"Honestidade, Precisa-se - Parte 4: Primeira invoice"

Dia 18 de Março, dois dias após ter enviado o contrato da Covaxin, Emanuela Medrades envia a William Santana (responsável por fiscalizar as invoices/notas fiscais, subordinado de Ricardo Miranda e a próxima pessoa...

67/201
... abordada na thread) um link de Dropbox, com documentos para abrir o processo. Portanto, já um dia DEPOIS de ter vencido a primeira entrega de 4 milhões de doses.

Como já vinha acontecendo desde 4 de Março, Regina Célia também foi incluída no processo, com William...

68/201
... a submeter-lhe o email em que seguiu o link. Esta abriu o mail, mas diz não ter entrado no link em si "porque não era da sua competência", nem respondeu.

Vamos verificar a prevalência desta atitude passivo-agressiva ao longo de todo o depoimento: ela irá tentar...

69/201
... sempre empurrar a responsabilidade para terceiros (especialmente William), escudar-se no organigrama e remover-se ao máximo de tudo, ao ponto de lhe ser perguntado, a meio da sessão, que diferença faria para o processo da importação se retirassem o seu cargo deste.

70/201
O meme vivo do funcionalismo que, aliás, forneceu à bancada governista argumentos para a defesa da reforma da Função Pública, então em discussão.

O link incluiria documentação técnica para o Departamento de Logística ou DLog (onde Ricardo Miranda e William operavam, ...

71/201
... sob Roberto Dias) encaminhar à ANVISA e também - a parte que é disputada entre base governista e Oposição - a primeira versão da invoice, que apresentava diversos elementos discordantes do contrato, incluindo pedido de pagamento 100% antecipado - ainda por cima a...

72/201
... efectuar a uma empresa não prevista no contrato: a Madison Biotech.

Lembremos que o golpe da Global - empresa na base da Precisa - foi justamente receber pagamento antecipado por bens que nunca entregou.

73/201
Hoje, sabemos que a Madison é uma offshore de Singapura (o que só levanta mais suspeitas), supostamente ligada à Bharat Biotech, a produtora da Covaxin.

Sendo uma offshorte, como iriam pagar os impostos do contrato no Brasil?

74/201
A primeira invoice (pois mais duas se seguirão) tinha mais erros:

- a quantidade aparecia como 300 mil mls e não como 4 milhões de doses, o que era desconforme e confuso. Não era por acaso: feitas as contas, correspondiam a 3 milhões doses e não a 4, como previsto;

75/201
- também não estavam discriminados os valores de seguro e portes, o que pressuporia que seria o Ministério da Saúde a pagá-los (apesar de o valor unitário do contrato já os incluir).

Estes elementos chamaram à atenção de William (que já conhecia a Precisa - e, aliás, ...

76/201
... Emanuela Medrades - do contrato dos preservativos femininos) que dá o alarme a Ricardo Miranda, seu chefe, que, por sua vez, os comunica ao irmão, Luis Miranda, levando à denúncia que os dois fizeram a Bolsonaro, no Sábado, dia 20 de Março.

77/201
Ao dizer que não abriu o link de dia 18/03/2021, Regina Célia remove-se de uma das grandes pseudo-discussões geradas à volta das invoices, que abordaremos em seguida.

A 19, Ricardo Miranda recebe pressões dos seus chefes. A 20, dá-se a denúncia a Bolsonaro.

78/201
No Domingo, dia 21, sabemos que o irmão de Ricardo Miranda esteve com Pazuello (então ainda Ministro da Saúde) num avião das FAB, para recepcionar uma oferta de vacinas e que Pazuello lhe terá dito que sabia que estava já de saída do Ministério.

79/201
Dia 22, Segunda-feira: este é o dia em que é publicada a portaria que determina que Regina Célia é oficialmente a Fiscal deste contrato. Ela vai alegar que é justamente por causa disso que não pôde emitir nenhuma notificação de incumprimento do contrato.

80/201
Contudo, isso só vai acontecer a dia 30, não antes - o que já demonstra inconsistências sua. A dia 30, a precisa já tinha descumprido DUAS entregas.

