"Honestidade, Precisa-se - Parte 6: William Santana"

No dia 9 de Julho, William Amorim Santana foi depor à CPI da Pandemia. William começou logo por explicar que não é funcionário do DLog ou do Ministério da Saúde, mas da OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde).

116/201
Esta é uma das muitas instituições de saúde estigmatizadas por Bolsonaro.

William é Consultor Técnico, ao serviço da DLog, subordinado a Ricardo Miranda, mas não faz parte dos quadros, o que torna a sua situação bastante precária.

117/201
William, que já conhecia a Precisa e Emanuela Medrades (a representante da Precisa no processo da Covaxin) do contrato dos preservativos femininos, foi a primeira pessoa a detectar os problemas com as invoices da vacina.

Das primeiras coisas que William confirmou foi...

118/200
... que o seu superior recebeu consideráveis e anormais pressões no processo da Covaxin.

William trouxe bastantes detalhes à cronologia, que não tinham sido revelados, ou tinham sido revelados de forma confusa, durante o depoimento de Regina Célia.

119/201
Ele começou por explicar que a dia 16 de Março o Departamento de Importaçao recebeu o email com o contrato da Covaxin que, inexplicavalmente, dizia "Com a anuência da Secretaria Executiva" (isto é, Élcio Franco) - o que ele reconheceu que não acontecia normalmente.

120/201
Dez dias antes, Franco, sem ter recebido qualquer dose dos 20 milhões do contrato, publicara um ofício a requisitar mais 50 milhões de doses.

William submete o email a Regina Célia - que ainda não era oficialmente Fiscal.

A dia 17 de Março, vence a primeira entrega.

121/201
A 18, William recebe o famoso link da Dropbox. Entra nele e vê um dossier com documentos científicos, fora do seu conhecimento técnico (eram para a ANVISA) e, no meio, a famigerada primeira invoice, cheia de erros.

Frise-se que, nesta altura da CPI, a base governista...

122/201
... estabilizara na narrativa que os Miranda não podiam ter documentos que fundamentassem a sua denúncia a Bolsonaro porque supostamente a invoice só teria chegado a 22.

O momento mais marcante da sessão, foi ver Flávio Bolsonaro a confrontar William, insistindo ser...

123/201
... impossível ele ter visto a invoice, e este, com toda a presença de espírito, confirmar inequivocamente que viu.

O argumento bolsonarista é absurdo, pois o que importa é se Bolsonaro recebeu a denúncia (o que nem ele desmente), se foi dado...

124/201
... seguimento da mesma (não há provas de tal) e se Ricardo Barros foi referido.

Se a invoice não existia, como adivinharam os Miranda que ela teria erros (e a existência da Madison, que só aparece na invoice), para falar a Bolsonaro disso? É um argumento insustentável.

125/201
Mais: o email que acompanhava o link dizia que estava a ser encaminhada documentação para iniciar o processo de emissão da Licença de Importação.

Sem a invoice, não havia como começar o dito processo. A introdução da mesma no sistema é, aliás, o primeiro passo.

126/201
De igual modo, se assim não fosse, não faria sentido que Emanuela Medrades enviasse email a William, no dia seguinte, Sexta-feira, dia 19, a perguntar pelo processo (este é o dia em que, aliás, Ricardo Miranda vai ser importunado, à noite, por um superior, a ligar do...

127/201
... Ministério, na presença de Élcio Franco e do próprio Francisco Maximiano, da Precisa, a perguntar justamente por esse processo que, sem esse documento - a invoice - não teria como ter começado).

William não respondeu ao email, pois aguardava manifestação da Fiscal.

128/201
Entra o fim-de-semana da denúncia dos Miranda (com Maximiano a ligar a Ricardo Miranda, a pressionar, de manhã).

Na Segunda-feira, em resposta a pedido de Ricardo Miranda, porque nem toda a gente conseguiu aceder ao conteúdo da Dropbox, Emanuela Medrades reenvia a...

129/201
... primeira invoice (mais uma vez, a invoice está a ser relacionada com o conteúdo da Drobpox).

William volta a submeter o processo à área de fiscalização (Regina Célia), lembrando que a primeira entrega já vencera e que como não havia autorização da ANVISA para...

