1/32
As vacinas serão capazes de segurar a #COVID19 sozinhas? Provavelmente não sozinhas. Tem circulado por ai que com o R0 alto da variante #Delta, é necessário até uns 90% da população vacinada para extinguir a COVID. Há problemas nessa estimativa, mas não é o fim. Segue o 🧵
2/32
Essa estimativa vem de modelos epidemiológicos compartimentais, que dividem a população em compartimentos. Por exemplo, um modelo SIRD divide a população nos grupos susceptíveis (S), infectados (I), recuperados (R) e mortos (D).
3/32
A dinâmica da epidemia é governada por taxas de transferência entre estes compartimentos.
4/32
Aqui é a visualização de um desses compartimentos que eu e o @joaop_valeriano utilizamos em um dos nosso trabalhos. Nesse caso a gente tem um modelo SEIRD, com pessoas susceptíveis, expostas (durante o período de incubação), infectadas, recuperadas e mortas.
5/32
Você pode deixar o modelo o quão complexo quiser, para incluir mais características únicas da sua epidemia.
Mas Pedro, de onde vem ai esse limiar para a imunidade coletiva?
6/32
Nesses modelos, há um ponto chamado de ponto de equilíbrio livre de doença, que é o ponto onde a doença é eliminada por falta de indivíduos susceptíveis.
7/32
É possível calcular esse ponto para o modelo que você tem. Os mais famosos do mundo, são os modelos SIR(D) e SEIR(D). Neles, esse equilíbrio é atingido quando uma fração f_v = 1 - 1/R0 da população é infectada.
8/32
Dessa forma, sabendo o R0 da doença, pode-se estimar quantas pessoas precisam estar imunizadas para que a doença acabe de vez. Nessa imagem aqui, vemos que para a cepa original do SARS-CoV-2, que possuía R0 entre 2.4 e 2.6
9/32
Este limiar fica em torno de 60% da população imunizada (caso não haja nenhuma medida de contenção).
10/32
Para a variante Alfa, que tem um R0 de 4 a 5, o limiar fica mais perto de 80%. Portanto, se quiséssemos eliminar a #COVID19 de vez, sem ajuda de medidas de intervenção, precisaríamos vacinar 80% da população. doi.org/10.1126/scienc…
11/32
Há estimativas que a #Delta tenha um R0 até talvez 8. O que colocaria este limiar lá para 90% da população. Não vou nem entrar aqui no ponto de o quão difícil é isso sozinho em alguns países, devido aos altos índices de rejeição à vacinação.
12/32
Como eu falei no 1º tweet, tem 2 problemas principais nessa estimativa. O primeiro deles é que ela assume que a imunidade é 100% protetora, ou seja, ninguém nunca vai se reinfectar (ou se infectar, caso seja vacinado).
13/32
Sendo assim, é necessário um modelo que inclua a eficácia das vacinas para refazer esta conta. Este modelo proposto recentemente leva em conta isso, além de várias outras coisas como utilização de máscaras pela população doi.org/10.1101/2020.1…
14/32
Levando a eficácia diferente de 100% em conta, o limiar de imunidade coletiva é corrigido para f_v = (1 - 1/R0)/ε, onde ε é a eficácia da vacina. Note que se ε = 1 (eficácia 100%), retornamos à forma comum de se estimar o limiar de imunidade.
15/32
Agora, podemos ver como fica esse limiar em termos da eficácia da vacina (eixo x) e do R0 (eixo y). Há nele uma região que chamei de "região proibida". A partir dela, é necessário vacinar + de 100% da população. Significa que a doença não é controlável apenas pela vacina
16/32
Cada cor representa um intervalo de 0.1 na fração necessária para ser vacinada. Notem que a eficácia aqui é eficácia contra a infecção/transmissão, não contra a doença em si, que é o que é medido nos estudos de fase 3.
17/32
Essa eficácia provavelmente é menor do que a eficácia contra a doença. Vejam que mesmo com uma vacina 90% eficaz contra a transmissão, seria necessário vacinar entre 83 e 88% da população.
18/32
Se fossemos considerar a #Delta, com seu R0 de até 8, com uma vacina 90% eficaz contra a transmissão, precisaríamos vacinar 97% da população. Ou seja, sem chance.
Porque sem chance?
19/32
1º porque qualquer vacina com uma eficácia contra transmissão menor que 87% cai na região proibida, para um R0 = 8. Nem vacinando 100% da população, a doença é erradicada e dificilmente teremos vacinas mais que 87% eficazes em prevenir a transmissão da doença em si.
20/32
2º porque sempre há uma parcela da população que não pode ser vacinada por condições de saúde ou rejeição
21/32
Então vamos ter que conviver com a COVID para sempre?
Não necessariamente, aqui entra a ação conjunta de vacinas + medidas de intervenção. Se as vacinas não conseguem barrar a transmissão assim, a solução é diminuir o R!
22/32
Aqui entra a limitação 2 dessa estimativa. Esses modelos consideram uma população homogênea, ou seja, que a densidade populacional é a mesma em todos os locais. O que não é verdade.
23/32
Em um trabalho recente que eu e o @joaop_valeriano apresentamos na @smb2021, a gente mostrou que a fração de pessoas contaminadas em uma região pequena (um bairro, por exemplo) pode ser drasticamente diminuída com uma mobilidade baixa e uma densidade de pessoas baixa.
24/32
Nesse gráfico:
eixo x = mobilidade dos indivíduos
eixo y = densidade populacional na região
Cores mais fortes representam uma maior fração de infectados. Testamos várias distribuições etárias diferentes na população para ver se tinha diferença. Não tem
25/32
Como a fração de pessoas contaminadas está relacionado com R0, a gente mostrou que o R0 efetivo é altamente sensível à mobilidade e densidade de pessoas. Somando isso à utilização de máscaras, é possível obter-se uma redução considerável de R0. doi.org/10.1126/scienc…
26/32
Sendo assim, o melhor cenário para se extinguir a COVID é sim com vacinação, mas TAMBÉM com auxílio de medidas de intervenção doi.org/10.1016/S1473-…
27/32
Somando estes dois efeitos, podemos diminuir o R0 para um patamar onde as vacinas possam terminar o trabalho e destruir a COVID de uma vez por todas.
28/32
Já foi mostrado que com intervenção, é possível reduzir o R0 em quase 80%. Para a #Delta, isso significaria uma redução para 1.6. Neste cenário, qualquer vacina com uma eficácia contra transmissão maior que 40% conseguiria acabar com a #COVID. doi.org/10.1126/scienc…
29/32
Mas então vamos ter que usar máscaras e não aglomerar para sempre?
Não, apenas até a COVID ser erradicada.
30/32
Lembrando que não adianta manter o R0 próximo de 1 (nível endêmico) e aceitar conviver com isso, pois é isso que propicia o surgimento de variantes como a P.1 (Gama) doi.org/10.1038/s41591…
31/32
E se isso ainda não funcionar?
Também não o fim, esse trabalho discute a possibilidade da COVID se tornar uma doença pouco letal, que circula muito em crianças, fazendo com que elas adquiram imunidade contra a doença desde pequenas.
doi.org/10.1126/scienc…
32/32
Mas para isso, ainda é importante proteger a população com as vacinas.
Para resumir:
- Vacinas sozinhas muito provavelmente não irão exterminar a COVID.
- Precisamos adotar máscaras e algumas medidas de distanciamento se quisermos extinguir a COVID.
- Mesmo que isso falhe, a COVID não vai ser todo esse perigo para sempre.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Pedro Cintra

