Dados do relatório analisando a transmissão local da Delta na 🇨🇳 mostraram:
🔺Carga viral do 1º teste de PCR positivo foi ~1000x maior pra Delta comparado com cepas circulantes em 2020
🔺Potencial mais rápido de replicação e de transmissão precoce

Vem entender 👇🧶
Do primeiro caso identificado em 21/05/21na 🇨🇳 até o último caso relatado em 18/06/21, um total de 167 infecções locais foram identificadas

Dados dos indivíduos em quarentena neste surto foram comparados com dados da epidemia anterior de 2020 (pelas cepas em circulação na época)
Uma vez isolados, uma série de PCR diárias foram feitas ao longo do tempo. Os dados mostram que, desde o dia da exposição até o dia da 1ª PCR positiva foi menor para a Delta (4 dias) do que para cepas referência (6 dias).
Ainda, os pesquisadores determinaram a carga viral das amostras quando foram detectadas as infecções pela 1ª vez.

Comparando com a cepa referência, a carga viral da Delta foi 1.260 vezes maior. Sim, 1.260 vezes
Um parâmetro para indicar o valor de cópias virais/mL que poderiam estabelecer a infecção foi usado, para avaliar no 1º PCR positivo o quanto teríamos desse valor.

Para a Delta, 80,65% das amostras satisfaziam esse critério, comparado com 19,05% das amostras da cepa referência
O que isso significa, Mell? 🤯

Como sabemos, os indivíduos passam por um período logo após a infecção, em que as "quantidades "virais são muito baixas para detecção.

Com a proliferação viral continuando, a carga viral atingirá um nível detectável e se tornará infecciosa.
Saber quando uma pessoa infectada pode espalhar vírus é essencial para criarmos estratégias de intervenção para quebrar as cadeias de transmissão.

Mas o desafio justamente é fazer a detecção: mais de 50% da transmissão ocorre durante a fase antes dos sintomas.
Com esse acompanhamento diário feito no estudo, os pesquisadores observaram que a Delta não só é detectada mais precoce (comparado com a cepa de ref.), mas também já na 1ª detecção pode ter um risco maior de transmissão!

@otavio_ranzani conta aqui:
Em posse desse dado, o governo local exigiu que as pessoas que saíam da cidade de Guangzhou de ✈️, 🚆 e 🚌apresentassem prova de um teste COVID-19 negativo dentro de 72h (em 06/06/21), o que foi reduzido para 48h em 07/06.

Em 2020, sete dias eram o parâmetro.
Bora resumir os achados até aqui:
🔺O estudo caracterizou uma grande cadeia de transmissão local da Delta na 🇨🇳
🔺Proposta de uma alta taxa de replicação viral, levando a cargas virais mais altas no 1º teste positivo (~1000x)
🔺Possível maior infecciosidade durante o início, indicando que a frequência de testagem na população deve ser reavaliada
🔺Temos que isolar casos suspeitos ou contatos próximos ANTES da testagem por PCR ou início de sintomas p/ evitar a transmissão
🔺Análises moleculares mostraram que algumas mutações pontuais neutras ou que confiram alguma vantagem, mesmo numa baixa frequência de ocorrência, podem ser fixadas quando temos uma transmissão acelerada e não contida
🔺Considerando esse cenário, essas mutações podem atingir ainda mais a predominância se a epidemia não puder ser bem contida.

O QUE ISSO SIGNIFICA, MELL DO CÉU 🤯🤯
Isso é mais um dos IMENSOS 🚨alertas🚨 que temos de que se não controlarmos a transmissão, poderemos ver coisas complicadas rolando.

A transmissão é um fator determinante pra sairmos da pandemia
Ouço muita gente (com razão) reforçando que o principal é evitar agravamentos/óbitos, e eu não poderia concordar mais. As vacinas estão fazendo sua grandesíssima parte nessa proteção.

Mas temos que ter estratégias para o controle da transmissão. Especialmente aqui no 🇧🇷 onde temos muita gente sem a primeira dose, ainda suscetível e com um caminho pela frente pra acelerar a vacinação

Transmissão sem controle é sempre um problema.
Além de sabermos que um aumento da transmissão está atrelado ao maior risco de vermos variantes (e também aquelas que nos preocupam) surgirem, temos ainda bastante gente que é suscetível e pode ter risco de um acometimento mais sério pela infecção.
Não temos até o momento um indicativo de que a letalidade estaria alterada na Delta, ou que geraria uma doença mais séria, mas podemos ver óbitos em decorrência de muitas infecções por conta da transmissão alta + pessoas não aderindo às medidas protetoras
Portanto, NECESSITAMOS:
✨Acelerar a vacinação para diminuir o nº de suscetíveis e proteger a população
✨Em paralelo, controlar a transmissão através de:
- Uso de máscaras (PFF2 preferencialmente)
- Distanciamento físico
- Preferência por ambientes + arejados
Nós VAMOS sair da pandemia. A pandemia VAI acabar.

Mas ainda temos um caminho até lá, e não será flexibilizando, fazendo "evento teste" antes de um maior controle ou seguir negando a gravidade da situação que faremos isso mais rápido.

Fazer a tua parte FAZ diferença.
Quer saber sobre vacinas, variantes, coisas relacionadas ao SARS-CoV-2 ou até mesmo duns assuntos aleatórios de neuro? bit.ly/fiosmell é o teu lugar!

