Excelente fio do @pedrocintra52 sobre os resultados de fase 3 da vacina da @CloverBiopharma (vacina de subunidade de proteína)

As eficácias contra as variantes específicas foram:
#Gamma 91.8%
#Delta 78.7%
#Mu 58.6%

Comentários abaixo 👇
Em abril, tivemos a aprovação pela @anvisa_oficial do início dos estudos aqui no Brasil!

A fase 2/3 contou com 30.000 participantes acima de 18 anos de 5 países diferentes, como Colômbia 🇨🇴, Filipinas 🇵🇭, Brasil 🇧🇷, África do Sul🇿🇦 e Bélgica🇧🇪

Desses ~30 mil participantes, metade recebeu a vacina e metade recebeu um placebo

O regime é de duas doses, intervaladas por 21 dias

No Brasil🇧🇷, cerca de 8 mil indivíduos participaram do estudo
A apresentação traz um ponto interessante em relação a essa vacina por ter sido estudada num período de predominância da #Delta. E é importante relembrar que, as vacinas já aprovadas tem efetividade demonstrada contra essa variante. :)
A maior parte das variantes detectadas enquanto o estudo era realizado eram #Delta #Mu e #Gama seguido por outras, como é mostrado abaixo
É importante destacar que o número de casos obtidos apresentados é bastante baixo, e precisa de uma maior complementação, mas dentre os casos observados, a vacina preveniu substancialmente COVID-19 severa e hospitalização cloverbiopharma.com/upload/pdf/SPE…
As eficácias contra as variantes específicas foram:
#Gamma 91.8%
#Delta 78.7%
#Mu 58.6%

Além disso, o documento destaca um perfil de segurança positivo, com eventos autolimitados, leves-moderados de rápida resolução
Legal destacar que temos outra vacina de subunidade de proteína já aprovada em alguns locais, que é a Novavax, abaixo meu fio comentando os dados de fase 3
Essas vacinas de subunidade são bem interessantes e versáteis. Proteínas são mais estáveis e o armazenamento não tende a ser complicado como vimos pra outros imunizantes. Além disso, o custo pode ser menor também.
Além disso, daqui a pouco pode também ser uma boa alternativa de combinação heteróloga com outras vacinas. Por isso é bacana termos diferentes tecnologias, pois assim podemos ter mais flexibilidade de seguir ampliando o programa de vacinação em massa
Vamos aguardar o artigo/preprint como o querido @otavio_ranzani bem disse. Mas enfim, boa notícia é boa notícia né pessoal!

Uma notícia interessante também é que a Novavax planeja distribuir 2 bi de doses da sua 💉em 2022 reuters.com/business/healt…
Link dos dados apresentados da Clover: cloverbiopharma.com/upload/pdf/SPE…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Mellanie Fontes-Dutra 💉😷

Mellanie Fontes-Dutra 💉😷 Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @mellziland

24 Sep
@sailorrooscout é uma das contas que todos deveríamos seguir. Com a ferramenta de tradução do twitter, fica muito bom de acompanhar!

Dados da Malásia🇲🇾 (14,5 mi participantes) sobre AstraZeneca, Pfizer e Sinovac!

Vou fazer alguns comentários em português abaixo 🧶👇
✴️Esquema completo de vacinação reduz o risco em:
🔹88% para infecção
🔹86% para doença sintomática

✴️Esquema completo (2 doses):

AstraZeneca - proteção em relação a:
🔹Admissão na UTI: 96%
🔹Óbito: 96%

Pfizer- proteção em relação a:
🔹Admissão na UTI: 92%
🔹Óbito: 93% Image
Sinovac (CoronaVac)- proteção em relação a:
🔹Admissão na UTI: 77%
🔹Óbito: 84%

