Estarrecedor.

É um consenso na epidemiologia a necessidade de alcance a ampla cobertura vacinal para controle de doença infectocontagiosa.

Dependendo da taxa de transmissão de um vírus e da eficácia das vacinas disponíveis encontramos o % de cobertura vacinal necessária.
No caso do #SARSCoV2 responsável pela #COVID19 será necessário alcançar 90% de cobertura vacinal.

Vacinar adolescentes com vacinas autorizadas pela agência reguladora nacional, a @anvisa_oficial, é parte da estratégia de controle da pandemia.
Controlar a #pandemia = vidas salvas, economía revigorada e segurança espiritual as famílias.

Quem não quer?

Qual a proposta, imunidade de rebanho para adolescentes?

Essa é a estratégia do Ministério da Saúde?
Não, não é estratégia do Ministério da Saúde, é a estratégia do presidente da República. O negacionismo governa o país.

Os técnicos do Ministério e os especialistas da Câmara Técnica Assessora são favoráveis a vacinação.
O chefe do Ministério da Saúde precisa reunir um perfil de competências que expresse habilidade de entender o seu contexto político, seu teto administrativo e as necessidades sociossanitárias do país.
Precisa entender como o #SUS em mais de 33 anos de criação soube preservar o respeito e a unidade Tripartite, ao controle social e as instituições técnico-científicas.

A pandemia exige dos gestores públicos postura de liderança, capacidade de construir pontes e consensos.
Trazer para dentro do #SUS a beligerância que contaminou de ódio o #Brasil não irá contribuir em nada para enfrentar a pandemia.

Em matéria de vacinação de adolescentes é melhor ouvir a Sociedade Brasileira de Pediatria que o presidente da República.
Estados e Municípios por regra/obrigação enfrentaram a pandemia no front. Não tinha outra opção. A vacinação de adolescentes já estava prevista, anunciada e documentada pelo Ministério da Saúde. Nada novo, falsa polêmica.
Nas últimas 24h o grito anti-vacina de canais bolsonaristas e a pressão do Planalto pesou mais que as convicções já consolidadas no próprio Ministério da Saúde, no próprio PNI/MS.

As posições apresentadas hoje na coletiva do MS fragilizam a confiança nas vacinas e no #SUS.
Para todas as decisões tomadas no âmbito da gestão da pandemia no Espírito Santo, além de decidas razões e fundamentação técnica, temos resultados para apresentar. Temos plena responsabilidade pelos resultados: salvamos vidas e criamos condições para a retomada da economia.
Vamos precisar de serenidade neste momento. Como gestores nos compete seguir o enfrentamento a pandemia, vamos defender vacinas seguras, eficazes e autorizadas para uso nos adolescentes como estratégia de saúde pública, não vamos adotar a estratégia de "imunidade de rebanho".
Errata: devidas razões e fundamentação técnica (...)

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Nésio Fernandes

Nésio Fernandes Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @dr_nesio

16 Sep
Sobre a Nota Informativa (NI) do MS sobre vacinação de adolescentes:

1) A NI é vaga e não é explicita: não suspende, nem contra-indica a vacinação de adolescentes.

2) A @anvisa_oficial é a agência reguladora com a competência de definir a autorização do uso de imunobiológicos.
3) Estados e Municípios receberam quantitativos assimétricos de vacinas ao longo do ano, o que permitiu que alguns pudessem avançar nos grupos já definidos no PNI/MS, entre eles os adolescentes.

4) As vacinas da #Pfizer estão autorizadas para uso em adolescentes de 12-17 anos.
5) O @ConassOficial e o @conasems estão solicitando a @anvisa_oficial um posicionamento.
Read 9 tweets
15 Sep
Hoje, ao lado do amigo Reblin, tive a honra de receber o título de cidadão vitoriense aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores de Vitória/ES por indicação da querida companheira Vereadora @karlascoser. Orgulhoso de ter lutado com gov Renato Casagrande pela vida e pelo #SUS.
No ES criamos uma estratégia para mitigar a insana estrategia nacional de imunidade de rebanho, que negava a ciência, que não apostou nas vacinas, que ofereceu tratamento sem eficácia e que contaminou o país de ódio alimentado por fake news.
Aqui apostamos nas recomendações da ciência, das sociedades técnico-científicas e da OPAS/OMS. Sempre soubemos que as vacinas seriam a principal estratégia de enfrentamento a uma doença infectocontagiosa. Hoje o ES tem destaque no enfrentamento a pandemia, nunca a subestimamos.
Read 10 tweets
14 Sep
Hoje no Grupo de Trabalho Tripartite o @ConassOficial apresentou pedido de adequação da estratégia do PNO às evidências disponíveis e à nova programação de doses apresentada pelo Min. Saúde @minsaude.
Basicamente são três pontos a serem atualizados.
t.me/drnesio/311
1) Imediata inclusão de todos os idosos com 60+ anos na dose de reforço, com redução para 5 meses do prazo da D2. A estratégia precisa continuar focada em fornecer melhor estímulo imunidade dos idosos, população onde persistem a maior proporção de internados e óbitos.
No entanto, havendo disponibilidade de doses, o prazo de cinco meses pode inclusive ser reduzido para menor período.
Read 8 tweets
23 Aug
Superestimar os cenários mais catastróficos como iminentes e inevitáveis caso as medidas radicais não sejam tomadas, colocando em dúvidas as vacinas e seus resultados, pode prejudicar a credibilidade da ciência e da principal medida sanitária contra a #pandemia: a vacinação.
As vacinas são seguras e eficazes contra todas as variantes do SARS-COV-2, não há escape vacinal significativo para casos graves e óbitos, nem na "delta".

Existe risco de mutação sim, principalmente nos países com baixa cobertura ou que nem iniciaram sua campanha de vacinação.
Ao final de 2021, não serão os países como o Brasil os epicentros com maiores desafios a novas variantes, mas os países caribenhos, africanos e asiáticos com baixa cobertura vacinal.
Read 16 tweets
8 Aug
Saindo agora do evento de início da vacinação com a segunda meia-dose da vacina da #Astrazeneca no município de Viana/ES. ½ dose produziu anticorpos protetores em 88,3% dos pacientes em monitoramento laboratorial. @OPASOMSBrasil @minsaude @GovernoES @ufesoficial @ICEPi_SUS ImageImageImageImage
Eventos adversos pós primeira meia dose foram equivalentes em frequência e intensidade com a dose padrão, apontando redução na duração. ImageImage
Vejam os resultados preliminares da imunogenicidade em pessoas com e sem anticorpos por exposição anterior ao #SARSCoV2 . Com a segunda dose espera-se alcançar 100% de imunogenicidade. ImageImageImageImage
Read 10 tweets
10 May
A transparência tem sido uma característica da condução do @GovernoES.

Semanalmente atuliazamos avaliações sobre cenários, indicadores e contextualizamos medidas adotadas.

Todas sextas-feitas reúno com todos os secretários municipais da saúde.
A sociedade e todos os gestores foram informados da expectativa de retorno às aulas em maio.

O cenário previsto e apresentado no dia 16 de abril foi confirmado: 78 municípios capixabas estão autorizados a terem retorno limitado, gradual, facultativo, híbrido e com protocolos.
A retomada no risco moderado e baixo já era consolidada e estabelecida pela matriz de risco adotada no ES.

Atualizamos a medida qualificada para o risco alto para educação infantil e fundamental I.
Read 11 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(