@arllynmello Ok, vou dar um voto de confiança

Eu, Filipe Figueiredo, sou um ponto fora da curva nesse ramo. Tive a sorte de estar no lugar certo, na hora certa, com o contato certo e com um material legal para apresentar. Por isso, hoje, tenho a oportunidade de estar num canal gigante(...)
@arllynmello (...) que já estava estabelecido, que conta com uma equipe profissional de alta qualidade e com dois caras que bancaram o projeto, enquanto poderiam usar seu tempo e seus recursos em atividades muito mais lucrativas

(...)
@arllynmello (...) Consequentemente, eu tenho a oportunidade de contribuir para fazer materiais excelentes sobre História, disponíveis gratuitamente na internet, vistos por dezenas, até centenas, de milhares de pessoas

Assim como eu, Laurentino Gomes também é um ponto fora da curva. (...)
@arllynmello (...) Trabalhou por décadas em alguns dos principais veículos de imprensa do Brasil, construindo uma rede de contatos, uma reputação e uma segurança financeira que possibilitou que ele escrevesse livros de muito sucesso, contando também uma estrutura profissional por trás (...)
@arllynmello (...) com editoras, marketing e investimento

O fato de eu ter tais credenciais faz com que eu tenha, então, o "lugar de fala" para poder criticar Laurentino? E, quem não tem tais "credenciais", é só ir lá e fazer, que quem critica não faz o seu por conveniência (...)
@arllynmello (...) ou então não deveria criticar?

Não, pois, novamente, somos pontos fora da curva. Mais que isso, faz parecer que toda e qualquer crítica ao trabalho de alguém é injusta. Sim, tem hora que toda e qualquer crítica ou birra irrita, mas, primeiro, isso não invalida (...)
@arllynmello (...) as críticas construtivas. Segundo, e principalmente, tem gente que não constroi tais "credenciais" pois não tem oportunidade, não deu sorte ou, veja só, está trabalhando lá no chão de fábrica, criando os insumos para que materiais como o Nerdologia ou os livros dele (...)
@arllynmello (...) possam existir

Se eu posso explicar um documento em dois minutos no vídeo ou o Laurentino pode usar o Antonil no seu livro, é porque alguém ficou horas, meses, debruçado sobre tal documento. Escreveu teses, não best-sellers ou vídeo no Youtube. (...)
@arllynmello (...) Tem historiador enfurnado em arquivo sem tempo de escrever livro. E essa pessoa tem todo o direito de fazer as críticas que achar construtivas. E nem eu e nem o Laurentino Gomes temos obrigação de dar ouvidos, mas daí a achar que é só "ir lá e fazer" vai um pélago (...)
@arllynmello (...) E note que falei do Nerdologia, não dos meus podcasts, aí é outro contexto

Me fiz entender agora?

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Xadrez Verbal

Xadrez Verbal Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @XadrezVerbal

13 Jun
Em #Israel 🇮🇱, hoje, dez da manhã no horário de Brasília, Benjamin #Netanyahu será substituído como primeiro-ministro depois de doze anos ininterruptos, mais três de passagem anterior. O mais longevo PM da História país, e o primeiro nascido em Israel

Para entender melhor: (...)
(...) É importante ter algumas coisas em mente

Primeiro, Israel enfrentou quatro eleições em dois anos, sem conseguir formar uma coalizão de governo. São 120 assentos no parlamento, o Knesset, e uma coalizão precisava de ao menos 61 assentos

O maior partido é o Likud (...)
(...) de direita, partido liderado por Netanyahu, com 30 assentos. Para conseguir a maioria parlamentar, Netanyahu habitualmente costura alianças com os partidos da direita religiosa ultraortodoxa

Porém, parte da direita secular não quer formar uma coalizão com a (...)
Read 26 tweets
28 May
♟BREAKING NEWS

Alemanha reconhece oficialmente que a política colonial do país na atual Namíbia foi #Genocida

No então no Sudoeste Africano Alemão, entre 1904 e 1907, os povos herero e namaqua foram quase exterminados