O esquema completo teve níveis de efetividade maiores do que o esquema parcial (1 única dose) Image
Read 7 tweets
24 Sep
A discussão de "quem foi o primeiro a falar" ou "fulano começou a falar disso só recentemente" perde um tanto o seu propósito quando pensamos sobre outra perspectiva: poxa, que ÓTIMO que tem mais gente falando sobre isso. Que esplêndido que foi engajando mais pessoas.
A definição de "primeira pessoa a fazer ()" tem mais importância enquanto definição se estamos criando algo inédito ou trazendo um conhecimento inédito. É relevante e justo dar os créditos a essa pessoa. Mas ser um dos primeiros a defender algo importante tem muito mérito também!
Mas a questão maior é: o que é mais produtivo? Focar na questão de que tinha ou não tinha tanta gente falando sobre determinado assunto, ou reforçar a relevância que essa fala tomou, para somar ainda mais pessoas nesse propósito?
Read 4 tweets
23 Sep
Uma notícia que pegou muita gente de surpresa: Anvisa determina o recolhimento de alguns lotes específicos da CoronaVac. Mas por quê?

Vou discutir alguns pontos abaixo para a gente tentar entender juntos um pouco melhor isso! 🧶👇
Segundo a @agenciabrasil o motivo do recolhimento se deu após constatação de que “dados apresentados pelo laboratório não comprovam a realização do envase da vacina em condições satisfatórias de boas práticas de fabricação”

agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/…
Em 03/Set, a @anvisa_oficial foi comunicada pelo @butantanoficial que o parceiro na fabricação vacina CoronaVac, o lab. @Sinovac , havia enviado para o 🇧🇷 25 lotes, totalizando 12.113.934 doses, que foram envasados em instalações não inspecionadas pela Anvisa.
Read 15 tweets
21 Sep
Muitas pessoas leram conteúdos sobre, ou tem medo de que as vacinas possam gerar variantes do vírus da COVID-19 mais resistentes. Mas é possível isso acontecer por causa das vacinas?

A resposta é não 🙂 mas se tu quer alguns porquês (e torço pra que sim), siga o fio! 🧶👇
Vamos ir pensando juntos: antes de iniciarmos os porquês, precisamos relembrar aspectos da resposta imunológica contra o vírus.

Temos os anticorpos (AC) que spodem se ligar tão completa e firmemente às partículas de vírus que sua proteína Spike não é capaz de cumprir seu papel
Ainda, os anticorpos ligados a um patógeno como este também acionam outras células do sistema imunológico para atacar e limpar todo o complexo anticorpo-alvo; é como se essas moléculas ligassem vários bat-sinais no local que estiverem ligadas ao agente a ser eliminado
Read 22 tweets
20 Sep
@pfizer - Resultados positivos para segurança num estudo de fase 2/3 em crianças de 5-11 anos! 💉Uma dose menor foi utilizada, com as duas doses intervaladas por 21 dias
🔹Segura, bem tolerada
🔹Resposta imune comparável a vista no público de 16-25 anos pfizer.com/news/press-rel…
O link do press release pode ser acessado aqui businesswire.com/news/home/2021…

Os dados serão submetidos ao FDA em breve para aprovação nos EUA, e espero vermos um preprint ou artigo em breve tambem!
O ensaio de fase 2/3 teve a participação de 2.268 crianças de 5-11 anos que receberam uma dose de 10 ug (menor do que a que recebemos, que é de 30 ug) no regime de 2 doses com intervalo de 21 dias.

A dose menor foi escolhida para aumentar ainda mais a tolerabilidade e segurança
Read 9 tweets
18 Sep
Sobre segurança e estudos de vacina até 2023:
🔹Segurança é visto nas três fases clínicas
🔹Estudo de até 2023 é pra investigar a duração da resposta
🔹A vacina fica pouco tempo no organismo, e por isso, a justificativa de que "algum efeito pode ocorrer em 10 anos" não tem lógica
Vejo pessoas tentando desqualificar as vacinas usando esse argumento. Para qualquer vacina chegar no braço de alguém, precisa ser aprovada a partir dos dados clínicos (fase 1,2,3) e pré clínicos. Não é a duração do estudo que determina isso, e sim atingir os objetivos exigidos
Já estamos no segundo ano de pandemia e explicamos muito no ano passado esse processo. Muitos fatores influenciam no tempo em que uma vacina é feita: circulação do agente infeccioso, o desafio de fazer estudos multicentricos (vários lugares ao mesmo tempo, e investimento
Read 11 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(