⚠️ Em entrevista ao @GloboNews, o senador Randolfe Rodrigues, vice-presidente da #CPIdaCovid, citou nomes que ainda podem ser indicados nos indiciamentos da Comissão.
Entre os nomes destacados estão:
- Heitor Freire de Abreu, ex-Coordenador do Centro de Operações de Covid;
- Alex Lial Marinho, ex-coordenador-geral de Aquisições de Insumos;
- Thiago Fernandes da Costa, servidor técnico do Ministério da Saúde;
- Regina Célia, fiscal do contrato da Precisa Medicamentos com MS para aquisição da Covaxin;
- Amilton Gomes de Paulo, presidente da SENAH
- Helio Angotti, Secretário de Ciência e Tecnologia do MS;
- Executivos da Vitamedic.
Em depoimento do dia 16 de junho de 2021, o ex-governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel afirmou que os hospitais federais do Rio de Janeiro têm dono.
A partir disso iniciaram as investigações sobre a hipótese de um controle político na nomeação de dirigentes e de desvios de recursos. O relator frisou que os hospitais federais situados no Rio de Janeiro compõem a rede do SUS, mas 30% de seus leitos clínicos e de UTI [+]
[+] permaneceram fechados, mesmo que pudessem ter sido disponibilizados evitando gastos com hospitais de campanha.
⚠️ Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal, ordenou prisão do blogueiro Allan dos Santos, do Terça-Livre.
Como Allan está nos EUA, para onde se mudou pós entrar nos inquéritos das fake news e atos antidemocráticos, o ministro acionou o Ministério da Justiça para solicitar sua extradição.
CRISE DO ESTADO DO AMAZONAS E A FALTA DE COORDENAÇÃO DO GOVERNO FEDERAL - parte 3 #CPIdaCovid
Em 05 de janeiro de 2021 formou-se uma crescente fila de pacientes à espera de leitos clínicos em Manaus. Em 07 de janeiro evidenciou-se o mesmo aumento na espera por leitos de UTI. O documento “Plano Manaus” reconhece a pressão sobre os sistemas de saúde.
Havia conhecimento dos riscos de desabastecimento de oxigênio desde 8 de janeiro de 2021, mas apenas em 15 de janeiro, após notícias de mortes por asfixia, as autoridades estaduais e federais realizaram transferência de pacientes para outras regiões do País.
CRISE DO ESTADO DO AMAZONAS E A FALTA DE COORDENAÇÃO DO GOVERNO FEDERAL - parte 2 #CPIdaCovid
No início de 2021 o Estado do Amazonas passou pelo colapso do sistema de saúde local. Relatos de médicos e acompanhantes de pacientes apontavam falta de oxigênio medicinal nas unidades hospitalares, motivo de significativo número de mortes por asfixia.
Reuniões e vistorias da Força Nacional do SUS apontavam para gravidade da situação. Em 08 de Janeiro de 2021 " foi relatado um colapso dos hospitais e falta da rede de oxigênio”.
CRISE DO ESTADO DO AMAZONAS E A FALTA DE COORDENAÇÃO DO GOVERNO FEDERAL - parte 1 #CPIdaCovid
Na chamada “primeira onda”, em maio de 2020, os sistemas de saúde do Amazonas evidenciaram dificuldades para responder ao recrudescimento do número de casos da doença. Leitos de UTI alcançaram quase totalidade de ocupação e ocorreu colapso do sistema funerário.
Meses após o primeiro pico, em dezembro de 2020, a Secretaria Estadual de Saúde do Amazonas registrou novo movimento de alta na média de internações.
🗓️ A CPI da Covid não acabou. A seguir, os próximos passos da Comissão:
- Na próxima terça-feira (26/10), está prevista a votação do relatório do senador Renan Calheiros;
- Após a aprovação e o encaminhamento do relatório a CPI é dada como encerada;
- Com a aprovação dos senadores, a conclusão do relatório é enviada aos órgãos investigadores como MPF e PGR, entre outros. Eles são os responsáveis por dar seguimento e eventualmente responsabilizar os personagens citados no parecer por eventuais crimes;
- O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), também receberá o relatório. O documento cita crime de responsabilidade do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o que pode ocasionar abertura de pedido de impeachment.