Superestimar os cenários mais catastróficos como iminentes e inevitáveis caso as medidas radicais não sejam tomadas, colocando em dúvidas as vacinas e seus resultados, pode prejudicar a credibilidade da ciência e da principal medida sanitária contra a #pandemia: a vacinação.
As vacinas são seguras e eficazes contra todas as variantes do SARS-COV-2, não há escape vacinal significativo para casos graves e óbitos, nem na "delta".

Existe risco de mutação sim, principalmente nos países com baixa cobertura ou que nem iniciaram sua campanha de vacinação.
Ao final de 2021, não serão os países como o Brasil os epicentros com maiores desafios a novas variantes, mas os países caribenhos, africanos e asiáticos com baixa cobertura vacinal.
🔜Perspectiva?

✅Graças ao #SUS, o Brasil caminha para controlar a #pandemia com as vacinas, entenda-se "controlar" por: reduzir radicalmente mortes e internações e avançar no controle da circulação do vírus com a possibilidade de plena cobertura vacinal até dezembro/21.
Em 2022 teremos vacinas com atualização de cepa e novas vacinas. A disponibilidade para 3ª dose de reforço em toda a população, se for necessária, é real. Até dezembro podemos ter tratamentos medicamentosos disponíveis para casos graves. Apostar na ciência é ser realista.
Controlar a circulação do vírus com plena e fina disciplina social não é factível no Brasil. Não por falta de convicções na vigilância em saúde ou nas teses acadêmicas, mas porque as condições objetivas e subjetivas para tal coesão não estão postas.
A não adesão de 30% da população que explicitamente nega o risco da doença, comprometeria a estratégia nos outros 70%. Estou sendo otimista com as proporções. Nem todo mundo que reconhece o risco e a dimensão da pandemia no discurso se comporta de modo correspondente.
🚨Medidas?
Na vacinação, 3 medidas subsequentes devem ser tomadas:
1) Para reduzir internações e óbitos: garantir a 3ª dose aos idosos e imunossuprimidos que tomaram vacinas há mais de 6 meses; e 2) avançar na D2 com +8 semanas na população com 40+; 3) vacinar adolescentes.
Independente do avanço assimétrico entre os Estados, em setembro toda a população idosa deveria receber 3ª dose de vacinas homólogas ou heterólogas, preferencialmente essa última. Isso impactaria nas internações/óbitos remanescentes, independente da cobertura vacinal de cada UF.
No futuro, mesmo com a "delta", a ampla cobertura da vacinação e da exposição a doença darão características imunes a comunidade capazes de reduzir progressivamente a circulação do vírus.
A própria circulação "endêmica" do vírus, num contexto de pessoas imunizadas/previamente expostas, repercutirá em baixa mortalidade e reforçará respostas imunes protetoras. Teremos o contexto que diversas outras doenças assumem no cotidiano da clínica e dos serviços de saúde.
O cenário que escrevo não é o de hoje. Escrevo e falo de perspectivas.
🔛Hoje?
⚠️ A fotografia de hoje é um cenário de alerta, da necessidade de reforçar medidas não-farmacológicas e os protocolos com a ampla testagem da população e dos contatos dos positivos e principalmente 💉
O maior desafio da perspectiva da #pandemia é o controle da circulação do vírus em todos os continentes. Em 2022, a superação da pandemia nos países centrais e no Brasil dependerá + do desempenho global do que do manejo interno desses países. A ameaça está lá fora, é global.
Nosso olhar precisa sair do contexto da polarização interna, precisamos deixar de lado as vaidades dos aldeões de "Nossa América", o mundo não é a nossa aldeia. Com @butantan0ficial e @fiocruz, o Brasil pode e deve começar a contribuir para o combate a pandemia no mundo.
Sobre aldeões e "Nossa América", sugiro:

ufrgs.br/cdrom/marti/ma…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Nésio Fernandes

Nésio Fernandes Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @dr_nesio

16 Sep
Estarrecedor.

É um consenso na epidemiologia a necessidade de alcance a ampla cobertura vacinal para controle de doença infectocontagiosa.

Dependendo da taxa de transmissão de um vírus e da eficácia das vacinas disponíveis encontramos o % de cobertura vacinal necessária.
No caso do #SARSCoV2 responsável pela #COVID19 será necessário alcançar 90% de cobertura vacinal.

