#OIBR3 Tive uma reunião hoje com o RI e trago abaixo a MINHA leitura (não falo pela empresa) sobre os fundamentos, em contraste a essas quedas recentes da ação (fio longo, respira fundo).

Ajude a compartilhar com quem busca uma opinião mais fundamentada.

Segue o fio..(+)
== RESUMO
- O maior risco que vejo na tese neste momento é a aprovação no CADE da venda da Oi Móvel. O risco é alto (causaria grande impacto) mas a probabilidade é baixa. E esse panorama não mudou. A declaração de complexidade dada pelo CADE é algo natural, esperado.
O momento ainda é de análise minuciosa, nem sequer foram cogitados eventuais remédios ainda, então não há, neste momento, no que se falar sobre probabilidade de veto.
- Tirando a questão do CADE, supõe-se que o mercado bateu muito forte nas ações por conta da questão do nível de endividamento projetado para 2024 no plano estratégico, mas do ponto de vista do fundamento, está claro que a reação não faz sentido.
- A empresa não espera chegar em 2024 com o nível de endividamento reportado no Guidance. Pretende chegar substancialmente melhor.
- O Guidance usou números bastante conservadores, podendo ser vistos como o "pior cenário".
- Há opcionalidades e outras alternativas que não estão incorporadas no modelo base do Guidance.
- Na ótica estrutural, a Oi já projeta geração positiva de caixa de 2023 em diante, melhorando a cada ano. Ou seja, dívida não deve escalar e poderá ser diminuída com N alternativas.
== COMO FICA A MINHA TESE
- Entre 2020 e 2021, a tese teve, no meu ponto de vista, dois grandes reveses: alta expressiva do dólar (prejudicando o endividamento) e o deal com a InfraCo, apesar da importância fundamental, não capturou todo o valor esperado.
- Não fossem os fatores citados acima, creio que potencial inicialmente projetado por mim estaria no rumo certo para se materializar.
- Apesar disso, meu alvo para 2023 continua substancial. Se antes eu trabalhava com um alvo de 6,00 por ação, agora com o novo cenário de...
...endividamento, passo a trabalhar com algo entre 4,50 e 5,00.
- Mas definitivamente, não vejo nenhum fundamento para a empresa estar negociando nos patamares atuais.
As imagens abaixo trazem uma estimativa de fluxo de caixa, endividamento e opcionalidades (fora do modelo base) para diminuição do endividamento da empresa. Os próximos comentários serão baseados nessas imagens.
== CONSERVADORISMO DO MODELO BASE
- Dado o caráter de guidance nos números, eles foram de forma geral pensados considerando o "pior cenário", ou seja, aquilo que a empresa consegue executar com relativa tranquilidade.
- Take up de 25% (8mi clientes para 32mi casas passadas).
Pelo histórico de execução, é bem factível pensar em 30 a 32% (10mi clientes).
- Novos depósitos judiciais consideraram provisões 100% em cash, mas há margem para uso de carta fiança ou outros instrumentos similares).
== FLUXO DE CAIXA OPERACIONAL (EBITDA - CAPEX)
- Passa a ser positivo de 2023 em diante, estancando a queima de caixa e iniciando curva de diminuição das dívidas.
- O fluxo positivo será incrementado nos anos seguintes, pela otimização do legado e fim da concessão.
Em 2025, com o término da concessão, tem-se uma geração bem mais positiva.
- Período 2021->2024 resulta em valor negativo por conta de 2021 e 2022. Ainda assim, valor negativo evidencia redução considerável de queima.
- 2021 afeta o saldo do período por conta do alto capex...
...ainda vigente (pesado por conta da infra).
- E 2022 também é penalizado por conta do legado de cobre e transição da móvel. Na móvel haverá uma "limpeza de custo": cancelamento de contratos com lojas próprias, desligamento de funcionários que não vão migrar para o Trio, etc.
== NOVOS DEPÓSITOS JUDICIAIS
- Durante a RJ, a lei protege a empresa de determinadas ações judiciais nas esferas cível/trabalhista.
- Saindo da RJ a empresa estima que essas ações judiciais avancem e, como parte natural do processo, exijam provisões na forma de depósitos.
== JUROS DOS BONDS
- Aqui são os juros projetados no período. Caso o mercado ofereça condições e considerando que o risco da crédito da Oi tende a melhorar, podemos esperar alguma rolagem de dívida em condições mais favoráveis.