Algo que repercute nas políticas alemãs de 30 anos depois
O comandante alemão das ações genocidas foi o general Lothar von Trotha, que via como uma guerra contra selvagens sequer humanos, 100 mil mortos

Ele foi para a reserva em 1910 e não lutou na Grande Guerra. Ainda assim, os nazistas o elevaram a "herói" e renderam homenagens(...)
(...) Isso acontecia por verem a violência colonial na atual #Namibia como uma "prova" da "superioridade" do homem branco, e também para legitimar ambições imperialistas alemãs

Hitler e os nazistas não estavam interessados em posses africanas, mas alguns setores estavam(...)
Read 9 tweets
26 May
Todos viram imagens do presidente Jair Bolsonaro no Equador, onde compareceu à posse de Guillermo Lasso. E onde foi filmado dizendo que precisava usar máscara para "não dar mau exemplo"

Alguém comentou outra questão aqui no Twitter e queria aproveitar pra falar de História(...)
(...) "Poxa, esses capacetes com um esporão e plumas, não eram alemães? Ou prussianos? Sei lá? O que tão fazendo no Equador?"

Sim, esse capacete, chamado em alemão de pickelhaube (literalmente "chapéu pontudo") se tornou icônico da Prússia do século XIX e do império alemão(...)
(...) Mas também é muito presente na História latino-americana

Especialmente após a vitória na Guerra Franco-Prussiana, em 1871, o exército alemão ganha ares de invencível, e muitos países ao redor do mundo vão contratar missões militares alemãs para adequarem(...)
Read 11 tweets
24 May
O WSJ publicou um relatório da inteligência dos EUA sobre a hipótese do coronavírus ter vazado do laboratório de Wuhan. Esse tipo de "vazamento" para a imprensa não é novo, aconteceu ao menos duas vezes quando Mike "Sesc Pompeia" Pompeo era o secretário de Estado (...)
(...) O interessante é que, se essa hipótese for confirmada, em longo prazo, vai dar tilt em muita gente

Pq? Tem pessoas que estão genuinamente interessadas em desvendar a sequência dos eventos, mas também existem os que defendem essa hipótese por interesse próprio(...)
(...) Para amenizar, justificar ou desviar o foco da própria incompetência ao lidar com a pandemia. Torna-se uma briga política de cachorro grande, e, em março de 2020, escrevi sobre o interesse do governo Trump na expressão "vírus chinês" (gazetadopovo.com.br/vozes/filipe-f…)(...)
Read 11 tweets
16 May
Jovem Pan noticia que "prefeitura da Cidade do México afirmou", em defesa de uma das panaceias ineficazes contra covid

Só que não existe "prefeitura da Cidade do México". A Cidade do México é distrito federal, como se fosse um estado. Falamos disso no podcast ao fim de 2018(...)
(...) Não se trata de mero preciosismo de terminologia

Mostra que a notícia não foi apurada e, principalmente, dificulta saber qual é a verdadeira origem da informação. Um estudo, segundo o @hfernandesbio, que não passou por revisão

Ouçam o Xadrez Verbal, higienizem as mãos
Um defensor da panaceia veio xingar e colou uma conferência de imprensa que supostamente prova essa eficácia da ivermectina

Os dados são apresentados desse estudo

Já fica claro que é análise não experimental, ou seja, sem todos os controles(...)

Read 7 tweets
27 Apr
Sobre as declarações do ministro Paulo Guedes hoje, sobre a vacina e o vírus, alguns pontos e correções

1, Quando ele diz "o americano tem cem anos de pesquisa" e "a vacina da Pfizer é melhor", é interessante apontar que, sim, os EUA possuem um setor (...)
(...) de pesquisa extremamente desenvolvido, atraindo vários dos principais cérebros do mundo. Só que, ao contrário da visão ideológica dele, a realidade é que isso é feito com muito incentivo e planejamento de Estado. Por ex, o número de startups na Califórnia? (...)
(...) Ligação direta com projeto de Estado ()

2, a vacina da Pfizer é desenvolvida em parceria com a BioNTech, empresa alemã fundada por descendentes de imigrantes turcos, algo que também não casa com o governo Guedes (xadrezverbal.com/2015/09/03/ref…)(...)
Read 8 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(