A arte erótica (e os grafites) dos bordeis de Pompeia e Herculaneum - a thread
ATENÇÃO/TW: todas as imagens da thread tem conteúdo sexual e serão censuradas pelo fato de ter criança demais nesse site. Porém, o conteúdo em texto ainda será explícito (descrição dos grafites), e TW também para estupro. Eu vou colocar a tag [TW] antes caso não queira ler!
Uma breve contextualização: Pompeia é uma antiga cidade do Império Romano, que foi soterrada em pouco mais de 48h por conta de uma violenta erupção do vulcão Vesúvio. Por conta da natureza da tragédia, uma boa parte da cidade foi "conservada" embaixo da lava endurecida, +
+ o que nos deu um vislumbre muito mais palpável da vida e cultura daquela época, bem como registros assustadores os momentos finais da vida da população da cidade. Além disso, diversas pessoas de arte como pinturas e afrescos também sobreviveram ao tempo.
Pompeia era uma cidade rica, cosmopolita e muito populosa. O comércio era forte e variado e os bordeis não fugiam disso. Prostituição era legalizado no Império Romano e era considerada uma atividade econômica como outra qualquer.
Popularmente acredita-se que existiam pelo menos 25 bordeis em Pompeia, apesar desse número ser questionado por alguns estudos. Essa teoria é levantada pelo fato de que a cidade tá LOTADA de esculturas e entalhes fálicos. Muitos acham que esses entalhes serviam como "setas" que +
+direcionavam homens para os bordeis, mas essa teoria não é unânime. Mary Beard, pesquisadora da Roma Antiga, acredita que as pirocas eram mais um reflexo da naturalização da arte erótica e falocentrismo galopante da sociedade romana. Roma Antiga era uma grande quinta série.
Outros tipos de grafite do gênero também podem ser encontrados de forma menos "óbvia", possivelmente desenhadas por pessoas comuns, vivendo seu dia a dia, riscando pirocas na parede
Quantidade de bordeis a parte, existem algumas construções que DEFINITIVAMENTE eram bordeis. Lupanar é uma das mais famosas pelo fato de estar praticamente intacta, e muito da arte que decorava o interior também: afrescos representando posições sexuais nas paredes intactos!
Acredita-se que os afrescos tinham o objetivo de deixar o cliente na "vontade", além de oferecer dicas para os homens que não tinham experiência. Outras teorias apontam que os afrescos podiam ser um "menu" das opções de prostitutas do local.
Além dos afrescos, é possível encontrar entalhados nas paredes diversas mensagens de clientes e prostitutas, falando sobre as proezas sexuais vividas ali. Coisas como (eu NÃO ESTOU BRINCANDO):
"Felix, você fode bem (CIL IV 2176)"
"Arphocras transou aqui com Drauca (CIL IV 2193)"
"No dia 15 de Junho, Hermeros transou aqui com Phileterus e Caphistus"
"Gaius Valerius Venustus, soldado da 1ª corte pretoriana, no século de Rufus, comedor de mulheres"
"Vibius Restitutus dormiu aqui sozinho com saudades de sua querida Urbana"
Para além das paredes dos bordeis, em diversas outras partes das ruínas de Pompeia dá pra ler grafites com teor sexual, ou simplesmente coisas relatando o dia a dia das pessoas, como placar de jogos e lutas, política ou coisas relacionadas a defecar em espaços públicos (??)
Alguns exemplos mais engraçados:
"Chorem, mulheres! Meu pênis desistiu de vocês. Agora ele penetra traseiros de homens! Adeus feminilidade!"
"Amplicatus, eu sei que o Icarus está te f*dendo. Salvius escreveu isso"
"Teophilus, pare de fazer oral em mulheres pelos muros da cidade"
"Ó paredes, vocês tem que aguentar tantos grafites ruins que eu não sei como ainda não caíram"
"Secundus defecou aqui"
"Se você quer defecar aqui, vai ter que pagar!"
Os grafites em geral são muito engraçados e acho que dão uma visão muito mais real de como funcionava a sociedade em pompeia. Eu vou deixar alguns links no final da thread para vocês verem mais!
Importante: apesar da prostituição ter sido legalizada no antigo império romano, isso não significa que a vida das mulheres prostitutas era boa. A maioria delas eram escravizadas e traficadas por cafetões, e há registros históricos dos horrores e abusos que sofriam todos os dias.
A prostitutas eram forçadas a "vender amor" para os clientes, que recebiam não apenas os serviços sexuais, mas também carinho e atenção. Os entalhes feitos por prostitutas elogiando seus "clientes" faziam parte dessa performance.
Espero que tenha gostado da thread!!
Me sigam no instagram e acompanhem o Discord:
instagram.com/joanacchi

