O investimento em educação cresceu substancialmente; as condições e padrões nas escolas melhoraram muito; a educação rural foi fortalecida e grandes avanços foram feitos para garantir a igualdade de acesso à educação.
[2] O ensino obrigatório gratuito está disponível em todo o país. Em 2020, a taxa de conclusão da escolaridade obrigatória gratuita de nove anos era de 95,2 por cento; nesta métrica, a China atingiu a média dos países de alta renda.
[3] A taxa bruta de matrícula da China no ensino médio foi de 91,2%, maior do que a média dos países de renda média alta. O ensino profissionalizante se desenvolveu rapidamente e o ensino superior está passando do acesso em massa para o acesso universal.
[4] Em 2020, cerca de 9,7 milhões de alunos de graduação e 1,1 milhão de pós-graduados matriculados em faculdades e universidades.
Sim, a China tem o maior sistema educacional do mundo! 😳
[5] Em julho de 2020, havia 10,71 milhões de alunos fazendo o Exame Nacional de Admissão ao Ensino Superior (Gao Kao). O investimento em educação representa cerca de 4% do PIB total da China.
[6] Em 1986, o governo chinês aprovou uma lei de educação obrigatória, tornando nove anos de educação obrigatória para todas as crianças chinesas. Hoje, o Ministério da Educação estima que mais de 99% das crianças em idade escolar receberam educação básica universal de nove anos.
[7] Em abril de 2019, o Ministério da Educação da República Popular da China anunciou que um total de 492.185 estudantes internacionais estavam estudando na China em 2018. Os estudantes internacionais se inscreveram em mais de 1.004 instituições de ensino superior na China.
[8] Sobre a Lei do Ensino Superior da República Popular da China:
Artigo 5º: A tarefa do ensino superior é formar pessoas para se tornarem especialistas seniores, imbuídos do espírito de criatividade e capacidade de prática, para desenvolver a ciência, a tecnologia (...)
[9] (...) e a cultura e para promover o impulso de modernização socialista.
Artigo 6º: Tendo em conta a necessidade de desenvolvimento econômico e social, o Estado formula planos para o desenvolvimento do ensino superior, dirige instituições e o promove de várias formas.
[10] As avaliações de disciplinas do Times Higher Education China revelam como mais de 1.500 universidades globais, incluindo 90 na China continental, estão tendo um desempenho em 89 disciplinas diferentes classificadas pelo Ministério da Educação chinês (MoE).
[11] As instituições recebem uma nota entre A + e C- em cada disciplina, com base em seu desempenho em quatro áreas principais: ensino, pesquisa, perspectiva internacional e transferência de conhecimento.
[12] No geral, os resultados revelam que a China tem uma nota média de B + nas avaliações, acima da média global de B.
O desempenho da China está no mesmo nível de alguns outros grandes sistemas desenvolvidos de ensino superior (...)
(...) incluindo Reino Unido, Estados Unidos e Canadá e acima de vários outros, principalmente França, Japão, Rússia e Coreia do Sul.
Em menos de um mês autoridades de alto nível da segurança estadunidense visitaram duas vezes o Brasil para sabotar a participação da empresa chinesa de alta tecnologia, a Huawei, no leilão do 5G.
Segue o fio comigo pra entender! 👇
[1] No início de julho, o chefe da CIA, William Burns, fez visita sigilosa ao Brasil e reuniu-se com Bolsonaro e ministros. Após menos de um mês, uma nova visita para interferência dos EUA em assuntos nacionais, agora com Jake Sullivan.
[2] O Conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos ofereceu, sob condição do veto brasileiro à Huawei, apoio à entrada do Brasil na OCDE e como observador na OTAN, além de dialogar sobre empréstimos com governadores da Amazônia Legal.
A China está em 1º lugar nas Olímpiadas, e isso não é um acidente de percurso. Articulando esforços produtivos, em infraestrutura e voltados também à saúde, as medalhas chinesas são reflexos de uma política de Estado de desenvolvimento da indústria do esporte. Eu te explico 👇🏾
1. Até agora, na metade dos Jogos Olímpicos de Tóquio, a China já ultrapassou suas medalhas de ouro dos Jogos anteriores. O país lidera o quadro de medalhas com 32 ouros, 21 pratas e 16 bronzes, seguida pelos EUA. O anfitrião, Japão, está em 3º lugar.
2. De 1993 a 2008 o orçamento voltado ao financiamento nacional e provincial dos esportes passou de cerca de 1bi yuans para mais de 24bi yuans.
Fonte: GAS (1993 - 2008) Statistical Yearbook of Sport 2008. Beijing, China: General Administration of Sport.
[THREAD] 1,4 bilhão de pessoas, e ainda assim a China conseguiu erradicar a pobreza extrema no país. Como isso foi possível? Segue o fio que eu te explico. 👇
[1] Em 25 de fevereiro deste ano, o governo chinês anunciou que a pobreza extrema havia sido abolida do país, uma vitória histórica que teve seu processo iniciado ainda na Revolução Chinesa, há sete décadas atrás.
[2] Na fase iniciada em 2013, o governo chegou a gastar 1,6 trilhão de yuans para construir 1,1 milhão de km de estradas rurais, levando acesso à internet a 98% dos vilarejos pobres, reformando casas para 25,68 milhões de pessoas e construindo novas moradias para 9,6 milhões.
Para uma Comunidade global de futuro compartilhado 🇨🇳 🌍
Sobre as vacinas chinesas e o combate à COVID-19, segue o fio 🧵 🧶
1. Bem público global: A China forneceu ao mundo mais de 570 milhões de doses de vacinas contra a COVID-19, o que faz do país o maior fornecedor de vacinas. Capacidade chinesa de produção de vacinas contra Covid-19 chegou a 5 bilhões de doses ao ano.
2. A China forneceu vacinas para mais de 100 países. E diferente de países como EUA e Reino Unido que priorizaram uma vacinação local, o país vacinou sua população e doou matéria-prima e vacinas para o mundo de forma equânime.
Desenvolvimento e Institucionalidade trabalhista
A experiência chinesa desmantela o que se convencionou chamar de a “Hipótese de Direitos”, recolocando o papel do Estado e da política no centro do debate sobre desenvolvimento nacional ao Sul do mundo.🧶
A “Hipótese de direitos” dando centralidade aos instrumentos jurídicos para garantia dos contratos e da propriedade, impõe certa receita para o desenvolvimento nacional com mínima intervenção estatal e pré-requisitos institucionais voltados à garantir a eficiência do mercado
visando um ambiente que, pelo menos teoricamente, atrairia o investimento privado e promoveria a especialização produtiva. Na China observamos não só a utilização de normas e instituições para a “criação de mercado” a partir de 1.978, como também a sofisticação de um arranjo
Nota sobre China, PCCh, políticas de igualdade de gênero e perspectiva histórica 🧶
Dados descontextualizados do processo histórico de cada país dizem muito pouco da realidade concreta. É necessário implicar as questões em perspectiva histórica, inclusive os debates sobre gênero.
Enquanto a partir de 1800 no Ocidente as mulheres brancas se organizavam em torno da pauta do sufrágio, as mulheres chinesas eram exploradas pelo colonialismo britânico.
Em 1920, nos EUA, as mulheres conquistam o direito ao voto - o mesmo direito só chega aos negros(as) em 1965 na grande democracia - enquanto a China era golpeada pelo Tratado de Versalhes que entregava parte do território chinês antes controlado por alemães, para o Japão.