== PASSIVO GLOBENET
- Não faz parte da dívida bruta financeira, sendo uma espécie de "passivo com fornecedores" (contratos de transmissão de cabos submarinos), porém classificado como passivo oneroso pois a despesa é maior que o retorno.
- Era uma "problema dormente" que veio rapidamente à tona com a escalada do dólar.
- A Oi precisa pagar a parcela de 2021 e usará parte do $$ da venda da InfraCo para pagar as parcelas de 2022 a 2024 (parcelas foram convertidas para reais para se anularem entre si).
- A Oi portanto está equacionando um passivo até 2024 mas ele não faz parte da dívida financeira, por isso o $$ gasto não reduz o endividamento (baseado em dívida líquida).
- Como a Globenet será incorporada à InfraCo, vale ressaltar que toda essa dívida com a Globenet passará...
... a ser uma dívida com a InfraCo, da qual a Oi terá 42%. Portanto, há alguma retro alimentação de valor aqui.
== OPCIONALIDADES FORA DO MODELO BASE
- Dividend Recap. A empresa estima ser possível obter ~4,4bi em dividendos da InfraCo através do mecanismo de Dividend Recap,
onde a InfraCo faria uma readequação de estrutura de capital, entregando $$ aos acionistas (Oi e fundos do BTG) e colocando no lugar uma dívida que represente um custo de capital menor.
- Venda de imóveis: O modelo base considera pouco menos de 500mi em imóveis,
mas sabemos que há um potencial muito maior para ser realizado em 3 anos.
== OUTRAS ALTERNATIVAS NA MESA (TAMBÉM FORA DO MODELO BASE)
- Venda de um stake adicional (8 a 9%) da InfraCo via IPO (por volta de 2024) é uma "carta na manga" para a empresa diminuir ainda mais a...
...alavancagem e destravar valor, a depender do quanto a InfraCo terá valorizado naquele momento.
- InfraCo é uma grande geradora de caixa, portanto para uma venda de participação adicional gerar valor, o NVP dessa transação precisa ser melhor do que o carrego desse ativo...
...anos à frente. Fora a valorização potencial de, após IPO, a participação remanescente estar com liquidez e valorização na bolsa.
- De todo modo, do ponto de vista de sustentabilidade da empresa, é uma opção importante que, se preciso, pode ser exercida.
- Refinanciamento do bond 2025, estendendo prazo e melhorando taxas. Depende das condições do mercado, logo não pode estar no modelo base.
- Migrar para regime de autorização, a depender das condições, pode destravar valor melhorando as margens da empresa.
Se migração não for vantajosa, cenário base é permanecer na concessão.
- Expectativa de geração de valor na arbitragem com a Anatel por conta do desequilíbrio da concessão.
- Em uma situação de maior stress, a Oi pode pleitear a devolução da concessão.
Traz implicações políticas e/ou judiciais, mas essa possibilidade é um contrapeso que ajuda nas negociações.
== PONTO A MONITORAR
- Variação do dólar. Está fora do controle da empresa e pode ajudar muito ou atrapalhar muito no nível de endividamento.
O balanço do 1T21 usou o dólar a 5,69 então no patamar atual temos melhoras no relativo.
== CONSIDERAÇÕES FINAIS
- O endividamento de 6,6x EBITDA do modelo base considera somente o EBITDA Oi. Se considerar o EBITDA InfraCo, cai para 3,7x.
- Na prática, a Oi planeja chegar em 2024 com números bem melhores que o Guidance apontado. Mas caso o cenário se mostre desafiador, com as opcionalidades e uma venda adicional de InfraCo o endividamento pode chegar a 2,8x.
- Todos os cenários (mesmo o mais conservador) apontam para um "2025 em diante" bastante próspero para a empresa.
- A margem EBITDA que a empresa almeja no médio prazo (20 a 25%) não pode ser diretamente comparada com as margens de empresas híbridas
(que possuem tanto varejo quanto infra). A Oi no médio prazo tende a ser uma empresa de capital pouco intensivo (asset light), portanto a sua margem, embora mais baixa, representará um satisfatório ROIC (retorno sobre o capital investido)
para o acionista e a empresa poderá negociar a múltiplos mais elevados que a média.
Para finalizar, deixo aqui a opinição (de hoje) do bastante competente @_rschweitzer que acompanha o case de Oi a tanto tempo:

