Em depoimento do dia 16 de junho de 2021, o ex-governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel afirmou que os hospitais federais do Rio de Janeiro têm dono.
A partir disso iniciaram as investigações sobre a hipótese de um controle político na nomeação de dirigentes e de desvios de recursos. O relator frisou que os hospitais federais situados no Rio de Janeiro compõem a rede do SUS, mas 30% de seus leitos clínicos e de UTI [+]
[+] permaneceram fechados, mesmo que pudessem ter sido disponibilizados evitando gastos com hospitais de campanha.
⚠️ Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal, ordenou prisão do blogueiro Allan dos Santos, do Terça-Livre.
Como Allan está nos EUA, para onde se mudou pós entrar nos inquéritos das fake news e atos antidemocráticos, o ministro acionou o Ministério da Justiça para solicitar sua extradição.
CRISE DO ESTADO DO AMAZONAS E A FALTA DE COORDENAÇÃO DO GOVERNO FEDERAL - parte 3 #CPIdaCovid
Em 05 de janeiro de 2021 formou-se uma crescente fila de pacientes à espera de leitos clínicos em Manaus. Em 07 de janeiro evidenciou-se o mesmo aumento na espera por leitos de UTI. O documento “Plano Manaus” reconhece a pressão sobre os sistemas de saúde.
Havia conhecimento dos riscos de desabastecimento de oxigênio desde 8 de janeiro de 2021, mas apenas em 15 de janeiro, após notícias de mortes por asfixia, as autoridades estaduais e federais realizaram transferência de pacientes para outras regiões do País.
CRISE DO ESTADO DO AMAZONAS E A FALTA DE COORDENAÇÃO DO GOVERNO FEDERAL - parte 2 #CPIdaCovid
No início de 2021 o Estado do Amazonas passou pelo colapso do sistema de saúde local. Relatos de médicos e acompanhantes de pacientes apontavam falta de oxigênio medicinal nas unidades hospitalares, motivo de significativo número de mortes por asfixia.
Reuniões e vistorias da Força Nacional do SUS apontavam para gravidade da situação. Em 08 de Janeiro de 2021 " foi relatado um colapso dos hospitais e falta da rede de oxigênio”.
🗓️ A CPI da Covid não acabou. A seguir, os próximos passos da Comissão:
- Na próxima terça-feira (26/10), está prevista a votação do relatório do senador Renan Calheiros;
- Após a aprovação e o encaminhamento do relatório a CPI é dada como encerada;
- Com a aprovação dos senadores, a conclusão do relatório é enviada aos órgãos investigadores como MPF e PGR, entre outros. Eles são os responsáveis por dar seguimento e eventualmente responsabilizar os personagens citados no parecer por eventuais crimes;
- O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), também receberá o relatório. O documento cita crime de responsabilidade do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o que pode ocasionar abertura de pedido de impeachment.
⚠️ Em entrevista ao @GloboNews, o senador Randolfe Rodrigues, vice-presidente da #CPIdaCovid, citou nomes que ainda podem ser indicados nos indiciamentos da Comissão.
Entre os nomes destacados estão:
- Heitor Freire de Abreu, ex-Coordenador do Centro de Operações de Covid;
- Alex Lial Marinho, ex-coordenador-geral de Aquisições de Insumos;
- Thiago Fernandes da Costa, servidor técnico do Ministério da Saúde;
- Regina Célia, fiscal do contrato da Precisa Medicamentos com MS para aquisição da Covaxin;
- Amilton Gomes de Paulo, presidente da SENAH
- Helio Angotti, Secretário de Ciência e Tecnologia do MS;
- Executivos da Vitamedic.