130/201
... importação da vacina, seria necessário emitir um pedido de autorização de concessão de excepcionalidade, segundo o previsto no regulamento RDC 476/2021.

Regina Célia dá o aval para o prosseguimento do processo.

William emite uma minuta de um ofício, para ser...

131/201
... encaminhada posteriormente à ANVISA, para lhes dar conhecimento da questão de que a vacina iria ser importada sob um regime de excepcionalidade.

William envia a minuta a quem de direito no DLog, para ser assinada e lhe ser devolvida, para este a submeter no site...

132/201
... da ANVISA - o que foi feito no mesmo dia.

A ANVISA respondeu logo, dizendo que faltavam documentos, o que fez o processo ficar pendente, na ANVISA.

Um dos documentos que faltava, era a justamente a licença de importação. Que dependia da invoice - que estava...

133/201
... cheia de erros - para ser emitida.

William cadastra a invoice no sistema pela primeira vez, já que até aí estivera à espera da manifestação da fiscal (só designada oficialmente neste dia), para evitar redundância de documentação.

134/201
No mesmo dia, ele submete também a invoice ao despachante do Ministério da Saúde (Everton), já que ele tem capacidade de fazer uma análise complementar mais profunda que a sua.

Everton responde a William no mesmo dia, dando conta de várias discrepâncias, incluido...

135/201
... elementos que o próprio William notara, como o facto de o nome do Ministério estar mal escrito, não haver descrição do aeroporto (em princípio, Guarulhos, porque tem uma unidade de acondicionamento lá), ausência da nomenclatura comum (o código da Mercosul), de...

136/201
... peso bruto e de peso líquido, de indicação se vinha em frasco ou em caixa, do número dos lotes, nome e endereço do fabricante correcto, ausência do descritivo da encomenda (altura, peso, etc.), designação de quem ia pagar certas despesas, etc.

137/201
Quer William, quer o despachante estavam algo perplexos com tanta omissão. William ligou a Emanuela, encaminhando o pedido de correcção do despachante (incluindo a questão que o pagamento era pedido com antecipação) e a Regina, a quem mencionou a questão da Madison.

138/201
Regina liga a Emanuela (note-se que William referiu que todas as chamadas que teve com a Precisa foram em alta-voz, pelos canais habituais. Aparentemente, Regina trocou mensagens por WhatsApp com Emanuela).

Regina pede o email a Emanuela. A resposta a este email é...

139/201
... aquela em que ela autoriza não autorizando. 😑

Vale referir que a primeira invoice - e as seguintes - estarão todas datadas... de dia 19 de Março.

No próximo ramo (mais curtinho), encerramos o depoimento de William.

140/201 👇

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with João Barbosa

João Barbosa Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @JoaoMSBarbosa

14 Sep
1/18

Sigo vários programas de comentário político e estes reflectem como a representatividade em Portugal continua a ser um problema a todos os níveis.

Vemos programas como o Circulatura do Quadrado: dois homens versus uma só mulher (três, se considerarmos o moderador, que...
2/18

... nem sempre é neutro).

Dois homens de Direita e uma mulher de Esquerda (um só partido, o PS, versus dois, o CDS-PP e o PSD).

Nem um representante do Bloco ou do PCP, apesar de qualquer um deles ser politicamente mais relevante que o moribundo CDS-PP. O mais antigo...
3/18

... programa nacional de comentário político ainda não achou lugar para incluir outros partidos ou correntes de pensamento.

Vamos ao Eixo do Mal e temos três homens (mais um), versus uma única mulher, a Clara Ferreira Alves (que deixa imenso a desejar). Apenas um...
Read 18 tweets
9 Sep
"Honestidade, Precisa-se - Parte 1: Barros"

Esta thread reúne três depoimentos da #CPIdaPandemia, referentes ao escândalo da Precisa Medicamentos/Covaxin, expondo a podridão do Governo Bolsonaro. Agradeço desde já o tempo gasto na leitura e o retwet deste tweet. Vamos.

1/201 👇
Esta thread incluirá os depoimentos de Regina Célia (Fiscal do contrato da Covaxin), William Santana (funcionário ao serviço do Departamento de Logística, do Ministério da Saúde, envolvido no processo de importação da Covaxin) e Emanuela Medrades (representante da...

