1/18

Sigo vários programas de comentário político e estes reflectem como a representatividade em Portugal continua a ser um problema a todos os níveis.

Vemos programas como o Circulatura do Quadrado: dois homens versus uma só mulher (três, se considerarmos o moderador, que...
2/18

... nem sempre é neutro).

Dois homens de Direita e uma mulher de Esquerda (um só partido, o PS, versus dois, o CDS-PP e o PSD).

Nem um representante do Bloco ou do PCP, apesar de qualquer um deles ser politicamente mais relevante que o moribundo CDS-PP. O mais antigo...
3/18

... programa nacional de comentário político ainda não achou lugar para incluir outros partidos ou correntes de pensamento.

Vamos ao Eixo do Mal e temos três homens (mais um), versus uma única mulher, a Clara Ferreira Alves (que deixa imenso a desejar). Apenas um...
4/18

... (homem) de Esquerda.

Bloco Central, dois homens: um, associado ao PS, outro, ao PSD. A mulher fica para moderadora.

Sem Moderação: um mínimo de equilíbrio entre Direita e Esquerda (dois homens... versus dois homens).

Governo Sombra: três homens mais um. Um homem...
5/18

... mais à Esquerda. Os outros dois, nem comento.

Nem me façam falar dos espaços de comentário individual dos noticiários, ou os pundits dos programas da manhã e da tarde, que nos trouxeram fachos em prime time, ao preço do picolé.
6/18

Uma esmagadora maioria, homens 👉 apesar de haver mais mulheres que homens em Portugal.

Um claro favorecimento à Direita 👉 apesar da Esquerda ter muito mais gente (só o PS abafa a Direita TODA) e ter tanta variedade como a Direita.
7/18

Nem UM ÚNICO comentador Afrodescendente, Cigano, de origem Asiática ou com sotaque Brasileiro (sendo que há pelo menos 180 MIL Brasileiros em Portugal).

Nem UMA SÓ PESSOA comentadora da comunidade LGBTQIA+ em Portugal.

👇

Apesar de todas estas comunidades existirem cá.
8/18

A opinião pública Portuguesa é formada à custa das opiniões de representantes do mesmo eterno grupo de privilegiados que, por mais bem intencionados que sejam (os que são) partem de uma visão do mundo de fora, das questões específicas dos grupos excluídos dos debates, ...
9/18

... permanecendo sendo as únicas vozes audíveis, mesmo quando os debates versam justamente sobre as realidades das pessoas dessas comunidades não representadas.

Por mais bem intencionadas que estas pessoas sejam, continuam a ser os tradutores de realidades que a eles...
10/18

... não dizem respeito, pois não são experiências de vida das quais possam falar na primeira pessoa - o que é, no mínimo, paternalista.

E mesmo nas opiniões sobre temas mais abrangentes, é sempre a perspectiva do homem branco, cisgénero, heterossexual...
11/18

... (à Esquerda ou tendencialmente mais à Direita, seja ela mais moderada ou reaccionária) que está em jogo.

As comunidades excluídas ficam a saber o que os privilegiados acham sobre elas. Ficam a saber o que os privilegiados acham que elas podem ou não fazer.
12/18

Em contrapartida, desconhecemos o que essas comunidades pensam ou querem, excepto pelo que ouvimos da boca destes tradutores.

Elas continuam a não ser incluídas nos debates e muito menos nas decisões, no rumo que o país toma, apesar de fazerem parte dele.
13/18

Servem para trabalhar (especialmente nos trabalhos que ninguém quer fazer), descontar (no caso dos Emigrantes, sem contrapartidas sociais, muitas vezes), para sustentar os projectos pessoais, os caprichos dos egos e os estatutos dos homens cisgénero, ricos, brancos, ...
14/18

... heterossexuais - o mundo é o parque de diversões dos privilegiados - e para serem bodes expiatórios de populistas.

Mas não para darem a sua opinião, para se auto-determinarem, para acederem ao poder e moldarem a realidade que também é deles (e os afecta, note-se).
15/18

É giro apoiar e ter bandeirinhas, usar o autocolante do Aliado na lapela, Black Lives Matter e The Future is Female, mas ai, de se lhes dar voz e deixá-los falar sem tradutores, sem embaixadores bem intencionados com complexos messiânicos, dar-lhes poder político real...
16/18

... ou escolhê-los, na hora de os contratar.

E são giros da porta para fora. Nem pensar meter um deles entre portas.

E nem falo das pessoas com deficiências. Um cego, um paraplégico não tem opiniões políticas, sabiam? Idem para quem está "no espectro".
17/18

Só acha que não existe um sério problema de representatividade, de sequestro dos vários acessos à plena cidania, quem já é privilegiado e vive bem com isso, ou quem, não sendo, nem aprendeu a sonhar acima do estatuto, da condição subalterna que os privilegiados - ...
18/18

... mais ou menos a contragosto, mais ou menos voluntaristas, mais ou menos por interesse pessoal - lhe atribuíram e onde o toleram.

Desde que não levantem muito cabelo.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with João Barbosa

João Barbosa Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @JoaoMSBarbosa

9 Sep
"Honestidade, Precisa-se - Parte 1: Barros"

Esta thread reúne três depoimentos da #CPIdaPandemia, referentes ao escândalo da Precisa Medicamentos/Covaxin, expondo a podridão do Governo Bolsonaro. Agradeço desde já o tempo gasto na leitura e o retwet deste tweet. Vamos.

