Saindo agora do evento de início da vacinação com a segunda meia-dose da vacina da #Astrazeneca no município de Viana/ES. ½ dose produziu anticorpos protetores em 88,3% dos pacientes em monitoramento laboratorial. @OPASOMSBrasil @minsaude @GovernoES @ufesoficial @ICEPi_SUS ImageImageImageImage
Eventos adversos pós primeira meia dose foram equivalentes em frequência e intensidade com a dose padrão, apontando redução na duração. ImageImage
Vejam os resultados preliminares da imunogenicidade em pessoas com e sem anticorpos por exposição anterior ao #SARSCoV2 . Com a segunda dose espera-se alcançar 100% de imunogenicidade. ImageImageImageImage
Trata-se de um estudo apoiado pelo MS, instituído pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação - @ICEPi_SUS, desenvolvido por pesquisadores do Hospital das Clínicas/UFES, com participação de pesquisadores da @fiocruz, @EmescamES, @OPASOMSBrasil e da Vigilância Est/Mun.
Após aprovação pelo Comité de Ética do HUCAM, da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa e do Comitê de Ética da OPAS/OMS e com ampla mobilização da Prefeitura de Viana/ES, foram aplicadas quase 20.000 doses ajustadas (½ dose padrão) da vacina da Astrazeneca. Image
Pacientes serão acompanhados por 12 meses. Projeto terá duração de um ano e meio.

Dados completos e análises do Estudo estão sendo estruturados para devida publicação em revista científica internacional. Image
O Estado pode ser eficiente e cumprir seu papel para além de suas obrigações do "mínimo constitucional".

O Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação - Lei Federal n° 10.973/04, permitiu articular um grande ecosistemas de Inovação para enfrentar a #pandemia.
O "Projeto Viana Vacinada" é resultado de um novo contexto da política de Inovação no #SUS promovido pelo Governo do Estado do Espírito Santo. @GovernoES
O "máximo constitucional" é limitado somente pela capacidade criadora da boa política.

A percepção dos tempos e das urgências nos obriga a ousar com método, legalidade e interesse público.

#VivaOSuS
#vacinaparatodos
@ricvalentim @OPASOMSBrasil @minsaude @GovernoES @ufesoficial @ICEPi_SUS O LAIS/UFRN tem sido fundamental para nosso êxito. Obrigado professor.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Nésio Fernandes

Nésio Fernandes Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @dr_nesio

10 May
A transparência tem sido uma característica da condução do @GovernoES.

Semanalmente atuliazamos avaliações sobre cenários, indicadores e contextualizamos medidas adotadas.

Todas sextas-feitas reúno com todos os secretários municipais da saúde.
A sociedade e todos os gestores foram informados da expectativa de retorno às aulas em maio.

O cenário previsto e apresentado no dia 16 de abril foi confirmado: 78 municípios capixabas estão autorizados a terem retorno limitado, gradual, facultativo, híbrido e com protocolos.
A retomada no risco moderado e baixo já era consolidada e estabelecida pela matriz de risco adotada no ES.

Atualizamos a medida qualificada para o risco alto para educação infantil e fundamental I.
Read 11 tweets
25 Apr
🤔🙄😳 Vamos lá, por que esta faltando a segunda dose da CORONAVAC?

Acompanhe a sequência.
🧐Foi porque Estado orientou usar a segunda dose para antecipar a vacinação? Não. O Estado sempre orientou o uso da D1 e a reserva da D2 em todos os lotes que vieram com esta definição do Ministério da Saúde (MS). No entanto, nas remessas 8/9/10 o MS orientou usar amplamente D1.
👮‍♂️👩‍🏫Usaram as doses para vacinar professores e forças de segurança? Não. As doses destinadas aos professores/forças de segurança são majoritariamente da Astrazeneca, representando uso de parte da reserva técnica da mesma. Professores começarão de fato somente na próxima semana.
Read 13 tweets
24 Apr
Não acabou, mas celebramos cada passo em frente. A queda robusta de casos começa a repercutir nas entradas da rede de urgência e emergência, nas enfermarias e já se traduz em queda da ocupação das UTIs.
#venceremos
Não abrimos ou fechamos as atividades por "orientação do vento". Adotamos uma matriz de risco que define ciclos/momentos de restrições/aberturas de acordo ao comportamento da pandemia na evolução de casos, óbitos, testagem e ocupação hospitalar.
Com a quarentena, saímos de 2.300 casos na média móvel de 14 dias (MMC14D) para menos de 900 (-+60% de queda), desta forma a matriz é influenciada e com a ocupação hospitalar abaixo de 90% atividades sociais e econômicas são retomadas progressivamente com protocolos e controles.
Read 5 tweets
22 Apr
Cenário de Risco e caminhos para a Imunização no Brasil.

Podemos viver um possível "apagão de imunizantes" dependentes de insumos/vacinas da Índia, que vive cenário crítico e que pode assumir piores proporções que a brasileira.

A Índia pode priorizar sua vacinação interna.
As pressões internas na Índia podem levar suspensão/redução temporária do insumo farmacêutico ativo (IFA) à @fiocruz e a disponibilidade da vacina COVAXIN da @BharatBiotech, ainda em avaliação pela ANVISA, mas já negociada com o Governo Federal e com a rede privada no Brasil.
Por ser um país produtor de medicamentos, insumos e materiais hospitalares a repercussão pode afetar outros itens que são objetos de exportação da nação indiana. A própria produção de vacinas compete com o consumo de vidros utilizados como frascos de medicamentos injetáveis.
Read 18 tweets
20 Apr
Descrição dos 116 óbitos informados hoje no ES.

106 óbitos, a maioria (56) do sexo M, representando 52,83%; 67 (63,21%) possuíam residência nos municípios da Regional Metropolitana; 23 (21,7%) na Regional Sul; 12 (11,32%) na Regional Central-Norte; e 4 (3,77%) em outras UFs.
47 foram a óbito em hospitais da rede privada (44,34%), seguidos de 38 da rede pública (35,85%) e 21 (19,81%) da rede filantrópica. 29 (27,36%) com menos de 60 anos e 77 (72,64%) com idade igual ou maior a 60. Média de 68 anos, amplitude 15 - 111 anos.
Quanto a ocorrência dos óbitos, 04 ocorreram entre os dias 18/03/2021 e 26/03/2021, 01 ocorreu no dia 01/04/2021, 04 entre os dias 04/04/2021 e 10/04/2021, 17 óbitos na última semana, entre os dias 11/04/2021 e 17/04/2021 e 80 óbitos na semana vigente.
Read 6 tweets
11 Apr
Ele também protagonizou o filme "Adeus, Lenin" (pt.wikipedia.org/wiki/Good_Bye,…!).

Certa vez me senti dentro deste de filme, em um capítulo não publicado, mas vivido em Cuba.
Num plantão de clínica médica no internato, conheci uma "cidadã soviética". Idosa, firme e segura de si, aguardava um familiar buscá-la após aliviar suas dores, uma cólica renal (por uma pequena litíase, "pedra no rim").
Nós, os estrangeiros e imigrantes, em qualquer lugar do mundo nos reconhecemos. Uma sintonia natural da condição de quem em terra alheia fala uma língua não-materna com "acento" e sotaque diferente, somos tratados como "alguém de fora", forasteiro, no caso de Cuba como "yuma".
Read 12 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(