#LVTC3 WDC Networks - Essa live com o CEO está muito boa, vale a pena cada minuto! Foi tão boa que fiz um fio abaixo com alguns pontos + considerações minhas! Empresa que to gostando muito de ser sócio! @rafaelfreitaso@jocanetoo@henrique_aiex
Fio... 🧵
1) Primeiro recapitulando o modelo de negócios, nas vertentes de Telecom, Corporativo e Solar:
2) TAAS
- Modelo TAAS - Technology as a Service - basicamente é um modelo de locação de equipamentos, semelhante ao modelo de empresas como Vamos e Armac.
- A propriedade do equipamento é sempre da WDC, o que gera segurança contra eventual inadimplência ou ruptura de contrato.
- A diferença da WDC para outras empresas como locação de veículos é que a sua taxa de retorno é toda baseada no período do contrato, enquanto que uma locadora de veículo, seu retorno normalmente considera o período de locação + a venda do veículo usado após o término.
Para a WDC, ao término do contrato, o equipamento está completamente pago e o retorno do investimento já realizado.
- Os contratos do TAAS têm uma TIR projetada de no mínimo 25%. Após o termino do contrato, normalmente o equipamento é direcionado para reciclagem.
- Exemplos de equipamentos no modelo TAAS: Wifi, câmeras de vigilância, redes de fibra, cibersegurança, datacenters.
- É um modelo que tem uma curva de Capex maior no início mas depois se traduz em forte geração de caixa com previsibilidade.
- O modelo historicamente é bem resiliente, promove alta fidelização (baixo churn) e fomenta iniciativas de cross sell e up sell no cliente.
- Há uma tendência mundial no setor de tecnologia, no sentido de os clientes trocarem o capex pelo opex.
- As vantagens para o cliente incluem: menores necessidades de capital com uma despesa gradual (locação) e atualização tecnológica.
- Backlog de receita atualmente é da ordem de 800 milhões. Média de duraçao dos contratos 47 meses.
- Enquanto a demanda de mercado está alta, a taxa de crescimento é alta (ex: 40 a 50% ao ano) e consequentemente o capex é maior para fomentar o TAAS.
- Em 2 ou 3 anos, Quando as taxas de crescimento de alguns segmentos diminuirem (ex: 15 a 20% ao ano), a geração de caixa será...
... suficiente para manter o invetimento dos novos contratos, amortizar o que se tem de alavancagem da empresa e então pagar dividendos.
3) Solar
- Iniciou em 2020 com a criação de uma fábrica para montagem de kits de geração de energia fotovoltaica.
- A unidade vende equipamentos tanto para o mercado residencial quanto o comercial (empresas). Atualmente a divisão está bem equilibrada (50% pra cada).
- Parceria recente com a Huawei (que antes só tinha parceria com a Weg) para fornecimento de equipamentos (inversores).
- Parceria com a Huawei permite que a WDC entre em projetos de grande porte (grandes usinas de geração), além dos pequenos/médios atuais.
- Unidade Solar por hora só trabalha com venda normal, mas WDC já pretende implantar o TAAS para vendas comerciais (ex: usinas).
- O TAAS no solar tende a ser muito promissor, dado a alta demanda, por possibilitar ganhos ao cliente com um desembolso muito menor e gradual.
- Brasil é muito "abençoado" na questão solar e ainda tem uma penetração muito baixa.
- Pra ter uma idiea a Alemanha é um dos países com maior penetração, ainda que sua geografia/níveis de ensolação estejam abaixo do que o nosso "pior" aqui no Brasil.
4) Crise dos semicondutores e Frete + Preços
- É algo que atinge todo o mercado e para a WDC não seria diferente.
- Acarreta atraso maior na entrega de produtos.
- Houve aumento de preços. A WDC tem conseguido repassar esse aumento.
- A tabela de preços da WDC é em dólar, então ela não sofre com o câmbio (não precisa fazer hedge).
- Preço do frete internacional subiu muito: ex: container subiu de 2 mil dólares para 14,5 mil e pode chegar a 16 mil.
- Cadeia de suprimentos deve demorar para estabilizar, talvez só fim de 2022.
5) Composição das Unidades (Telecom, Corporativo, Solar)
- Hoje Telecom é o maior seguimento em termos de contribuição financeira. Mas a tendência é que em alguns anos esse crescimento diminua.
- Na outra ponta, o Solar está com uma perspectiva bem maior de crescimento.
- Dessa forma, no futuro é esperado que os 3 seguimentos tenham um percentual parecido de contribuição.
6) 5G
- Baterias de lítio, além de serem necessárias nos kits do solar, também não requisito para as antenas de telefonia móvel, que vão proliferar com 5G.
- WDC pretende capturar ganhos com a venda de "mini datacenters", conhecidos como datacenters de borda, que também vão proliferar no 5G.
- CEO cita a Verizon no EUA que pretende construir 40 mil mini datacenters por conta do 5G.
7) Aquisições
- Se ocorrerem, devem ser pontuais (cirúrgicas), por exemplo na área de engenharia de usinas solares ou para incrementar o portfolio de segurança cibernética.
8) ISPs como Parceiros Estratégicos Licenciados da WDC
- Os ISPs tendem a evoluir para SSPs - Solution Service Providers - pois a conectividade em si, após a consolidação da fibra optica e dos players,
não será mais um diferencial.
