Profile picture
Carapanã @carapanarana
, 13 tweets, 4 min read Read on Twitter
Muitos liberais dizem que não gostam do MBL mas acham importante que ele exista "para manter a esquerda acuada" e não têm coragem de falar contra o grupo por "medo de linchamentos virtuais" que são a especialidade deles.
nexojornal.com.br/colunistas/201…
Mas não era melhor outra analogia nesse caso? O que os Stalinistas têm a ver com um grupo que se intitula anticomunista...?
Ponto factual sobre os limites da discussão de "quem pode falar" e "representatividade". É fácil demais subverter isso com pequenos interesses.
Muitas, muitas comparações e analogias com as figuras de esquerda nesse texto. Eu sei que isso é retórico, mas acaba operando para acobertar o óbvio: o MBL não é uma criação da esquerda.
Explico: liberalismo no Brasil é uma tradição política pequenina. "Liberal", depois do Constantino, se tornou simplesmente um sinônimo para antipetista. Por isso tanta gente se diz liberal e segue um movimento que é descaradamente antiliberal.
A estratégia de controle político por meios de "mídia alternativa" é mais comum do que a gente imagina. Muitos Republicanos foram reduzidos à "yes men" do Trump por medo dele usar o Twitter e outros meios para difamá-los.
newrepublic.com/minutes/139446…
A transformação dos meios de comunicação direita da internet em armas de controle político é um fenômeno muito difundido. É também um jeito através do qual governos ou partidos podem controlar ou direcionar o discurso político sob uma aparências de "opinião pública".
Muita gente criticou o texto do Haddad em uma piauí desse ano por motivos diversos. Mas ali ele fala sobre como governos países como Turquia e Rússia estavam usando esse tipo de estratégia nas redes para minimizar o dissenso.
piaui.folha.uol.com.br/materia/vivi-n…
Shinzo Abe também usa isso no Japão (e não consigo encontrar a matéria que li a respeito). E vários governos de democracias liberais fazem o mesmo.
bloomberg.com/news/articles/…
O MBL e suas ramificações parecem dedicados ao fim de fortalecer a bolha de direita. Ajudam no processo de consolidação de um campo da direita que faça o "voto moral" (antes com o discurso anti-corrupção, agora com uma "moralização" conservadora mesmo).
Os novos assuntos que eles abordam ("doutrinação marxista", "gayzismo", "globalismo") são perfeitos para se simular a mesma estratégia que a Heritage Foundation conseguiu com a questão do direito ao aborto nos EUA.
Achei muito interessante a descrição do MBL na matéria como um "PAC" (Political Action Committee), comitês que consegue burlar as regras partidárias nas campanhas dos EUA. Minha pergunta é se as súbitas mudanças de assunto mostram que aceitam encomendas de diversas bancadas.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Carapanã
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($3.00/month or $30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!