Parceria muito boa com Matheus Maciel apontando as limitações quanto ao status vacinal das internações por #COVID19 no sistema nacional: SIVEP-Gripe. Vale lembrar que esse sistema deve ser motivo de orgulho do país, mas ainda possui lacunas importantes que afetam as análises
Atualmente, a única maneira de acompanhar a efetividade das vacinas e percentual de internações entre vacinados e não vacinados acaba sendo o cruzamento de dados nominais entre SIVEP-Gripe (registro das internações por SRAG) e SI-PNI (registro das aplicações de vacinas).
Além de extremamente trabalhoso (especialmente no nível nacional), ainda há o problema de que alguns estados possuem sistemas paralelos, atrasando ainda mais o registro de dados, além do fato de que acesso a bancos nominais é restrito por motivos óbvios.
Ter essa info disponível diretamente no SIVEP é de extrema importância. Reparem o percentual de registros do mês de julho, por faixa etária, sem informação ou com informação incompleta que não permite avaliar o status vacinal (dados atualizados com o banco até semana 32/2021).
Obs.: antes de se assustar com o percentual de casos de #SRAG, classificados como #COVID19, com vacinação completa nas faixas 70-79 e 80+, lembra que a cobertura de 2a dose nessas faixas já é altíssima, na casa dos 85% - 90%.
Além disso, o *número de casos* nessas fx é proporcionalmente mais baixo do que em momentos anteriores, antes da vacina. Ou seja, está cumprindo seu papel, sim.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Marcelo F C Gomes

Marcelo F C Gomes Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @marfcg

18 Aug
Buenas, povo. Atualização #InfoGripe semana 31 de 2021 (até 14/08/2021).
Situação da #COVID19 se agravando novamente, infelizmente. Pra ilustrar, segue painel desta semana e o da anterior. ImageImage
Basicamente confirmando a interrupção de queda no número de novos casos semanais a nível nacional e mantendo o indicativo de possível início de retomada do crescimento. Image
O estado e capital carioca em particular mantém sinal de alerta para retomada do crescimento, não apenas interrupção de queda ImageImage
Read 11 tweets
18 Aug
Continha de padaria, só pra lembrar q "calma, 100% nem o Inter de 79, mesmo invicto".
Partindo dos 19 casos graves em 5,8mil pessoas, isso daria ~3 casos graves em 1mil supondo exatamente a mesma incidência acumulada.
Portanto, não é adequado dizer que a efetividade é 100%.
Isso não quer dizer que é ruim, que não funciona nem *nada* disso. Os dados relativos à ocorrência de pneumonia sugerem que a Coronavac, após 2 doses, mantém-se efetiva mesmo na presença da Delta, como já observado para outras vacinas.
Obs.: uma das limitações é o fato de os dados não estarem estratificados por vacina. Outra é o tamanho pequeno com janela temporal relativamente curta (um dos motivos para não ser possível avaliar efetividade para casos graves, desfecho esse que não está bem definido no artigo).
Read 7 tweets
17 Aug
Repitam comigo: cobertura de 1a dose em população adulta não é cobertura vacinal na população. Cobertura vacinal é cobertura vacinal *completa*, d pref na pop total.
"Ah, mas 1a dose já tem boa eficácia".
Sim e não. Tem para caso grave, não para caso leve. Que dirá p transmissão.
Portanto, qualquer medida de "volta ao normal" baseado apenas em cobertura de 1a dose em população adulta não deve ser interpretado como algo epidemiologicamente seguro.
Fonte da tabela acima:
Public Health England, COVID-19 vaccine surveillance report Week 32.
assets.publishing.service.gov.uk/government/upl…
Read 4 tweets
9 Jul
Análise indireta do efeito da campanha de vacinação nas faixas etárias acima de 60 anos (cuja cobertura D1+D2 está mais avançada).
Repara como as incidências nas faixas 60-69, 70-79, e 80+ após o pico de março mantiveram queda até patamar inferior ou similar ao momento menos pior de 2020 (~outubro, semanas 40-44). Já as fx <60 formaram platô superior aos picos de 2020
Ao analisar a distribuição de casos semanais por fx etária, vemos duas coisas: (a) diminuição esperada das fx + altas durante a fase de crescimento acelerado (fev2021~SE4), mas essa queda se mantém após o pico, e há defasagem entre 80+ e 60-79 (cuja vac foi posterior).
Read 16 tweets
8 Jul
Pozolha che, pra mim é, antes de mais nada, ser um questionador. É não se contentar com o sim pelo sim, o não pelo não, o é porque é. É ser explorador/a do conhecimento e do pensar.
Mas a ciência, mesmo nas exatas, não deve, em geral, se encerrar em si mesmo. O cientista não deve, em geral, se abster do contexto social em que sua área de atuação está inserida, sob risco de adotar práticas inclusive desumanas em nome da ciência pela ciência
No discurso de formatura da minha turma no IF-UFRGS eu disse +/- isso: a física nos permite explorar e entender melhor o universo, melhorar nossa qualidade de vida. Mas também nos permite desenvolver bombas. Cabe a cada um de nós escolher o q faremos com esse conhecimento.
Read 4 tweets
12 May
#InfoGripe com as atualizações de #SRAG no pais até a semana 18 de 2021 (02/05-08/05)
Capitais (1/2):
Capitais (2/2) +
Read 20 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(