Gabriel Boric, vencedor das eleições primarias, principal aposta da esquerda para a eleição presidencial no Chile, ganhou com a ajuda da direita? Daniel Jadue, representante da coalizão Chile Digno, militante do PC chileno, foi prejudicado pelo anticomunismo transversal? #fio 👇
No dia 18 de julho o Chile foi às urnas mais uma vez para eleger seus candidatos à disputa presidencial que irá acontecer em novembro. Dois candidatos sairam vencedores: Gabriel Boric, por Apruebo Dignidad (esquerda antineoliberal); e Sebastián Sichel, por Chile Vamos (direita).
Na semana anterior à primaria, começou a circular uma tese de q votantes da direita iriam se mobilizar a favor da candidatura do deputado Boric, com o objetivo de impedir que Jadue fosse o candidato presidencial da esquerda radical em novembro. Que tão verdadeiro é essa teoria?👇
Com dados em mãos (via @ServelChile) podemos constatar que isso não é bem assim. Ainda que em comunas como Las Condes (classe média alta) observamos voto "estratégico" de eleitores tradicionalmente de direita em Boric, isso NÃO explica sua vitória de ampla margem sobre Jadue. 👇
Se isso aconteceu (e não duvido que de fato tenha sido um pequeno elemento) NÃO FOI DETERMINANTE para a vitoria de Gabriel Boric sobre o candidato do PC Daniel Jadue, pois Boric ganhou em 80% das comunas da Região Metropolitana, e ganhou também em TODAS as regiões do Chile. 👇
Os votos das comunas do "rechazo", as 3 comunas da classe dominante na Região Metropolitana (anticomunismo com certeza), hoje NÃO são suficientes pra justificar a vitoria do Frente Amplio sobre Chile Digno (Jadue). Sejamos honestos, vejamos as fontes e não teoria da conspiração👇
Se retiramos as comunas Las Condes, Vitacura e Lo Barnechea (as 3 comunas do "rechazo") da equação, Boric ainda ganharia com ampla diferença, portanto, não é um argumento válido dizer que o FA ganhou "porque mobilizou eleitores de direita". Se isso aconteceu, NÃO FOI determinante
Outro elemento ara contribuir ao debate: a direita tocou seu teto de votação com seus 4 candidatos. Para o plebiscito, o "rechazo" fez 1,5 milhões de votos, e nas primárias fez 1,35 milhões. Para essa disputa, os Republicanos não puderam votar (não paricipavam das primarias). 👇
Se houve votos de direita pra Boric, foram anedóticos e não determinantes. A direita já estava complicada em sua própria disputa interna pra ir influenciar em @ADignidadCL levantando mais votos e visibilidade pra esquerda. Isso é um esforço q não conseguem mover hoje nem pra si.
Sobre "votos da Concertación", penso q é uma péssima análise. Era mais conveniente pra Concerta q Jadue ganhasse, pra poder jogar com o discurso anticomunista e de governabilidade. Com Boric a Concerta fica sem jogo, pois o discurso do "diálogo e da amplitude" já está capturado.
Faço esse fio pois algumas pessoas me procuraram depois q viram circular no twitter esse tipo de "justificativa" simplificada, a qual não contribui em NADA pra explicar os processos políticos no Chile. Sejamos mais sérios e criteriosos. Não é dessa forma q vamos superar a direita
É muito complicado reclamarmos da despolitização espalhada pela ultra direita quando vamos por simplificações tiradas de textões de rede social, sem analizar dados concretos para supostamente "politizar" nas redes sociais. Isso não condiz com o materialismo histórico dialético.
É muito enviesada a análise de q Jadue representava a totalidade da revolta de 2019. O estallido social no Chile foi heterogêneo, inorgânico, muito diverso. Talvez Jadue representava anseios de uma parte, porém Boric provou q tb representa um setor importante e isso se sobrepôs.
O PC (junto com Jadue e Camila Vallejo) foi parte da Nueva Mayoria durante 5 anos, de 2013 a 2018. Foi base do duopólio, de um governo que reprimiu e encarcerou mapuches, que votou a favor de uma lei trabalhista q deixou professores sem plano de carreira. mas nada disso se fala.
Parte da esquerda (completamente perdida) aponta Boric como "INIMIGO infiltrado" enquanto passa pano para o período de 5 anos onde o Partido Comunista chileno foi BASE de um governo neoliberal. Hoje o cenário é outro, o PC saiu da Nueva Mayoria e é nosso aliado. E o mais grave 👇🏽
APAGA COMPLETAMENTE o trabalho das feministas dentro do Frente Amplio, apagam que a chefe de campanha de Boric é feminista, a vozeira da campanha do FA é uma feminista histórica no Chile, e o PROGRAMA escrito tem feministas coordenando (eu inclusive coordeno um) em muitas áreas!
*(eu inclusive estou na coordenação de um dos grupos programáticos)

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Sabrina Aquino 💚

Sabrina Aquino 💚 Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @sabrinanaquino

12 Jul
A mídia brasileira, ao invés difundir o vídeo como denúncia REPUDIANDO a violência contra mulher e a violência contra uma criança que presencia a agressão (alô ECA!), acaba por dar mais visibilidade ao agressor pois apenas ~relata~. A imprensa brasileira é a principal responsável
O cara é filmado (filmado!) espancando a ex mulher diante da filha bebê, sacode o carrinho da criança em claro sinal de que seria capaz de agredi-la tb, e não só não está respondendo na justiça por isso, como ganhou MILHARES de seguidores na internet. Surpresa? Nem um pouco.
Foi esse mesmo "fenômeno" que nos trouxe Bolsonaro ao poder.