E se ela não era parte do processo, porque estava em CC desde dia 4?

A pedido de Ricardo Miranda, JUSTAMENTE porque...

81/201
... havia quem não conseguisse aceder ao link, Emanuela envia a primeira invoice.

William, que ainda aguardava a manifestação da Fiscal, cadastra a invoice pela primeira vez no sistema e contacta a empresa e a Fiscal (mais detalhes sobre o que William fez, nesse...

82/201
... dia, mais à frente), para lhes dar conta das inconsistências.

Há uma chamada entre Regina e Emanuela, em que Emanuela explica que a redução das doses deve-se a um problema de seguro, que impõe que o primeiro envio seja de um valor inferior a $50 000 e que a...

83/201
... Madison é uma empresa que trata das exportações da Bharat, com a qual partilha o seu quadro societário.

Regina pede-lhe que envie tudo por email (é interessante que Regina diz que foi a empresa que lhe ligou e não o inverso, ao contrário do que William e Emanuela...

84/201
... dizem), porque "não trata de nada por telefone", ao que Emanuela acede, repetindo por email o que lhe dissera ao telefone.

O que Regina Célia responderá ao email de Emanuela torna-se ponto de discussão na CPI. Ela alega que não autorizou o seguimento do processo, ...

85/201
... mas apenas a redução da quantidade, mediante a explicação apresentada. Isto vai ser argumento para empurrar as culpas de dar seguimento a um processo, já de todo ele irregular, para William.

O parágrafo, à vossa consideração:

86/201
"Autorizamos a continuidade dos procedimentos de embarque da VACINA ... COVID-19 (CORONAVÍRUS, SARS-COV-2), INJETÁVEL (Covaxin/BBV152), objeto do contrato nº 29/2021 nas condições ora apresentadas. Aguardamos o envio da declaração para comprovação do item 2 abaixo".

87/201
Perante isto, temos um exemplo de duplo-falar, em que ela autoriza, sem autorizar. A leitura textual é que ela autoriza o prosseguimento do processo e que apenas está a aguardar a declaração que explicita quem é a Madison no processo (item 2). Mas nada indica que a...

88/201
... ausência deste documento bloqueia o prosseguimento do processo. Ela acha que não.

É de referir que esta resposta foi dada a um email que tinha como assunto "Autorização excepcional de importação - vacina covid (parte 1)"

89/201
Vamos aogra ver o que se passou de seguida, de acordo com o que foi apurado. A thread segue neste tweet:

90/100 👇

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with João Barbosa

João Barbosa Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @JoaoMSBarbosa

14 Sep
1/18

Sigo vários programas de comentário político e estes reflectem como a representatividade em Portugal continua a ser um problema a todos os níveis.

Vemos programas como o Circulatura do Quadrado: dois homens versus uma só mulher (três, se considerarmos o moderador, que...
2/18

... nem sempre é neutro).

Dois homens de Direita e uma mulher de Esquerda (um só partido, o PS, versus dois, o CDS-PP e o PSD).

Nem um representante do Bloco ou do PCP, apesar de qualquer um deles ser politicamente mais relevante que o moribundo CDS-PP. O mais antigo...
3/18

... programa nacional de comentário político ainda não achou lugar para incluir outros partidos ou correntes de pensamento.

Vamos ao Eixo do Mal e temos três homens (mais um), versus uma única mulher, a Clara Ferreira Alves (que deixa imenso a desejar). Apenas um...
Read 18 tweets
9 Sep
"Honestidade, Precisa-se - Parte 1: Barros"

Esta thread reúne três depoimentos da #CPIdaPandemia, referentes ao escândalo da Precisa Medicamentos/Covaxin, expondo a podridão do Governo Bolsonaro. Agradeço desde já o tempo gasto na leitura e o retwet deste tweet. Vamos.

1/201 👇
Esta thread incluirá os depoimentos de Regina Célia (Fiscal do contrato da Covaxin), William Santana (funcionário ao serviço do Departamento de Logística, do Ministério da Saúde, envolvido no processo de importação da Covaxin) e Emanuela Medrades (representante da...