Pedro Cintra Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @pedrocintra52

29 Jul
Faz um bom tempo que não faço essa atualização aqui. Estimativa mais realista do numero total de mortos por #COVID19 no #Brasil 🇧🇷 até a 30º semana de 2021: 648373 [634257 - 665328]. Image
Eu uso os dados do nowcasting, apresentado pelo @leosbastos para corrigir pelo atraso de notificação, e os boletins de SRAG de 2016 até 2019 para gerar o "background" que é subtraído da estimativa de nowcasting
Já expliquei a lógica por trás dessa estimativa aqui
Read 4 tweets
22 Jul
Decidi traduzir para português o fio da @celinegounder envolvendo sistema imunológico e as vacinas, para facilitar o alcance para quem não sabe inglês.
I decided to translate @celinegounder's thread to portuguese to help those who can't understand english
A partir daqui tudo foi traduzido direto do fio, exceto um único comentário meu a respeito da tradução de "breakthrough infection". Foi uma tradução livre minha, peço perdão se algum termo não tiver tido a tradução correta. Espero que gostem :)
1/ Aqui vai uma revisão compreensível dos dados a respeito da NECESSIDADE DE DOSE DE REFORÇO.

O DETALHE MAIS IMPORTANTE:
SE VOCÊ NÃO SE VACINOU CONTRA A COVID, AGORA É A HORA!

Eu vou por um Threadreader no final para quem acha mais conveniente para ler/compartilhar.
Read 155 tweets
19 Jul
Ainda acompanhando os casos e óbitos por #COVID19 na 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿Escócia. Notem como agora neste 3º surto os casos estão bem mais concentrados nos mais jovens, ainda não vacinados Image
Notem também como os óbitos não aumentaram seguindo o aumento de casos, atestando mais uma vez a segurança das vacinas contra a severidade da doença. A vacinação agora começa a cobrir a galera de 40-49 com a 2ª dose por la Image
Se você não ta acostumado com esses gráficos de mapa de calor ai em cima, eu expliquei como se lê eles rapidinho nessa thread curta
Read 9 tweets
1 Jul
Já que sou voluntário da fase 3 da vacina CoVLP da @medicagoinc contra a #COVID19 . Vou fazer uma thread explicando os resultados de fase 1 e 2 dela :)
A vacina da Medicago é uma vacina de partícula pseudoviral (VLP), daí o nome CoVLP (Coronavirus like particle). Essa VLP é igual ao vírus, mas não carrega um material genético dentro, então não pode se replicar! Serve apenas como um "esqueleto" do vírus para o corpo reconhecer
A VLP é produzida usando uma planta de tabaco selvagem para cultivar as proteínas e montar a VLP. en.wikipedia.org/wiki/Nicotiana…
Read 21 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(