Já escrevi isso em muitos lugares, já falei nos cursos que dei, tem aula gravada ... enfim. Vamos de novo por causa das bobagens que a @uneoficial vem fazendo, especialmente sua presidenta @brunabrelaz
(segue o fio)
Há muita bibliografia já assentada sobre o fascismo e eu pensei que aquilo seria apenas tópico de história contemporânea até bolsonaro. O fascismo é um fenômeno complexo, o que significa dizer que suas explicações andam por várias áreas do conhecimento.
Da História para a psicologia, passando por sociologia, economia, antropologia e etc. Há causas para o fascismo assentada em todas elas e raramente elas são excludentes. Ocorre uma junção de fatores, mas há alguns consensos já bem estabelecidos.
O primeiro destes consensos é que "ninguém é 'enganado' pelo fascismo". Esta tese do "engano" ou da burla é aquela que colocava Hitler como um gênio do mal que enganou o povo alemão. Isto não existe. Hitler era uma anta (mussolini menos, mas também não era nada inteligente).
E o fascismo tem suas raízes na história da Europa. Não é algo "novo" que surge da mente perversa e genial de certos líderes. É racismo, anti-semitismo, medo de classe, conservadorismo social e etc. cultivados por anos no tecido europeu. Ninguém foi enganado lá, nem aqui.
A construção dos campos de concentração na Alemanha e Itália eram noticiados nos jornais. Hoje temos acesso às cartas enviadas pelos leitores para os jornais que davam essas notícias e elas eram todas de júbilo e felicidade pela construção daquelas monstruosidades.
As ações dos nazistas eram descentralizadas, ao contrário do que se pensava. Havia um corpo diretivo centralizado responsável pelas ações que necessitavam de grandes recursos e por dar as diretrizes ideológicas básicas. Depois, cada fascista agia como achasse melhor "para o país"
No geral, há três tipos de pessoas que apoiam o fascismo (e apoiaram bolsonaro): os que concordam totalmente com ele e se sentem representados; os que achavam que ele tem mais pontos bons do que maus e não se importam com a pobreza e violência sobre os mais pobres e (+)
Os que não tinham informação sobre bolsonaro senão aquelas expostas por algum dos dois primeiros grupos.
um exemplo do primeiro grupo é Sérgio Moro. Concorda totalmente com Bolsonaro é fascista igual e se apartou por disputas internas. Muitos no sul são assim, de qualquer classe
Um exemplo do segundo grupo é o senador Alessandro Vieira. Era cônscio de tudo o que Bolsonaro significava mas julgava que se poderia suportar a perversidade em troca do que ele julgava serem "pontos bons". Ou seja, concordava em grande parte com o fascismo.
Esses dois grupos são fascistas enrustidos. Pessoas moralmente deformadas que no seu julgamento político não se preocupam com o todo da população contanto que "seus objetivos" sejam alcançados. O MBL está exatamente aqui.
o terceiro grupo (dos que não tinham informação) na maioria das vezes entendem a política como a forma de escolher que lhes vai dar ordens. Gostam de ser liderados por um líder "forte" e "decidido". Que vá "mudar as coisas" e na falta de Lula votaram em bolsonaro.
Daí, se você me disser que vai dialogar nas periferias, entre as pessoas mais pobres e sem educação formal para "reverter votos" ou vou concordar. MAS O MBL não está entre estes. NINGUÉM que tinha educação formal em 2018 foi "enganado" por Bolsonaro.
Especialmente aqueles que TRABALHARAM ATIVAMENTE para desinformar o terceiro grupo. Foram parceiros políticos ativos do fascismo porque CONCORDAM com o fascismo em quase tudo. Divergem é no ponto do poder. O fascismo não aceita concorrência e aí o MBL ficou "chateado".
Agora, parem de esconder a ignorância de vocês nos discursos populistas do "vamos conversar com todo mundo" ou "muitos foram enganados". Especialmente quando se vê que estão fazendo alianças e "conversando" não com o povo, mas com neoliberais.
Se querem "aliança" com o MBL que se assumam perversos como eles. Pérfidos e cínicos como eles. Assumam-se ignorantes do fenômeno que estão enfrentando e coloquem a história da UNE no lixo. Mas tenham coragem de assumir isto.
"Nada mais parecido com um fascista do que um pequeno-burguês com medo" Bertold Brecht

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Fernando Horta

Fernando Horta Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @FernandoHortaOf