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Joana Fraga - LOJA ABERTA!

Joana Fraga - LOJA ABERTA! Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @jojo_fraga

4 Aug
Como exercitar sua criatividade - A thread
Me irrita muito alguns cursos e tutoriais de arte (e mesmo alguns de empreendedorismo, redes sociais etc) que comentam assim: você precisa ser CRIATIVO para se destacar! Exercite a sua criatividade para crescer no TT/Insta/etc! Seja diferentão! Mas nenhum realmente te dá +
+ as ferramentas necessárias pra você ENTENDER como funciona um processo criativo. Eu entendo que não existe uma FÓRMULA pra isso. Cada pessoa tem um processo de pensamento diferente. Mas eu também acho um pouco desonesto se utilizar da palavra CRIATIVIDADE como se fosse +
Read 22 tweets
2 Aug
Já que chegou muita gente no meu perfil recentemente, aqui está uma thread com toda a minha coleção de ilustrações baseadas em bandeiras LGBT! Segue o fio:

1- Bandeira LGBT/Gay ImageImage
2- Bandeira Lésbica (Sunset) ImageImage
3- Bandeira Bisexual ImageImage
Read 11 tweets
20 Jul
Mano. Mano. MANO.
Queimaram um ORIGINAL FÍSICO IRREPLICÁVEL para valorizar um ARQUIVO DIGITAL QUE É REPLICÁVEL POR DEFINIÇÃO E SÓ VALE PQ MEIA DÚZIA DE CRETINOS QUE ESPECULAM ACREDITAM QUE VALE. QUE Ó D I O
Cara. Olha pra isso. Que TRAGÉDIA. N tenho nem palavras
CARA, E FICA MAIS ABSURDO
"A ideia do coletivo era leiloar um único NFT da obra, mas como após a queima o desenho ainda permanece visível, com a assinatura de Picasso praticamente intacta (...) entregar ao comprador também os restos queimados emoldurados."
Read 7 tweets
19 May
Dica relâmpago: Quer deixar sua composição mais dinâmica instantaneamente? USE DIAGONAIS. Image
Pessoinha em pé? DIAGONAIS ImageImage
Cena de ação? DIAGONAIS ImageImage
Read 4 tweets
16 May
Uma breve história da Falsificação de Arte - a thread Image
Existe toda uma romantização em cima da ideia de falsificação de quadros. Filmes que mostram criminosos de colarinho branco charmosos, ricos e espertos realizando esses golpes, documentários detalhando façanhas reais de artistas especializados em enganar até o olho mais treinado! Image
Mas não foi sempre assim... por incrível que pareça, a noção de que alguma arte poderia ser falsificada veio somente durante a Renascença, quando o VALOR de uma arte passou a ser diretamente atrelado ao NOME do artista. Image
Read 27 tweets
13 May
A Representação de Arquitetura e da ideia de Cidade nos Videogames: como interagimos com o ESPAÇO no mundo digital, e porque isso é relevante para a forma como enxergamos a arquitetura HOJE? - A Thread
Diferente de outras mídias, os games possuem uma característica particular que nos permite experimentar o espaço arquitetônico de uma maneira muito mais profunda: a interatividade. Em um filme, você pode imergir no universo no campo da sua imaginação, mas apenas nos videogames+
+ nos é permitido interagir diretamente com o espaço. E melhor ainda: os games não estão atrelados a nenhuma lei da física ou estrutura, nem amarrado as limitações do corpo humano, do espaço construído, e nem da temporalidade.
Read 31 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(