2/201
... Precisa Medicamentos no processo da Covaxin, que a empresa, estaria a vender ao Ministério da Saúde como intermediadora).

Fica excluída a parte do FIB Bank, que irá merecer thread própria.

Antes de mais, um pouco de contexto, para quem desconhece o caso: a Covaxin...

3/201
Read 23 tweets
9 Sep
"Honestidade, Precisa-se - Parte 2: Precisa"

A Precisa Medicamentos é uma empresa que já era conhecida do Ministério da Saúde. Além de fornecer privados, ela esteve envolvida em contratos problemáticos quer com Estado e Municípios, quer com o próprio Ministério.

24/201
O primeiro caso desta empresa envolve um processo de licitação para a compra de 150 mil testes rápidos para detecção da CoViD-19, que veio a público numa mega-operação (Falso Negativo) sobre diversas empresas envolvidas numa série de processos criminosos com testes.

25/201
Em processo de licitação aberto pelo Ministério da Saúde, a Precisa entregou a sua proposta fora do prazo inicial e ganhou o negócio, apesar de ser a proposta mais cara. O prazo foi estendido e as vencedoras originais, Abbott e Bahiafarma, foram desclassificadas.

26/201
Read 25 tweets
9 Sep
"Honestidade, Precisa-se - Parte 3: Regina Célia"

Na sequência da bomba dos Miranda, a CPI convoca várias pessoas envolvidas no processo da Covaxin. A primeira foi Regina Célia, Fiscal do Contrato da Covaxin, da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) desde 2002/3.

49/201
Ela é Fiscal de Contrato desde Abril de 2016 (Governo Dilma). A 8 de Dezembro de 2016, já no Governo Temer, Ricardo Barros, como Ministro da Saúde, renomeia-a Fiscal, na posição DAS 2. A 15 de Fevereiro de 2018, mantendo-a como Fiscal de Contrato, despromove-a a DAS 1.

50/201
Ela diz desconhecer porquê.

É saliente que ela descreveu nomeações mais antigas, mas quando chegou à sua primeira nomeação por Ricardo Barros, tentou atrasar ao máximo a confirmação de que tinha sido nomeada por ele (um facto público).

Ela acaba por asumir o facto...

51/201
Read 18 tweets
9 Sep
"Honestidade, Precisa-se - Parte 5: Fiscal, mas pouco"

A dia 23 de Março de 2021, Terça-feira Pazuello é exonerado, como previra no avião das FAB, a Luis Miranda, no dia 21, Domingo. Em ambos os dias, Luis Miranda enviou mensagem ao Ajudante de Bolsonaro, a cobrar-lhe...

91/201
... dar seguimento à situação do irmão.

Às 14:03, hora do Brasil, Emanuela envia a segunda invoice, que corrige o formato de apresentação do produto, mas continua com pagamento 100% antecipado e à Madison. A haver golpe semelhante ao da Global, as condições permaneciam.

92/201
O frete e o seguro permanciam errados.

Às 21:30, hora do Brasil, é enviada a terceira invoice.

❗️ Estas horas de envio das invoices serão importante depois. ❗️

Mesmo na última, continuava a haver problemas: ao trocar CIP e CIF, a invoice dava a entender que o...

93/201
Read 25 tweets
9 Sep
"Honestidade, Precisa-se - Parte 6: William Santana"

No dia 9 de Julho, William Amorim Santana foi depor à CPI da Pandemia. William começou logo por explicar que não é funcionário do DLog ou do Ministério da Saúde, mas da OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde).

116/201
Esta é uma das muitas instituições de saúde estigmatizadas por Bolsonaro.

William é Consultor Técnico, ao serviço da DLog, subordinado a Ricardo Miranda, mas não faz parte dos quadros, o que torna a sua situação bastante precária.

117/201
William, que já conhecia a Precisa e Emanuela Medrades (a representante da Precisa no processo da Covaxin) do contrato dos preservativos femininos, foi a primeira pessoa a detectar os problemas com as invoices da vacina.

Das primeiras coisas que William confirmou foi...

118/200
Read 25 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(