A extrema-direita e os trabalhadores, com Rosana Pinheiro Machado | #100

A thread ⬇️ …dapoliticanaohasalvacao.wordpress.com/2021/09/27/a-e…
O que explica que estratos sociais que prosperaram durante governos de esquerda apoiem políticos de extrema-direita, com Jair Bolsonaro, Rodrigo Duterte ou Narendra Modi?
No Brasil, em especial, grande contingente de pessoas emergiu das assim chamadas classes D e E para a C, elevando seu padrão de consumo e de qualidade de vida, mas renegou o PT, apoiando Bolsonaro em 2018.
Muitos desses brasileiros, trabalhadores (muitos deles informais) emergentes durante os anos petistas, seguiram fiéis a Bolsonaro durante seu governo, apesar dos diversos problemas enfrentados. Fenômeno similar é notado noutros países do Sul Global, como Filipinas e Índia.
Aí, o populismo de ultradireita ganha força não só pelas razões negativas normalmente identificadas no Norte Global (ressentimento, nostalgia, raiva), mas também por uma identificação positiva com a agenda desses lideres.
Para tentar compreender esse fenômeno este #ForadaPolíticaNãoháSalvação #100 convidou Rosana Pinheiro Machado, antropóloga e professora de Desenvolvimento Internacional na Universidade de Bath, no Reino Unido. ()
Pinheiro Machado tem pesquisado temas associados às subjetividades populares, a pobreza e o mundo do trabalho informal, bem com seus desdobramentos no âmbito da política.

As músicas deste episódio são "Farmhands" do TrackTribe e "Chances" do Silent Partner.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Cláudio Couto #ForadaPolíticaNãoháSalvação

Cláudio Couto #ForadaPolíticaNãoháSalvação Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @claudio_couto

29 Sep
O show de horrores da Prevent Senior tem um ingrediente bizarro, de aparente humor sádico, diante do que se descobre ter sido feito contra pacientes e funcionários.
Os donos da empresa, irmãos, têm uma banda de rock, chamada "Doctor Phiebes".

Explico por que é tão bizarro.
+
"Doctor Phibes" com esta grafia, é um personagem macabro, interpretado por Vincent Price, grande estrela dos filmes de terror dos anos 60/70.
Era um músico que perpetrava atrocidades contra médicos por vingança, usando de expedientes clínicos macabros.
+
Isso rendeu dois filmes, cujos títulos indicam o quão macabro era esse Doutor Phibes.
"O Abominável Dr. Phibes" e "A Câmara de Horrores do Abominável Dr. Phibes".
pt.wikipedia.org/wiki/The_Abomi…
+
Read 5 tweets
15 Mar
É difícil para BolsoNero arranjar um médico que tope ser seu ministro da saúde. Afinal, precisaria ser um médico à sua imagem e semelhança.

Listo abaixo quatro médicos que teriam muita afinidade com o presidente e, se pudessem, aceitariam na hora.
+

blogs.oglobo.globo.com/lauro-jardim/p…
Dr. Frankenstein.
Aprecia mais a ciência do que BolsoNero, mas tem tudo para se dar bem com o presidente, pois seu uso da medicina cria monstros incontroláveis.
+
Dr. Jekyll.
Como BolsoNero, Dr. Jekyll tem seus dias. Dias de fúria, como o presidente. Não aceitaria se não estivesse num desses dias, mas toparia de imediato no outro caso.
+
Read 5 tweets
13 Mar
Entrevista eis que dei ao ótimo @BernardoMF, saída em @OGloboPolitica

Alguns comentários adicionais:
+

blogs.oglobo.globo.com/bernardo-mello…
A meu ver, se Bolsonaro deteriorar muito, o candidato de centro tem chance de crescer como a opção à direita do Lula. À direita, seja de centro-esquerda, centro-centro, centro-direita ou direita moderada. Isso põe Ciro no jogo, caso ele se movimente para a direita do espectro.
+
Quanto ao Mandetta ele não é o maior exemplar originariamente da direita moderada, ou, ao menos, nunca foi) – por isso entrou no governo Bolsonaro. Porém, ele tem sido percebido assim e pode se vender assim.
+
Read 4 tweets
8 Mar
A decisão de Fachin põe não só Lula, mas também o PT, de volta no jogo de 2022 com força.
Isso altera totalmente o quadro eleitoral. Bolsonaro pode se beneficiar em alguma medida, já que se apresenta como o anti-Lula.
A questão é que o inverso também é verdadeiro:
+
Nada mais anti-Bolsonaro que Lula e PT. Como o desgaste de Bolsonaro na trágica condução da pandemia e da economia produz cada vez mais efeitos (pesquisa IPEC da semana que passou), ser anti-Bolsonaro é muito interessante. E, quanto mais anti-Bolsonaro, melhor eleitoralmente.
+
Isso atrapalha candidaturas alternativas à de Lula na centro-esquerda e na esquerda (Ciro) e, teoricamente, abre espaço para uma candidatura autenticamente centrista. O problema é que tal candidatura centrista só existe em teoria.
Huck já acusou o golpe.
+
Read 6 tweets
26 Jan
A noção bolsonaresca de liberdade é a da falta completa de autocontenção, de limites que considerem as consequências dos atos, em especial para terceiros. Daí a volúpia por tirar radares das estradas, derrubar regras ambientais ou sabotar as medidas de isolamento social.
+
Contudo, essa ideia, embora forte no bolsonarismo, não é originária dele e tem raízes antigas no pensamento direitista brasileiro. O velho clamor contra a "indústria de multas" se baseia nessa mesma noção obtusa, egoísta e inconsequente de liberdade. Não é a liberdade liberal.
+
Trata-se, na verdade, da liberdade do estado de natureza hobbesiano, da guerra de todos contra todos, da lei do (ocasionalmente) mais forte. É a liberdade do "direito de todos a tudo", que redunda no direito de ninguém a nada, na barbárie. Isso guia as ações desse governo.
+
Read 5 tweets
13 Jan
O estrago marketeiro que Dória produziu sobre a vacina do Butantã lembra muito a escorregada dele, ainda prefeito, no caso da Farinata – a ração humana.
Explico neste fio.
⬇️
Empolgado com as ações de marketing em sequência, o então prefeito não se deu conta de que propor alimentar pobres com ração pegaria mal. Não deu bola para admoestações de seus auxiliares e foi em frente, achando que iria abafar com mais uma medida de impacto. Saiu chamuscado.
⬇️
Agora, percebeu corretamente a importância da vacinação para superar a pandemia, mas se enrolou nas próprias pernas, exagerando na tentativa de faturar em cima. Envolveu cientistas do Butantã em sua campanha de autopromoção, forçando a barra na divulgação de prazos e dados.
⬇️
Read 7 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(