A tentativa neoliberal de capturar a indignação generalizada contra o governo Bolsonaro fracassou. Atos esvaziados, apesar do investimento financeiro e da pressão midiática sobre a esquerda, mostraram que o "Bolsonarismo sem Bolsonaro" tem margem de manobra pequena. (1)
O domingo nem acabou, mas a tentativa de imputar ao PT a responsabilidade sobre o fracasso de hoje - discurso de alguns liberais do baixo clero - soa patética pra qualquer pessoa com um mínimo de honestidade intelectual. O "grito dos excluídos das urnas" flopou sozinho. (2)
Cabe lembrar que os protagonistas de hoje passaram anos vitaminando o fascismo - e sendo muito bem pagos pra isso. Ao desembarcarem da nau bolsonarista, o fazem em ruptura com a base social que ajudaram a construir, sem provocar grandes deslocamentos na base do governo. (3)
A relevância social é inversamente proporcional à empáfia: ignorando a construção da campanha Fora Bolsonaro, decretaram a data, a estética e os termos da "unidade contra Bolsonaro". Não dialogaram com ninguém, apostaram no constrangimento público e na pressão midiática. (4)
Fracassaram miseravelmente. Tem baixo apelo a convocação feita por quem há poucos meses ainda debochava do assassinato de Marielle, desancava o STF, fazia coro contra os direitos humanos e, até hoje, segue criminalizando Lula e a esquerda. Não comoveram ninguém. (5)
Além disso, sem unidade na burguesia o dinheiro não irriga mais os cofres do "movimento". MBL e Vem Pra Rua são startups falidas, projetos sem viabilidade de mercado. Sem financiamento polpudo, não tem mais resultado. Um ki-suco de groselha é menos artificial. (6)
Fica a lição: não existe movimento unitário contra o governo tentando ocupar na marra a direção do processo, sem respeito à pluralidade e dando as costas à campanha Fora Bolsonaro, construída com esforço por partidos e movimentos sociais que não entraram hoje pra oposição. (7)
Por fim, que se registre o equívoco de setores da esquerda que, mais preocupados em dar provas à direita de "capacidade de diálogo", só demonstraram "disposição para a subalternidade". Posaram pra foto ao lado de figuras grotescas, legitimando a patacoada neoliberal. (8)
PS: Seria comovente, se não fosse grotesco, o esforço feito por Ciro Gomes pra se mostrar confiável para os neoliberais. Seu discurso de hoje, mais dedicado a atacar Lula do que Bolsonaro, é outra uma tentativa desesperada de ocupar o vácuo criado com a crise do PSDB. Pífio. (9)

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Bernardo Cotrim

Bernardo Cotrim Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @bernardocotrim

9 Sep
Sobre o ato do dia 12:
A "pressão" para os partidos de esquerda, movimentos e frentes reunidas na Campanha Fora Bolsonaro engolirem suas pautas e participarem de um "grande ato" de unidade protagonizado pelos neoliberais é um movimento pra constranger e silenciar a disputa. (1)
Reduzir Bolsonaro ao comportamento autoritário só interessa aos defensores do programa do governo. Bolsonaro é um miliciano corrupto, mas é também o condutor da refundação neoliberal do Estado - esta apoiada pelos proponentes do ato (MBL, tucanos e genéricos). (2)
Não é possível desvincular a luta pela interrupção do consórcio de marginais que governa o país da denúncia da volta da carestia, das privatizações, do enterro da legislação trabalhista para maximizar a exploração e precarizar o emprego, da destruição dos serviços públicos. (3)
Read 8 tweets
30 Aug
Procrastinação de hoje: VALENDO! Image
1- Beto Guedes, Danilo Caymmi, Novelli e Toninho Horta (1973)
Porque o "Clube da Esquina" não foi apenas um par de discos, foi praticamente um movimento. Esse daí é uma das maiores pérolas que os anos 70 nos proporcionaram. Simplesmente maravilhoso!
2- Nelson Angelo & Joyce (1972)
Os 4 do disco anterior formaram a base da banda de apoio deste disco belíssimo gravado em 1972. Antes, Nelson Angelo e Joyce fizeram parte d'A Sagrada Família e d'A Tribo. Outro fruto do Clube...
youtube.com/playlist?list=…
Read 36 tweets
12 May
41 discos pra celebrar a trilha sonora destes 41 anos de tropeços pelo mundo. Som na caixa:
1-open.spotify.com/album/6FCzvata…
Read 42 tweets
10 May
Um patrocínio não é só dinheiro em caixa. É também associação de imagem. A se confirmar o novo contrato entre Flamengo e Havan, Landim passará pra História não como o presidente de uma fase gloriosa de títulos, mas como o que transformou o Flamengo num instrumento do regime. 🧵
A Havan é um símbolo da decadência que vivemos. A empresa acumula processos trabalhistas, por fraude e sonegação, enquanto seu dono patético e cafona, não satisfeito em desfilar como um periquito reaça, é suspeito inclusive de financiar a máquina de comunicação bolsonarista. 🧵
Aceitar os caraminguás do velho da Havan pode compensar o prejuízo das operações Tabajara de uma gestão que rasgou dinheiro com as estripulias envolvendo a briga com a Globo, o fiasco do MyCujoo e o PPT rubro-negro, mas poderá representar enormes prejuízos financeiros futuros. 🧵
Read 6 tweets
14 Jan
A morte é um projeto. As queimadas, o aumento da brutalidade policial e tentativa de dar-lhes autonomia, a negação dos direitos humanos em cada discurso e cada ação, a falta de seringas, de vacina, de oxigênio, a abundância de cloroquina superfaturada, a pilha diária de mortos.
A morte é um projeto. O incentivo às armas, os cortes no SUS, o desemprego, o aumento da fome, da miséria, do racismo, da violência de gênero, da corrupção, os negócios da milícia e do tráfico, a negação da ciência, o obscurantismo religioso e seus negócios mafiosos, a mentira.
A morte é um projeto. Sob a liderança de Bolsonaro, abriga-se um consórcio grotesco de familiares, estelionatários, ladrões, imbecis, celerados, sonegadores, incompetentes, psicopatas, assassinos, racistas, ressentidos, lobistas e toda a sorte de meliantes - civis e de farda.
Read 7 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(