- A WDC tende a ser um parceiro estratégico dos ISPs para que eles próprios forneçam ao cliente final soluções como casa conectada (Iot) e paineis solares.
Empresa da WDC: casaconectada.com.br
9) Estrutura de Capital e Ações
- O modelo da WDC baseado no TAAS implica que a empresa precisa tomar dívida para fazer o capex necessário e, em algum momento, eventualmente readequar sua estrutura de capital via follow on.
Os recursos do IPO são prioritariamente voltados para..
... crescimento orgânico via TAASe devem sustentar a empresa ao longo de 2022 e parte de 2023.
- Hoje a quantidade de ações realmente circulantes no mercado ~ 20%, dado que outros 10% do free float é também da 2b capital (controlador com mais outros 30%) 2bcapital.com.br
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Esses dias li um relatório muito bom do BTG em que ele trouxe números que reforçam a minha tese de que o mercado endereçável de fibra ainda tem muitas oportunidades a todos os players.
Segue o fio...
1) Estima-se no Brasil 70,6 milhões de domicílios. Destes, 38,3 milhões possuem conexão banda larga (de qualquer tecnologia), uma taxa de penetração de 54,3%. Aqui já podemos compreender que "tem muito chão" ainda no Brasil em termos de ocupação de banda larga.
2) A banda larga por fibra optica, além de ser a mais performática em velocidade (principalmente upload) é atualmente a implementação com menor custo. Portanto não há que se pensar em novas expansões que não sejam por fibra.
Olhei superficialmente e considero em linha com a evolução esperada. Lucro de 1,13bi foi em grande parte pela variação cambial, isso não adiciona caixa para a empresa, mas é positivo!
O lucro líquido contábil é importante neste momento não em função do operacional, mas por conta do dólar que permitiu suavizar a dívida. Como está fora do controle da empresa, nos resta monitorar e torcer para uma ajuda vinda do cenário macro para esse dólar estabilizar.
Pensando em fundamento e horizonte maior, o que de fato é relevante é a evolução da fibra, que neste trimestre já superou por completo o cobre em receitas. Isso é uma evidência robusta do turnaround de produto. E o EBITDA de rotina já veio melhor em relação ao 1T21 uma vez que...
#OIBR3 Tive uma reunião hoje com o RI e trago abaixo a MINHA leitura (não falo pela empresa) sobre os fundamentos, em contraste a essas quedas recentes da ação (fio longo, respira fundo).
Ajude a compartilhar com quem busca uma opinião mais fundamentada.
Segue o fio..(+)
== RESUMO
- O maior risco que vejo na tese neste momento é a aprovação no CADE da venda da Oi Móvel. O risco é alto (causaria grande impacto) mas a probabilidade é baixa. E esse panorama não mudou. A declaração de complexidade dada pelo CADE é algo natural, esperado.
O momento ainda é de análise minuciosa, nem sequer foram cogitados eventuais remédios ainda, então não há, neste momento, no que se falar sobre probabilidade de veto.
#OIBR3 Minha melhor hipótese para o mau humor com a Oi: guidance trouxe nível de endividamento em 2024 acima da expectativa e geração de caixa ainda será pressionada.
Discorro um pouco aqui sobre a questão do endividamento:
Então eu poderia supor que quem tava posicionado esperando uma reação mais rápida da empresa nesse processo de reestruturação, está saindo em busca de outras oportunidades. Para a minha tese em particular, não muda, tendo em vista que sempre mirei a maturação do turnaround.
E essa maturação eu tenho como alvo 2023. É fato que um endividamento maior pode depreciar o valuation que eu previa inicialmente (6,00 por ação). Ainda assim, pra quem partiu de 1,00 os ganhos são substanciais. Nesse patamar, vou continuar comprando mais.
#OIBR3 Sobre o plano estratégico apresentado hoje (api.mziq.com/mzfilemanager/…) eu ainda preciso estudar mais no detalhe. Percebi um misto entre reações positivas e negativas, mas no meu caso continuo com a tese de investimento sem mudanças, jogo que segue.
Alguns pontos: 1/n...
1) Alguns estranharam a meta de 8 mi de clientes fibra em 2024. Ocorre que em uma projeção de meses atras, a Oi falou em 10 mi, porém era na InfraCo, sendo 7mi na Oi ClientCo e 3mi como rede neutra pra outras operadoras. Portanto, 8mi falando apenas da novaOi, é positivo, subiu!
2) Outro ponto que estranharam foi que apareceu 15,8bi pela venda da móvel. Pode ter sido mera distração. Explico: A móvel foi vendida por 16,5bi. Só que deste valor, 756mi são custos de transição (a Oi gasta com isso), então o liquido fica perto de ~15,8bi. MAS, ainda tem o...
Quem me acompanha nessa jornada como acionista da Oi sabe que eu esperava mais desse leilão, esperava maior competitividade em torno do ativo. O desfecho desse leilão representa um grande aprendizado pra mim, assim como a jornada como um todo, vocês não fazem ideia do quanto..
...já aprendi até aqui, em termos de como é ser um acionista, como acompanhar uma empresa de perto, entrar no detalhe do business, da operação, da contabilidade, do financeiro, do estretégico, da geração de valor. Até 2023 tem chão para o meu primeiro alvo de retorno, mas vale...