Vacinar adolescentes com vacinas autorizadas pela agência reguladora nacional, a @anvisa_oficial, é parte da estratégia de controle da pandemia.
Controlar a #pandemia = vidas salvas, economía revigorada e segurança espiritual as famílias.

Quem não quer?

Qual a proposta, imunidade de rebanho para adolescentes?

Essa é a estratégia do Ministério da Saúde?
Read 11 tweets
16 Sep
Sobre a Nota Informativa (NI) do MS sobre vacinação de adolescentes:

1) A NI é vaga e não é explicita: não suspende, nem contra-indica a vacinação de adolescentes.

2) A @anvisa_oficial é a agência reguladora com a competência de definir a autorização do uso de imunobiológicos.
3) Estados e Municípios receberam quantitativos assimétricos de vacinas ao longo do ano, o que permitiu que alguns pudessem avançar nos grupos já definidos no PNI/MS, entre eles os adolescentes.

4) As vacinas da #Pfizer estão autorizadas para uso em adolescentes de 12-17 anos.
5) O @ConassOficial e o @conasems estão solicitando a @anvisa_oficial um posicionamento. Image
Read 7 tweets
15 Sep
Hoje, ao lado do amigo Reblin, tive a honra de receber o título de cidadão vitoriense aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores de Vitória/ES por indicação da querida companheira Vereadora @karlascoser. Orgulhoso de ter lutado com gov Renato Casagrande pela vida e pelo #SUS.
No ES criamos uma estratégia para mitigar a insana estrategia nacional de imunidade de rebanho, que negava a ciência, que não apostou nas vacinas, que ofereceu tratamento sem eficácia e que contaminou o país de ódio alimentado por fake news.
Aqui apostamos nas recomendações da ciência, das sociedades técnico-científicas e da OPAS/OMS. Sempre soubemos que as vacinas seriam a principal estratégia de enfrentamento a uma doença infectocontagiosa. Hoje o ES tem destaque no enfrentamento a pandemia, nunca a subestimamos.
Read 10 tweets
14 Sep
Hoje no Grupo de Trabalho Tripartite o @ConassOficial apresentou pedido de adequação da estratégia do PNO às evidências disponíveis e à nova programação de doses apresentada pelo Min. Saúde @minsaude.
Basicamente são três pontos a serem atualizados.
t.me/drnesio/311
1) Imediata inclusão de todos os idosos com 60+ anos na dose de reforço, com redução para 5 meses do prazo da D2. A estratégia precisa continuar focada em fornecer melhor estímulo imunidade dos idosos, população onde persistem a maior proporção de internados e óbitos.
No entanto, havendo disponibilidade de doses, o prazo de cinco meses pode inclusive ser reduzido para menor período.
Read 8 tweets
8 Aug
Saindo agora do evento de início da vacinação com a segunda meia-dose da vacina da #Astrazeneca no município de Viana/ES. ½ dose produziu anticorpos protetores em 88,3% dos pacientes em monitoramento laboratorial. @OPASOMSBrasil @minsaude @GovernoES @ufesoficial @ICEPi_SUS ImageImageImageImage
Eventos adversos pós primeira meia dose foram equivalentes em frequência e intensidade com a dose padrão, apontando redução na duração. ImageImage
Vejam os resultados preliminares da imunogenicidade em pessoas com e sem anticorpos por exposição anterior ao #SARSCoV2 . Com a segunda dose espera-se alcançar 100% de imunogenicidade. ImageImageImageImage
Read 10 tweets
10 May
A transparência tem sido uma característica da condução do @GovernoES.

Semanalmente atuliazamos avaliações sobre cenários, indicadores e contextualizamos medidas adotadas.

Todas sextas-feitas reúno com todos os secretários municipais da saúde.
A sociedade e todos os gestores foram informados da expectativa de retorno às aulas em maio.

O cenário previsto e apresentado no dia 16 de abril foi confirmado: 78 municípios capixabas estão autorizados a terem retorno limitado, gradual, facultativo, híbrido e com protocolos.
A retomada no risco moderado e baixo já era consolidada e estabelecida pela matriz de risco adotada no ES.

Atualizamos a medida qualificada para o risco alto para educação infantil e fundamental I.
Read 11 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(