1/201 👇
Esta thread incluirá os depoimentos de Regina Célia (Fiscal do contrato da Covaxin), William Santana (funcionário ao serviço do Departamento de Logística, do Ministério da Saúde, envolvido no processo de importação da Covaxin) e Emanuela Medrades (representante da...

2/201
... Precisa Medicamentos no processo da Covaxin, que a empresa, estaria a vender ao Ministério da Saúde como intermediadora).

Fica excluída a parte do FIB Bank, que irá merecer thread própria.

Antes de mais, um pouco de contexto, para quem desconhece o caso: a Covaxin...

3/201
Read 23 tweets
9 Sep
"Honestidade, Precisa-se - Parte 2: Precisa"

A Precisa Medicamentos é uma empresa que já era conhecida do Ministério da Saúde. Além de fornecer privados, ela esteve envolvida em contratos problemáticos quer com Estado e Municípios, quer com o próprio Ministério.

24/201
O primeiro caso desta empresa envolve um processo de licitação para a compra de 150 mil testes rápidos para detecção da CoViD-19, que veio a público numa mega-operação (Falso Negativo) sobre diversas empresas envolvidas numa série de processos criminosos com testes.

25/201
Em processo de licitação aberto pelo Ministério da Saúde, a Precisa entregou a sua proposta fora do prazo inicial e ganhou o negócio, apesar de ser a proposta mais cara. O prazo foi estendido e as vencedoras originais, Abbott e Bahiafarma, foram desclassificadas.

26/201
Read 25 tweets
9 Sep
"Honestidade, Precisa-se - Parte 3: Regina Célia"

Na sequência da bomba dos Miranda, a CPI convoca várias pessoas envolvidas no processo da Covaxin. A primeira foi Regina Célia, Fiscal do Contrato da Covaxin, da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) desde 2002/3.

49/201
Ela é Fiscal de Contrato desde Abril de 2016 (Governo Dilma). A 8 de Dezembro de 2016, já no Governo Temer, Ricardo Barros, como Ministro da Saúde, renomeia-a Fiscal, na posição DAS 2. A 15 de Fevereiro de 2018, mantendo-a como Fiscal de Contrato, despromove-a a DAS 1.

50/201
Ela diz desconhecer porquê.

É saliente que ela descreveu nomeações mais antigas, mas quando chegou à sua primeira nomeação por Ricardo Barros, tentou atrasar ao máximo a confirmação de que tinha sido nomeada por ele (um facto público).

Ela acaba por asumir o facto...

51/201
Read 18 tweets
9 Sep
"Honestidade, Precisa-se - Parte 4: Primeira invoice"

Dia 18 de Março, dois dias após ter enviado o contrato da Covaxin, Emanuela Medrades envia a William Santana (responsável por fiscalizar as invoices/notas fiscais, subordinado de Ricardo Miranda e a próxima pessoa...

67/201
... abordada na thread) um link de Dropbox, com documentos para abrir o processo. Portanto, já um dia DEPOIS de ter vencido a primeira entrega de 4 milhões de doses.

Como já vinha acontecendo desde 4 de Março, Regina Célia também foi incluída no processo, com William...

68/201
... a submeter-lhe o email em que seguiu o link. Esta abriu o mail, mas diz não ter entrado no link em si "porque não era da sua competência", nem respondeu.

Vamos verificar a prevalência desta atitude passivo-agressiva ao longo de todo o depoimento: ela irá tentar...

69/201
Read 24 tweets
9 Sep
"Honestidade, Precisa-se - Parte 5: Fiscal, mas pouco"

A dia 23 de Março de 2021, Terça-feira Pazuello é exonerado, como previra no avião das FAB, a Luis Miranda, no dia 21, Domingo. Em ambos os dias, Luis Miranda enviou mensagem ao Ajudante de Bolsonaro, a cobrar-lhe...

91/201
... dar seguimento à situação do irmão.

Às 14:03, hora do Brasil, Emanuela envia a segunda invoice, que corrige o formato de apresentação do produto, mas continua com pagamento 100% antecipado e à Madison. A haver golpe semelhante ao da Global, as condições permaneciam.

92/201
O frete e o seguro permanciam errados.

Às 21:30, hora do Brasil, é enviada a terceira invoice.

❗️ Estas horas de envio das invoices serão importante depois. ❗️

Mesmo na última, continuava a haver problemas: ao trocar CIP e CIF, a invoice dava a entender que o...

93/201
Read 25 tweets
9 Sep
"Honestidade, Precisa-se - Parte 6: William Santana"

No dia 9 de Julho, William Amorim Santana foi depor à CPI da Pandemia. William começou logo por explicar que não é funcionário do DLog ou do Ministério da Saúde, mas da OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde).

116/201
Esta é uma das muitas instituições de saúde estigmatizadas por Bolsonaro.

William é Consultor Técnico, ao serviço da DLog, subordinado a Ricardo Miranda, mas não faz parte dos quadros, o que torna a sua situação bastante precária.

117/201
William, que já conhecia a Precisa e Emanuela Medrades (a representante da Precisa no processo da Covaxin) do contrato dos preservativos femininos, foi a primeira pessoa a detectar os problemas com as invoices da vacina.

Das primeiras coisas que William confirmou foi...

118/200
Read 25 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(