#OIBR3 Sobre o plano estratégico apresentado hoje (api.mziq.com/mzfilemanager/…) eu ainda preciso estudar mais no detalhe. Percebi um misto entre reações positivas e negativas, mas no meu caso continuo com a tese de investimento sem mudanças, jogo que segue.

Alguns pontos: 1/n...
1) Alguns estranharam a meta de 8 mi de clientes fibra em 2024. Ocorre que em uma projeção de meses atras, a Oi falou em 10 mi, porém era na InfraCo, sendo 7mi na Oi ClientCo e 3mi como rede neutra pra outras operadoras. Portanto, 8mi falando apenas da novaOi, é positivo, subiu!
2) Outro ponto que estranharam foi que apareceu 15,8bi pela venda da móvel. Pode ter sido mera distração. Explico: A móvel foi vendida por 16,5bi. Só que deste valor, 756mi são custos de transição (a Oi gasta com isso), então o liquido fica perto de ~15,8bi. MAS, ainda tem o...
...VPL dos contratos de capacidade que fazem parte da transação = 819mi. É por isso que, juntando tudo, temos novamente a visão de ~16,5bi, mas tem esses detalhes que passam desapercebido a um olhar menos atento.
3) A margem EBITDA de fato veio abaixo da projeção inicial (se falava em 20 a 25%) e deu pra perceber que nos primeiros anos o legado da empresa ainda vai interferir substancialmente. No entanto, eu acredito que, por ter caráter de guidance, os números vieram conservadores.
4) No mais, o restante da apresentação, em linhas gerais está alinhado com o que eu esperava: um grande crescimento no varejo e a transformação da empresa em um business enxuto, asset light, e com um portfolio crescente de serviços digitais e soluções em cima da conectividade.
5) A transformação em si destrava grande valor. Apesar de vender parte relevante da InfraCo, a Oi equacionou duas grandes variáveis: vai pagar suas dívidas de forma a ter um nível normal e saudável de endividamento e vai delegar o investimento pesado de infra para o BTG,
dando a ela uma enorme avenida de crescimento.
6) Talvez a frustração que noto em alguns com quem tenho contato, tenha mais relação com a ansiedade e expectativa pelo avanço da cotação do que pelo avanço da empresa. No geral, a empresa está entregando tudo aquilo que se propôs,
mas é normal que nesse caminho alguns itens saiam mais ou menos dentro do que se espera. No entanto, é importante sempre ter uma "visão de águia", dar um "zoom out": em uma transformação "multi year", não adianta ficar esperando que tudo vá se resolver de um trimestre pra outro.
7) Muitos me procuram também preocupados com o "custo de oportunidade" de ficar posicionado na Oi sem saber se vai andar ou não. Eu constumo dizer o seguinte: Cada um tem um tipo de habilidade, alguns sabem fazer "trading", sabem vender com lucro, depois recomprar mais barato.
Eu não tenho essa habilidade, infelizmente. Procuro gerar valor ao meu próprio investimento comprando mais ações todo mês. Afinal, se a empresa está evoluindo, seu valor intrínseco está aumentando, logo se as ações não andaram, estão mais baratas do que nunca, compro mais!!!
Outro ponto a se considerar: o tamanho da posição. Ano passado por exemplo eu tive 200% na GPC e 100% na TASA, mas nem por isso eu fiquei rindo por ai, afinal eram posições pouco relevantes. Então a rentabilidade por si só, não é o que vai resolver minha vida.
A Oi está com a cotação andando de lado mas minha posição é enorme considerando minha realidade pessoal, a empresa evolui mês a mês e eu compro mais ações. Apesar do risco implícito da concentração em um só ativo, se a recompensa vier, vai mudar minha vida!!
E se eu tivesse uma carteira diversificada com algumas empresas + a Oi, o raciocínio seria muito parecido: se a Oi como empresa está evoluindo e a cotação andando de lado, eu vendo ações das empresas que eventualmente andaram e incremento na Oi, reequilibrando o portfolio.
Então essa questão de "surfar" o mercado, acaba sendo muito relativa. É fácil olhar no retrovisor, altas expressivas, difícil é colocar um caminhão de dinheiro em empresas que você conhece pouco. E rentabilide alta em cima de posição mixuruca, não é o que procuro atualmente.
No fim do dia, o foco estará sempre na empresa: se ela evolui, em algum momento o preço converge para o valor intrínseco. É assim que penso e é nisso que minhas ações refletem.
Toda estratégia é valida, desde que se saiba realmente o que está fazendo.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with DicasInvest

