Vacinas de DNA sao um sonho antigo de todo mundo que trabalha com desenvolvimento de vacinas, e até agora existiam só na medicina veterinária. Sempre tiveram problemas principalmente para delivery - a entrega nas células - que nao funciona tao bem como as de mRNA por injeção.
No LDV - Lab de Desenvolvimento de Vacinas do ICB, onde eu colaboro, a estratégia é usar eletroporaçao, para dar choquinhos na pele, e "forçar" a entrada do DNA. Esta vacina da India usa estratégia parecida, também com entrada pela pele.
Existem inúmeras vantagens nas vacinas de DNA: sao mais estáveis que as de RNA, resistem bem em temperatura ambiente, sao mais fáceis e baratas para produzir. Vamos ver as próximas. Para lembrar mais sobre elas, aqui artigo do @luizgualmeida para @iqciencia !
A "constelação familiar" e chamado "direito sistêmico", este ultimo inventado e registrado no Brasil, ganharam força essa semana por conta de uma iniciativa da @ufpeoficial . Compartilho com vcs texto do @carlosom71 sobre o assunto, mostrando os ABSURDOS desta prática.
A @ufpeoficial justifica o uso desta prática por sua presença no PNPIC e no Judiciário. Como já falamos diversas vezes, esse é o preço que se paga por legitimar pseudociência nos órgãos oficiais. A evidencia em si, ou o potencial de causar mal, nao interessa,
é importante esclarecer mais uma vez que vacinas nao sao mágicas, e que nao devem ser a unica estratégia na contenção da pandemia. Usei novamente a analogia do goleiro para explicar por que quando tem muita bola chegando no gol - muito virus circulando - o goleiro/vacina falha.
Além disso, chamei atencao para a necessidade de se discutir uma terceira dose para idosos, sabendo que é natural que a imunidade caia com a idade. Isso precisa ser discutido, mas com estratégia. Uma terceira dose protegerá mais os idosos? Pode ser, mas vacinar os jovens também,
já que ao vacinar os jovens, crianças e adolescentes, estamos reduzindo a circulação do virus, e assim também protegendo os idosos. Com a diferença de que estaremos protegendo também os jovens. Em uma situacao ideal, essa discussão nao seria necessária,
Adicionando meus comentários aos da @dogarrett e @PauloLotufo . Se o trabalho da @binerighetti e @estevaogamba apontou erro humano OU erro no Datasus, ambos sao quebras de protocolo que precisam ser corrigidos.
Antes de atacar loucamente os EXPERIENTES jornalistas científicos e de dados, pensem um pouco o que vcs falariam pras pessoas que receberam vacinas de um lote suspeito. Ah, nao se preocupe nao, deve estar tudo certo, é só erro no sistema, relaxa! Sério? é assim?
Assim que se lida com quebras de protocolo? Pode bem ser - até provável - que ninguém realmente recebeu vacina "vencida", até porque os prazos de vencimento sao conservadores. Mas protocolos existem justamente para garantir seguranca. Se nao temos certeza, tem que revacinar.
Expliquei na @CBNoficial sobre o artigo publicado na Nature que mostrou a formação de centros germinativos nos linfonodos de voluntários vacinados com a Pfizer.
Esses centros sao como escolas de atirador de elite para células produtoras de anticorpos. Após um primeiro contato com o virus, células B produzem anticorpos, que como já vimos, decaem naturalmente no sangue após algumas semanas, e isso é normal.
Parte dessas células vao para esses "centros de treinamento". Lá, elas passam por um processo seletivo, e se especializam, aprendem a reconhecer diferentes sequências genéticas com alta afinidade. assim, produzem anticorpos mais efetivos, e células de memória.
indicios de resposta imune longa para vacinados com vacinas de RNA. já comentamos no Diario sobre a resposta com formação de células de memória longa para quem já teve Covid. tudo indicando que realmente é cavalo. Bora vacinar logo, vacinar em massa, e evitar novas variantes.
Queridas linhas aéreas @LATAM_BRA e @azulinhasaereas parem de dar desculpas esfarrapadas no meu feed. estao fazendo um papelão e mostram bem sua recusa em melhorar seus serviços. Filtro HEPA é muito bom mas não garante a segurança quando o avião está em solo esperando, nem
nem quando as pessoas estão confinadas em ônibus fechados esperando para embarcar. tampouco garante que a pessoa sentada a 30 cm ao seu lado, com máscara inadequada ou no queixo, te contamine. Existem medidas simples como distirbuição e/ou exigência de Pff2,
que os senhores poderiam tomar para ao menos aumentar um pouco a seguranca dos passageiros. Combinar com a administração dos aeroportos para instalar passeios a pé e usar menos ônibus. PAREM de responder que vcs são ótimos e está tudo certo!