2/201
... Precisa Medicamentos no processo da Covaxin, que a empresa, estaria a vender ao Ministério da Saúde como intermediadora).

Fica excluída a parte do FIB Bank, que irá merecer thread própria.

Antes de mais, um pouco de contexto, para quem desconhece o caso: a Covaxin...

3/201
Read 23 tweets
9 Sep
"Honestidade, Precisa-se - Parte 2: Precisa"

A Precisa Medicamentos é uma empresa que já era conhecida do Ministério da Saúde. Além de fornecer privados, ela esteve envolvida em contratos problemáticos quer com Estado e Municípios, quer com o próprio Ministério.

24/201
O primeiro caso desta empresa envolve um processo de licitação para a compra de 150 mil testes rápidos para detecção da CoViD-19, que veio a público numa mega-operação (Falso Negativo) sobre diversas empresas envolvidas numa série de processos criminosos com testes.

25/201
Em processo de licitação aberto pelo Ministério da Saúde, a Precisa entregou a sua proposta fora do prazo inicial e ganhou o negócio, apesar de ser a proposta mais cara. O prazo foi estendido e as vencedoras originais, Abbott e Bahiafarma, foram desclassificadas.

26/201
Read 25 tweets
9 Sep
"Honestidade, Precisa-se - Parte 3: Regina Célia"

Na sequência da bomba dos Miranda, a CPI convoca várias pessoas envolvidas no processo da Covaxin. A primeira foi Regina Célia, Fiscal do Contrato da Covaxin, da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) desde 2002/3.

49/201
Ela é Fiscal de Contrato desde Abril de 2016 (Governo Dilma). A 8 de Dezembro de 2016, já no Governo Temer, Ricardo Barros, como Ministro da Saúde, renomeia-a Fiscal, na posição DAS 2. A 15 de Fevereiro de 2018, mantendo-a como Fiscal de Contrato, despromove-a a DAS 1.

50/201
Ela diz desconhecer porquê.

É saliente que ela descreveu nomeações mais antigas, mas quando chegou à sua primeira nomeação por Ricardo Barros, tentou atrasar ao máximo a confirmação de que tinha sido nomeada por ele (um facto público).

Ela acaba por asumir o facto...

51/201
Read 18 tweets
9 Sep
"Honestidade, Precisa-se - Parte 4: Primeira invoice"

Dia 18 de Março, dois dias após ter enviado o contrato da Covaxin, Emanuela Medrades envia a William Santana (responsável por fiscalizar as invoices/notas fiscais, subordinado de Ricardo Miranda e a próxima pessoa...

67/201
... abordada na thread) um link de Dropbox, com documentos para abrir o processo. Portanto, já um dia DEPOIS de ter vencido a primeira entrega de 4 milhões de doses.

Como já vinha acontecendo desde 4 de Março, Regina Célia também foi incluída no processo, com William...

68/201
... a submeter-lhe o email em que seguiu o link. Esta abriu o mail, mas diz não ter entrado no link em si "porque não era da sua competência", nem respondeu.

Vamos verificar a prevalência desta atitude passivo-agressiva ao longo de todo o depoimento: ela irá tentar...

69/201
Read 24 tweets
9 Sep
"Honestidade, Precisa-se - Parte 5: Fiscal, mas pouco"

A dia 23 de Março de 2021, Terça-feira Pazuello é exonerado, como previra no avião das FAB, a Luis Miranda, no dia 21, Domingo. Em ambos os dias, Luis Miranda enviou mensagem ao Ajudante de Bolsonaro, a cobrar-lhe...

91/201
... dar seguimento à situação do irmão.

Às 14:03, hora do Brasil, Emanuela envia a segunda invoice, que corrige o formato de apresentação do produto, mas continua com pagamento 100% antecipado e à Madison. A haver golpe semelhante ao da Global, as condições permaneciam.

92/201
O frete e o seguro permanciam errados.

Às 21:30, hora do Brasil, é enviada a terceira invoice.

❗️ Estas horas de envio das invoices serão importante depois. ❗️

Mesmo na última, continuava a haver problemas: ao trocar CIP e CIF, a invoice dava a entender que o...

93/201
Read 25 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(