DicasInvest Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @DicasInvest

21 Jul
#OIBR3 Minha melhor hipótese para o mau humor com a Oi: guidance trouxe nível de endividamento em 2024 acima da expectativa e geração de caixa ainda será pressionada.
Discorro um pouco aqui sobre a questão do endividamento:
Então eu poderia supor que quem tava posicionado esperando uma reação mais rápida da empresa nesse processo de reestruturação, está saindo em busca de outras oportunidades. Para a minha tese em particular, não muda, tendo em vista que sempre mirei a maturação do turnaround.
E essa maturação eu tenho como alvo 2023. É fato que um endividamento maior pode depreciar o valuation que eu previa inicialmente (6,00 por ação). Ainda assim, pra quem partiu de 1,00 os ganhos são substanciais. Nesse patamar, vou continuar comprando mais.
Read 4 tweets
7 Jul
#OIBR3 LEILÃO INFRACO ENCERRADO - BTG É O NOVO SÓCIO DA INFRACO

Neste complexo processo de reestruturação da Oi, vencida mais uma etapa fundamental para a geração de valor e confirmação da tese de investimento!

Próxima etapa: Plano Estratégico 2022-2024: mailerurl.mziq.com/ls/click?upn=9…
Quem me acompanha nessa jornada como acionista da Oi sabe que eu esperava mais desse leilão, esperava maior competitividade em torno do ativo. O desfecho desse leilão representa um grande aprendizado pra mim, assim como a jornada como um todo, vocês não fazem ideia do quanto..
...já aprendi até aqui, em termos de como é ser um acionista, como acompanhar uma empresa de perto, entrar no detalhe do business, da operação, da contabilidade, do financeiro, do estretégico, da geração de valor. Até 2023 tem chão para o meu primeiro alvo de retorno, mas vale...
Read 9 tweets
5 Jul
#Desktop #OIBR3
Se entendi certo: Faixa média do preço por ação da Desktop a avalia em ~2,21bi (~22x EBITDA 2021). Salgado!
Primeiro de uma série de IPOs de ISPs, ficar de olho pois pode "reprecificar" o setor, gerando reflexo na própria Oi (muito barata e pode ficar ainda mais)!
ImageImageImage
Read 4 tweets
29 May
#OIBR3 MINHAS EXPECTATIVAS SOBRE O LEILÃO DA INFRACO

O leilão da InfraCo está próximo (07/07) e a grande pergunta é: Haverá competição? O post é longo, vou tentar discorrer sobre o assunto. Andei lendo as minutas do edital. Disclaimer: posso estar equivocado em algo.

Segue...
=== RESUMO
Evidentemente não tenho como dizer se haverá competição, mas eu concluí que os fatos mais recentes na Anatel, o arranjo final da InfraCo e as condições dos acordos do edital, somados ao valuation atrativo da InfraCo, trazem um "pacote" bem mais atrativo neste momento!
=== OTIMISMO NO PASSADO
Pra entender porque agora eu enxergo melhoras no processo competitivo, é importante recapitular alguns fatos. No segundo semestre de 2020, quando as negociações com potenciais interessados na InfraCo se iniciaram, eu andava bastante otimista com o processo
Read 26 tweets
26 May
#OIBR3
Link: api.mziq.com/mzfilemanager/…

Oi conclui a emissão de debêntures pela InfraCo (2,5bi), com isso fortalece o caixa e assegura o bom ritmo de investimentos em 2021, até a conclusão das vendas de ativos! Um passo importante para a operação! Image
Essas debêntures também representam, na minha visão, um avanço na confiança dos investidores para com o projeto da InfraCo, pois é uma quantia considerável e em moeda local, um passo a mais na direção de uma captação de recursos mais barata e sustentável para financiar expansão.
Agora eu fico na expectativa de algum movimento da empresa no sentido de refinanciar o empréstimo ponte (aquele feito em fim de 2019/início de 2020 e denominado em dólar). Essa ponte vence em 2022 e seu refinanciamento seria importante para mitigar eventuais atrasos no closing...
Read 6 tweets
14 May
#Telecom #BandaLarga #Fibra
É cada vez mais evidente a movimentação do setor rumo à consolidação de provedores de banda larga. Isso evidencia a grande atratividade do negócio e forte demanda por infraestrutura de ponta, notadamente fibra optica. Oportunidades chegando.

Segue...
Pelos rumores e até por um protocolo recente para IPO, acredito que surgirão oportunidades interessantes de investimento nos próximos meses. Como sou acionista da #OIBR3 e trabalho na área, tenho especial interesse em me especializar no setor e colher frutos com isso.
1) Unifique: Provedor de pequeno porte, atua na região sul e pediu registro de IPO por agora:
telesintese.com.br/unifique-pede-…
Read 16 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(