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Mellanie Fontes-Dutra, PhD 💉😷

Mellanie Fontes-Dutra, PhD 💉😷 Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @mellziland

17 Jul
1,18 mi de internações por COVID-19 entre Fev/20 (1ª onda) - Mai/21 (2ª onda):
🔺Aumento de internações em 59%
🔺>40% das entradas hospitalares (2021) morreram. (33% em 2020)
🔺Quase 20% dos jovens (20-39 anos) que internaram em 2021 morreram.
bbc.com/portuguese/bra…
🔺A mortalidade entre quem precisou de intubação passou de 78,8% na 1ª onda para 84% do final de Dez/20-25/Mai/21

A média mundial é de cerca de 50%.
Impacto sincronizado pela variante Gama em quase todo o país em 2021. Preço alto demais por subestimar o potencial de uma VOC.

Pagaremos para ver novamente com a Delta? Ou aprenderemos com o que está acontecendo em outros países?
Read 6 tweets
14 Jul
Muitas infecções virais apresentam uma predileção pelo Sistema Nervoso (SN) e seu acometimento pode levar a problemas muito sérios e agravamentos da condição.

A COVID-19 apresenta muitas manifestações neurológicas, e estamos começando a entender o porquê

Acompanha 🧶👇
Sabemos que a COVID-19 pode levar a manifestações neurológicas importantes, algumas mais frequentes que outras, como a perda do olfato e do paladar.

Em um estudo com mais de 8 mil pessoas, cerca de 41% delas relataram perda do olfato, por exemplo nature.com/articles/d4158…
Isso são só alguns exemplos de manifestações frequentes. Outro estudo sugere que, mesmo em indivíduos assintomáticos, um aumento persistente do risco de AVC isquêmico agudo é visto, meses assintomáticos após o diagnóstico sorológico da infecção jamanetwork.com/journals/jaman…
Read 34 tweets
13 Jul
Publicado na @ScienceMagazine , alguns dados sobre as variantes B.1.427/B.1.429 (Épsilon)*, trazem a questão do escape imunológico observado por essa variante.

Mas o que sabemos sobre ela? 🧶👇

* Também conhecidas anteriormente como CAL.20C e, atualmente, como Épsilon
Em março de 2021, eu fiz um fio comentando sobre essa variante e também outras variantes que estavam circulando nos 🇺🇸, especificamente em Nova York. Ainda em Dez/20, tivemos a identificação da CAL.20C, hoje conhecida como Épsilon, na Califórnia
A Épsilon apresenta um conjunto de mutações ao redor da Spike, como a descrita abaixo. Naquele momento, pela posição da mutação, estando dentro RBD, levantou-se a possibilidade de possível escape imunológico (anticorpos).

Read 25 tweets
13 Jul
É um completo absurdo. Somado a isso, temos o pedido da volta das torcidas para os estádios. Vocês já viram a curva da Holanda? Do pontencial da Delta? Imagina numa população como a nossa, em que temos ainda muita gente não vacinada?

Tenham bom senso, não é nossa primeira vez
Por fim, não se justifica um absurdo com outro absurdo. Jovens estarem sem aulas desde 2020 é um absurdo e precisa ser corrigido, o estado precisa encontrar meios de promover a educação adequada ao momento da pandemia que estamos vivendo.
Read 4 tweets
12 Jul
Publicado em Junho na @Nature estudos demonstram a proteção pela vacinação, não somente das pessoas vacinadas, mas também de pessoas (ainda) não vacinadas na comunidade! Um exemplo são as crianças se beneficiando de proteção com uma alta % de adultos vacinados 🧶👇
📊O estudo analisou os registros de vacinação e resultados de testes coletados durante o início rápido da vacinação (💉Pfizer) em uma grande população de 177 comunidades geograficamente definidas em Israel 🇮🇱, que já tem uma alta % de vacinação na população
Os autores tiveram o cuidado de controlar alguns viéses, como recuperados de COVID-19 (que poderiam ter uma proteção pela recuperação e somar-se ao efeito da vacinação), intervalos parecidos fixadoss em todas as comunidades analisadas, para evitar confusões espaçotemporais, etc
Read 9 tweets
12 Jul
Nota técnica do Observatório COVID-19 da @fiocruz sobre a efetividade de vacinas aqui no 🇧🇷 nas faixas etárias 60+, que já tem uma cobertura maior!
Com pelo menos a primeira dose:
💉AZ: 81,7% (60-79 anos), 62,8% (80+)
💉CoronaVac: 70,3% (60-79), 62,9% (80+)
🧶👇
Com duas doses:
💉Independente da vacina aplicada: 79,8% (60-79), 70,3% (80+)
💉CoronaVac: 79,6% (60-79), 68,8% (80+)
💉AZ: 93,8% (60-79), 91,3% (80+)

Na figura abaixo, vemos como a vacinação foi importante para reduzir o nº de casos graves e óbitos nesssas populações + velhas
Como o intervalo da AZ é maior, foi possível avaliar a efetividade com somente uma dose:
💉AZ: 81,1% (60-79), 57,5% (80+)

Importante lembrar: AS DUAS DOSES SÃO IMPORTANTES para a proteção completa. Volte para a segunda dose!
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(