcer pra ir pelo SUS!)
mas no final, a @_arielstrauss, @artchampignon e a Amandinha me sugeriram e incentivaram a falar com a professora sobre isso.
+
E a resposta foi super positiva! A professora e monitores foram receptivos e me perguntaram como poderiam ajudar.
Eu expliquei que preciso de REGRAS, então eles explicaram as regras das aulas (abertura + teórica + dinâmicas), e se dispuseram a avisar das dinâmicas ANTES! +
Eu me senti muito feliz e incluída porque são poucas as pessoas que realmente se disponibilizam a pensar em como incluir os outros ne?
E agora que eu sei o que esperar das aulas, eu estou muito animada pras outras aulas! :D
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Meio ambiente e saúde super se relacionam! Quer um exemplo? No verão, o aumento da temperatura e chuvas, aqui no Brasil, cria um clima adequadíssimo para a reprodução do Aedes aegypti!
Isso aumenta o nosso contato com o bicho e + chance de ter dengue.
[mapa da dengue em 2020]
Se muita gente tiver dengue ao mesmo tempo, significa que toda essa gente pode vir a procurar postos de saúde, UPAs, clínicas...
Ou seja: + atendimentos > + gasto de material e recursos > + possíveis internações > + lotação do sistema de saúde.
Não igual à do Canadá (não-essencial é pago). Nem igual à da França (o governo só cobre uma %). Tbm não é igual à do Reino Unido ("contribuição" pra dentista). E nem dos EUA (tem que escolher o dedo + barato).
O sistema de saúde do dia é conhecido como um dos mais antigos e melhores do mundo! É motivo de orgulho para sua população e, inclusive, foi a fonte inspiradora para o NOSSO SUS.
Bota o leite no chá, pega o expresso e vem saber sobre o NHS! É nóis que voa bruxão! 🧐😎🍵
O NHS é o National Health Service que, em "britanês", significa "Serviço de Saúde Nacional".
Ele foi criado em 1948, no pós-guerra, quando a população percebeu que tinha que cuidar da sua gente. Antes disso, era meio que um "seguro" de saúde e só 1/3 da população era coberta!
Inclusive, os médicos generalistas da época eram autônomos e os médicos especialistas (tipo, cardiologista) trabalhavam nos hospitais por mixarias.
O financiamento da saúde era por contribuições sociais dos próprios trabalhadores, dos empregadores e um pouco do governo.
O país de hoje eliminou a transmissão de HIV de mãe para filho, desenvolveu a vacina para a meningite em 1985, erradicou o analfabetismo em 2017 e teve seu sistema de saúde considerado um exemplo a ser seguido pela OMS!
Gostasse, foi? Então arruma a mala e bora pra CUBA!
[avisos: 1) eu não quero morar em Cuba, então agradeço de antemão quem me mandar pra lá, mas a menos que vc me dê uma passagem pra visita pós-pandemia, eu vou estar recusando kk
2) Eu não "escolhi Cuba" para falar! Peguei os países que o Michael Moore visitou no filme dele! ⏭️]
SiCKO é de 2007 e nele o Moore fala sobre sistemas de saúde, focando obviamente nos EUA.
Moore apresenta vários dados e entrevistas com pessoas com e sem plano de saúde por lá, e depois visita alguns países com "medicina socializada" (como Cuba!).