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with DicasInvest

DicasInvest Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @DicasInvest

21 Jul
#OIBR3 Minha melhor hipótese para o mau humor com a Oi: guidance trouxe nível de endividamento em 2024 acima da expectativa e geração de caixa ainda será pressionada.
Discorro um pouco aqui sobre a questão do endividamento:
Então eu poderia supor que quem tava posicionado esperando uma reação mais rápida da empresa nesse processo de reestruturação, está saindo em busca de outras oportunidades. Para a minha tese em particular, não muda, tendo em vista que sempre mirei a maturação do turnaround.
E essa maturação eu tenho como alvo 2023. É fato que um endividamento maior pode depreciar o valuation que eu previa inicialmente (6,00 por ação). Ainda assim, pra quem partiu de 1,00 os ganhos são substanciais. Nesse patamar, vou continuar comprando mais.
Read 5 tweets
19 Jul
#OIBR3 Sobre o plano estratégico apresentado hoje (api.mziq.com/mzfilemanager/…) eu ainda preciso estudar mais no detalhe. Percebi um misto entre reações positivas e negativas, mas no meu caso continuo com a tese de investimento sem mudanças, jogo que segue.

Alguns pontos: 1/n...
1) Alguns estranharam a meta de 8 mi de clientes fibra em 2024. Ocorre que em uma projeção de meses atras, a Oi falou em 10 mi, porém era na InfraCo, sendo 7mi na Oi ClientCo e 3mi como rede neutra pra outras operadoras. Portanto, 8mi falando apenas da novaOi, é positivo, subiu!
2) Outro ponto que estranharam foi que apareceu 15,8bi pela venda da móvel. Pode ter sido mera distração. Explico: A móvel foi vendida por 16,5bi. Só que deste valor, 756mi são custos de transição (a Oi gasta com isso), então o liquido fica perto de ~15,8bi. MAS, ainda tem o...
Read 16 tweets
7 Jul
#OIBR3 LEILÃO INFRACO ENCERRADO - BTG É O NOVO SÓCIO DA INFRACO

Neste complexo processo de reestruturação da Oi, vencida mais uma etapa fundamental para a geração de valor e confirmação da tese de investimento!

Próxima etapa: Plano Estratégico 2022-2024: mailerurl.mziq.com/ls/click?upn=9…
Quem me acompanha nessa jornada como acionista da Oi sabe que eu esperava mais desse leilão, esperava maior competitividade em torno do ativo. O desfecho desse leilão representa um grande aprendizado pra mim, assim como a jornada como um todo, vocês não fazem ideia do quanto..
...já aprendi até aqui, em termos de como é ser um acionista, como acompanhar uma empresa de perto, entrar no detalhe do business, da operação, da contabilidade, do financeiro, do estretégico, da geração de valor. Até 2023 tem chão para o meu primeiro alvo de retorno, mas vale...
Read 9 tweets
5 Jul
#Desktop #OIBR3
Se entendi certo: Faixa média do preço por ação da Desktop a avalia em ~2,21bi (~22x EBITDA 2021). Salgado!
Primeiro de uma série de IPOs de ISPs, ficar de olho pois pode "reprecificar" o setor, gerando reflexo na própria Oi (muito barata e pode ficar ainda mais)!
ImageImageImage
Read 4 tweets
29 May
#OIBR3 MINHAS EXPECTATIVAS SOBRE O LEILÃO DA INFRACO

O leilão da InfraCo está próximo (07/07) e a grande pergunta é: Haverá competição? O post é longo, vou tentar discorrer sobre o assunto. Andei lendo as minutas do edital. Disclaimer: posso estar equivocado em algo.

Segue...
=== RESUMO
Evidentemente não tenho como dizer se haverá competição, mas eu concluí que os fatos mais recentes na Anatel, o arranjo final da InfraCo e as condições dos acordos do edital, somados ao valuation atrativo da InfraCo, trazem um "pacote" bem mais atrativo neste momento!
=== OTIMISMO NO PASSADO
Pra entender porque agora eu enxergo melhoras no processo competitivo, é importante recapitular alguns fatos. No segundo semestre de 2020, quando as negociações com potenciais interessados na InfraCo se iniciaram, eu andava bastante otimista com o processo
Read 26 tweets
26 May
#OIBR3
Link: api.mziq.com/mzfilemanager/…

Oi conclui a emissão de debêntures pela InfraCo (2,5bi), com isso fortalece o caixa e assegura o bom ritmo de investimentos em 2021, até a conclusão das vendas de ativos! Um passo importante para a operação! Image
Essas debêntures também representam, na minha visão, um avanço na confiança dos investidores para com o projeto da InfraCo, pois é uma quantia considerável e em moeda local, um passo a mais na direção de uma captação de recursos mais barata e sustentável para financiar expansão.
Agora eu fico na expectativa de algum movimento da empresa no sentido de refinanciar o empréstimo ponte (aquele feito em fim de 2019/início de 2020 e denominado em dólar). Essa ponte vence em 2022 e seu refinanciamento seria importante para mitigar eventuais atrasos no closing...
Read 6 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(