A mídia brasileira PRECISA ser democratizada, precisamos falar sobre acabar com o monopólio dos meios de comunicação no BR.

Senão, jamais vamos acabar com os discursos dominantes q justificam a barbárie no nosso país.
Read 10 tweets
11 Jul
Creio que o mito sociológico na verdade mora na concepção de "elite benevolente", não só no Brasil, mas em qualquer lugar. Sinceramente... isso de "nossa elite" tem que acabar assim como a elite propriamente dita de qualquer coisa, também como a burguesia, obviamente.
Se a gente concorda que toda riqueza é oriunda de exploração, por que diabos a ideia de que possa existir uma classe cheia de privilégios (acumulação) que ao mesmo tempo seja boazinha, e *republicana*? Qual o sentido?
(a pergunta é retórica, porque o sentido é: domesticação para eliminar o antagonismo de classe.)
Read 4 tweets
30 May
Essa tática de atirar nos olhos de manifestantes não é nova na América Latina. E vamos puxar na memória: a policia brasileira usou e abusou dessa tática nas jornadas de Junho de 2013/2014. Técnica que aprendeu com a policia de Israel, diga-se de passagem.
No Chile, Carabineros gostaram da ideia e mutilaram mais de 400 olhos na revolta de 2019. Centenas de chilenos hoje precisaram formar uma organização para exigir reparação do Estado.

Também há registros de muitos olhos mutilados pela policia na Colômbia. São sádicos assassinos.
É necessário fazer memória, porque o fotógrafo Sérgio Silva foi atingido por bala de borracha em 13 de junho de 2013 na cobertura de passeata pacífica do MPL em SP. Sergio ainda foi responsabilizado pelo Estado por ter sido vítima da polícia.

g1.globo.com/sp/sao-paulo/n…
Read 6 tweets
17 May
Não tenho condições de escrever nada muito elaborado sobre o Chile, mas a verdade é o que estamos vivendo aqui nas #Elecciones2021CL é algo histórico e lindo 😭💜

E pra não perder alguns raciocinio, vou deixar registrado pq não posso dormir de tanta euforia. Segue o #fio 🧵
- Éxito rotundo da aliança Frente Amplio e Partido Comunista, que será importante para marcar tendência, dar a linha nas eleições presidenciais;
- Direita e Concertación (duopólio) são os grandes perdedores dessa eleição (hahaha);

👇🏼
- Direita ficou abaixo dos 2/3 que precisava pra conseguir vetar as transformações da #ConvenciónConstitucional. Isso é importante pq enterra de vez a polêmica com os "tercio que amarrava a nova constituição" q rondava o Acordo Pela Paz;
- DC só coloca 2 constituintes (hihihi)👇🏼
Read 8 tweets
16 May
Eleições no Chile, alguns pontos:
Hoje é o 2° dia de sufrágio de uma eleição atípica e muito importante, pois além de decidir prefeitos, vereadores, tbm se vota pela 1a vez para governo regional (era cargo designado pelo presidente) e também os/as 155 assembleistas constituintes.
O voto no Chile não é obrigatório, o q joga contra a participação cidadã, tento em vista a crise de representatividade, despolitização, pandemia, e meios de comunicação tradicional que mais atrapalham q ajudam a elucidar como funciona o sufrágio de hoje com muitas opções de voto.
Nos preocupa muito a participação porque é ela quem legitima o processo democrático. E menos gente votando sempre favorece a direita, principalmente quando se usa o método D'hount pra distribuição de votos nas listas de pactos eleitorais com 7 listas da esquerda e UMA de direita.
Read 9 tweets
29 Dec 20
Ontem, por causa de um incômodo que manifestei por ver chacota com um cântico de marcha, que concordando ou não, evoca memória feminista, recebi uma avalanche de hater. Aparentemente, disputa política não existe. Tudo é estático, dialogar com metáfora é imposição, silenciamento.
Há alguns bons anos atrás eu costumava dizer brava que usar o argumento "e se fosse sua mãe e se fosse sua filha?" é patriarcal pois apela ao raio de propriedade masculina sobre as mulheres para implorar respeito, e que não deveria ser assim pois nossa humanidade (+)
não deveria vir atrelada ao postulado do direito à propriedade masculina sobre nossa existência.

Hoje o negócio tá tão feio q já mandei essa crítica às favas (pelo menos por agora). Nas marchas, quando começam a cantar "podría ser tu hija, podría ser tu hermana", canto junto.
Read 10 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(