Com forte adesão à vacinação, parece que o foco na desinformação sobre vacinas é super dimensionado no Brasil. A realidade é que as redes sociais levaram ao caminho inverso das fake news. E isso deveria ser mais estudado, ainda que pese todo mercado epistemológico sobre o tema.
A pressão por acelerar a compra das vacinas, em investigar negligência de Naro, o mix de entretenimento e info (pifaizer!), o trabalho de mídia social de gov estaduais e municípios, a memetização da campanha #VivaOSUS, as fotos estilo blogueirinho, shows no centro de vacinação...
Há ainda os mutirões entre amigos e familiares que o agendamento virtual proporcionou, reatando laços de solidariedade, em que uma pessoa agenda para aquela q não pode ficar 24h por dia na internet ou tem acesso ruim à banda larga.
O Brasil se transforma em laboratório contra a desinformação em torno da vacinação. No período do medo, Bolsonaro deitou, rolou e financiou o engodo do tratamento precoce. Mas foi derrotado. Essa adesão é o melhor sintoma da baixa popularidade do presidente.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Fabio Malini

Fabio Malini Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @fabiomalini

13 Aug
Eu tenho uma história bem boa sobre vacinação. Fui tomar a minha segunda dose. E uma mulher (~55 anos) me perguntou se eu podia tirar uma foto dela recebendo a dose. Eu disse tudo bem. Mas ela perguntou se eu teria problema com o cartaz dela. Eu me antecipei e disse q ñ.
Ela insistiu dizendo que talvez eu não curtiria o cartaz. Eu perguntei como assim. Ela disse que não era um cartaz fora bolsonaro. Ela estava toda trabalhada num vestidão bonito amarelo. Daí eu saquei. E disse que procurasse outra pessoa, pois não compactuava com Bolsonaro.
Daí ela ficou um bom tempo procurando alguma alma que tirasse a foto com o cartaz "obrigado, Bolsonaro". O cartaz, lindinho, todo escrito à mão. Enfim, tomou a vacina, tirou foto e se manifestou favorável à figura. E daí fiquei me questionando...
Read 5 tweets
4 Jul
às 23h, a rede bolsonarista (marrom) repercutia as imagens de vidraças quebradas, do banco Santander incendiado por manifestantes e de brigas entre integrantes do PCO e PSDB. As imagens se tornaram "ótimas" para alimentar a ideia do #3J como protesto violento e intolerante.
Nesse período, o ator de maior relevância foi a Polícia de São Paulo, narrando em primeira mão as ações incendiárias na manifestação. Isso ajudou o presidente a jogar luz na "narrativa do vandalismo", enfraquecendo a agenda anti-corrupção dos atos.
A "escudo anti-RTs" do bolsonarismo voltou então ao seu estado normal (25% do total de interações), obtendo seus vídeos e imagens para circular pelos seus grupos, perfis e canais para servirem de "respiro" à artilharia pesada que recebeu hoje das ruas.
Read 7 tweets
3 Jul
Às 18h, os atos #3JForaBolsonaro bateram mais de 500k de postagens no Twitter. De novidade, a redução do escudo bolsonarista na plataforma em relação ao #19JForaBolsonaro. Nessa hora, naquele dia, eram 25% das interações dos RTs batendo nos protestos. Hoje, 9% (marrom).
A baixa contenção bolsonarista pode estar associada à dificuldade de resposta ao tema da corrupção. Caso afrontem às ruas, a situação pode piorar ainda mais, com atos sendo convocados mais rapidamente, pressionando ainda mais o Congresso.
Sobre a linguagem do #3J (18h).
Minerado os termos mais coassociados nas 246k postagens de 13h às 18h, o enquadramento de 'bolsonaro' continua sendo de 'genocida' e 'corrupto'. E aparece SP como novo eixo do que se deve relatar.
Read 4 tweets
3 Jul
Analisando o comportamento da hashtag #3J, de 9h às 13h de hoje, é simples de diagnosticar que o aquece nas ruas ocorre, em paralelo, ao aumento de temperatura nas redes, protagonizado por uma multiplicidade de participantes ligados à agenda da esquerda (#ForaBolsonaro).
A Linguagem do #3J. Pela manhã, as manifestações mostram suas territorialidades (com RJ, no centro). Aparece, dessa vez, o termo 'corrupto' associado aos tópicos 'jair', 'bolsonaro', 'cadeia'. É incorporado ao repertório do ciclo de luta antibolsonarista o tema da corrupção.
As lideranças de esquerda vão capturando da extrema direita a agenda política do corrupção, que passa a ser combinada com um evento (roubo na compra de vacina), um sujeito-autor (Bolsonaro) e um antagonista (ruas).
Read 5 tweets
26 Jun
A repercussão da #CPIdaPandemia atingiu o pico de publicações em um único dia: 812.530 postagens só ontem (25). Quase 350 mil usuários atentos. na última semana, ao trabalho da CPI.

A questão é: esse ruído alto sobre a corrupção no governo Bolsonaro se manterá?
Todo pico de viralização tende a uma decantação em 48 horas (em média). Nesse sentido, o governo deu sorte. No final de semana, cai a carga interativa nas redes sociais. Com isso, poderá se recompor com ajuda da fanbase (on e off). No domingo, o depô na CPI será algo do passado.
Qual fato novo num final de semana? É o presidente discursando na motociata. A rapaziada repercutindo isso na tevê e nas redes. Versões novas dos spin doctors pipocando. Daí o presidente chegará no domingo no zero a zero. E vida que segue.

Exceto ...
Read 7 tweets
31 Mar
A nova retórica do presidente Bolsonaro repete a mesma tática usada em 2020. Antes, endereçada contra a vacina. Agora, contra as restrições do lockdown.
Em outubro de 2020, em franca campanha contra a coronavac, a rede bolsonarista destinava tempo e dinheiro para desqualificar a "vacina de Dória", gerando amplo domínio sobre o tema no Twitter, conforme se vê (mancha marrom) no grafo.
Em março de 2021, tendo que engolir à seco o sucesso da coronavac, Bolsonaro mudou a rota. Abraçou para estrangular o termo lockdown, rotulando-o como medidas contra o trabalhador.

O lockdown passou a ser o centro da retórica negacionista de Bolsonaro. E anima seus apoiadores.
Read 9 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(