19 Oct
Vou tentar me fazer entender melhor.
Robert Paxton, em seu já clássico, Anatomia do fascismo, afirma que "vai estudar os fascistas para entender o fascismo". Isso pode parecer bobo, mas é uma enorme mudança na historiografia sobre o fascismo. (fio)
Até então, se estudava o fascismo para entender os fascistas, claramente em acordo com o estruturalismo vigente no século XX. Isso dava espaço a uma série de interpretações equivocadas do fenômeno. Porque tomava o sujeito como epifenômeno da ideologia.
Surgiram as explicações circunscritas à luta de classe, surgiram as teorias econômicas sobre o rebaixamento do valor da mão de obra e a acumulação do capital ao largo do setor financeiro ... enfim, a ideia era que o fascismo criava os fascistas.
Read 6 tweets
16 Oct
Bafão dos vizinhos conservadores.
O pai grita a plenos pulmões que não "cuidou da filha a vida toda" para ela casar com mulher. Supostamente, ele ficava em cima dos homens que se aproximavam e a guria apresentou uma namorada hoje.
Bafão!!!
E a gritaria pegando ...
O pai (militar aposentado) gritando com a namorada da filha e mandando ela ir "chupar outra b%^$&a".
Ao que a namorada responde:
"Não era isso o que tu me dizia quando tentava me comer, mesmo eu sendo amiga da sua filha"
Bafão!!
A mulher do cara chora.
Enfim, o submundo da família "conservadora brasileira". Não preciso dizer que tem uma bandeira do brasil estendida na frente e o cara fazia campanha aberta para Bolsonaro ...
Read 4 tweets
16 Oct
Esse é um caso interessante de comentar. Parece haver uma correlação positiva entre grau de escolaridade e voto em bolsonaro. Quanto mais estudo, mais voto no fascista. O que parece ilógico. (+)
Supostamente, com maior grau de instrução seria mais fácil perceber e reconhecer a vilania e incompetência de Bolsonaro. Mas a relação é diferente. Bolsonaro mostra o quanto nossa educação está calcada no viés de classe, e o quanto Bolsonaro opera em favor das classes altas.
Por um lado, quanto maior o grau de instrução, maior a origem elitizada do indivíduo (a revolução iniciada por Lula e Haddad não teve tempo de se completar). Assim, o voto em bolsonaro É o grau de escolarização São DEPENDENTES da classe que o indivíduo é oriundo.
Read 6 tweets
6 Oct
O bolsonarismo (que é a forma brasileira do fascismo) é um ethos. Não apenas um comportamento político, mas um conjunto de valores e práticas para a vida.
(segue o fio para entender o que é isso e pq a gente reconhece bolsonarista na rua ...)
O fascismo, entre inúmeras outras características, acredita que a sociedade é o local das disputas pelo poder e não um local de convivência. É o espaço social onde "os mais fortes sobrevivem" e os mais fracos "perecem".
Este tipo entendimento acarreta 3 consequências diretas. Por um lado a glorificação da violência e, in extremis, a guerra. Ela é vista como uma forma de "purificação" da sociedade. Por meio da violência, é possível "depurar" a sociedade de seus membros fracos que pouco contribuem
Read 14 tweets
2 Oct
Nossas manifestações floparam. É preciso entender isso.
Em primeiro lugar, é preciso saber que com a população empobrecida, manifestações antes do dia 5 ou 10 ficam vazias por simplesmente não se ter dinheiro para ir.
Depois, é preciso perceber que a população está cansada de se manifestar e não ser ouvida. Nem pelas autoridades e nem pelas próprias lideranças que seguem mantendo as coisas em "banho maria"
Read 6 tweets
30 Sep
É triste ver que nem a CPI, nem os advogados que lá vão "defender" seus clientes não saibam o papel da CPI.
A CPI não é juízo. Renan não cumpre o papel de um juiz. A CPI é um INQUÉRITO e a lógica do inquérito é diferente. Renan está no papel de DELEGADO DE POLÍCIA. (+)
Na lógica do inquérito, o delegado NÃO PRECISA dar AMPLA DEFESA ao depoente. Na lógica do inquérito TODA A AMPLA DEFESA do inquirido é não ter seu corpo ou saúde psicológica violada e o silêncio. Tão somente.
Não é permitido ao depoente tecer juízo sobre a forma pela qual o delegado leva seu inquérito assim como a CPI não deve aceitar essas palhaçadas de depoente querer falar o que não lhe foi perguntado. Isso se ensina no primeiro ano do curso de direito.
Read 6 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(