Profile picture
Além das Sombras @AlemD4sSombras
, 22 tweets, 8 min read Read on Twitter
Ecologia do Revisionismo Histórico: por que analistas conservadores mentem para dizer que a "Ku Klux Klan é de esquerda"? por @carapanarana
No dia 24 de fevereiro de 2016, David Duke, antigo Grão-Mestre da KKK anunciou em seu programa de rádio que ele apoiava a candidatura de Donald Trump à presidência e que trabalharia por ela. Já havia defendido Trump em Setembro de 2015.
Trump foi entrevistado por Jake Tapper na CNN, no dia 29 de fevereiro. Quando indagado sobre o endosso por David Duke ele respondeu: "não sei nada sobre nenhum David Duke, nem sobre supremacistas brancos".
Mais que não ser capaz de recusar publicamente o apoio de David Duke ou da Ku Klux Klan, Trump jogou muito bem um jogo que agora já é familiar: a ambiguidade no tratamento de organizações racistas. "Vou ter que ver de qual organização você fala".
Muitos Republicanos e conservadores que se opunham à sua candidatura aproveitaram esse momento para mostrar a diferença entre como Trump e outros Republicanos reagiram publicamente ao endosso formal da KKK e outras organizações do tipo.
Reagan reagiu categoricamente em 1984: "As políticas de ódio racial e preconceito religioso praticadas pela Klan e outros não têm lugar nesse país, são destruidoras dos valores os quais a América sempre defendeu." nytimes.com/1984/05/02/us/…
Antes de Reagan, Barry Goldwater e Richard Nixon também rejeitaram o apoio da KKK. Goldwater se opunha ao Civil Rights Act de 1964 e o fim da segregação em nível federal. Como vocês podem ler abaixo, outros Republicanos achavam que Goldwater deveria aceitar o endosso da KKK.
Jeffrey Lord, um dos analistas pró-Trump da CNN, logo tratou de colocar um boato em movimento para defender o candidato Republicano. O boato? A afirmação absurda de que a Ku Klux Klan seria uma "organização de esquerda".
Rush Limbaugh e vários outros "conservadores" logo embarcaram na afirmação absurda de Jeffrey Lord. Mas ninguém conseguiu explicar porque tanto simbolismo, meios e pessoas associadas à Klan começavam a se declarar favoráveis à campanha de Trump.
Mas o que é a Ku Klux Klan? Por que ela endossou candidatos Republicanos nessas três ocasiões? E por que ela apoiava os Democratas do Sul antes? Para entender isso é necessário fazer uma "breve história dos partidos políticos nos EUA".
Antes cabe reconhecer que o tipo de torção da realidade praticado por Lord e Limbaugh se tornou comum na política norte-americana: revisionismo histórico usando meias-verdades ou nenhuma verdade, para dizer que "a direita nunca pode ser autoritária ou violenta" apenas a esquerda.
Prometendo "a verdade escondida pelos "esquerdistas" (ou globalistas, ou SJWs) comentadores conservadores como Jonah Goldberg, Pat Buchanan e Dinesh d'Souza, se encontram no esforço de produzir uma "realidade histórica PARALELA" adequada às suas narrativas. Soa familiar? Deveria.
Vamos aos fatos. Durante o século XIX, os Democratas emergiram de uma facção de anti-federalistas, pró-Escravidão do antigo partido Democrata-Republicano. Andrew Jackson é considerado seu fundador espiritual, conseguindo tirar seus rivais políticos do partido.
Os Democratas logo se tornaram a força política dominante nos EUA naquela época. Foram desafiados pelos Partido Whig (fundado em parte pelos antigos Democrata-Republicanos inimigos de Jackson). E depois pelo Partido que nasceria a partir da derrocada do Whig: o Republicano.
O partido Whig colapsou porque seus membros não conseguiam chegar a um acordo sobre a expansão da escravidão para os Estados do Oeste. O nascente partido Republicano tinha outra cara: urbano, anti-escravidão, nascido para combater a expansão de poder da elite agrária sulista.
Os Republicanos crescem rapidamente como força política. Lincoln vence a eleições de 1860. A Guerra da Secessão se segue, com Unionistas dizendo que lutavam pela "lealdade à Constituição" e Confederados defendendo o "direito dos Estados" de expandir a escravidão.
Os Confederados perdem a guerra. A 13a Emenda à Constituição é assinada, abolindo a escravidão. A primeira Ku Klux Klan é formada logo após o fim da Guerra, num período chamado de Reconstrução. Seu propósito era o uso da violência extrema para manter os libertos sem direitos.
A segunda KKK vem nos anos 1920, quando um grupo reconstitui a idéia a Klan a partir do filme "The Birth of a Nation", homenagem à 1a KKK. Outro evento foi o linchamento público de Leo Frank, judeu supervisor de fabrica acusado injustamente de assassinato, na Atlanta de 1915.
Essa segunda KKK foi de longe a mais influente. Gozando de respeitabilidade na política institucional. Era uma organização anti-imigração, e anti-semita e anti-católica (religiões dos imigrantes), que defendia "americanos de puro sangue protegidos da poluição racial" (eugenia).
A Klan dessa era tinha um apelo mais popular dada a quantidade propaganda anti-imigração que circulava na mídia da época. Os imigrantes eram frequentemente associados à desordem, crime, socialismo e ao terrorismo (em qual campanha vimos isso?).
A associação da 2a KKK com os Democratas começou a ruir a em 1928, quando Joseph Smith venceu as primárias. Smith perdeu a eleição para Hoover, mas sua coalizão contava com judeus, católicos e mulheres, que mais tarde seriam muito importantes para a campanha de Theodore Roosevelt
A Klan perde muita influência durante os anos do New Deal de Roosevelt. Ainda, ele hesitou em pautas anti-racismo por medo do impacto eleitoral no Sul. Sua esposa, Eleanor, fez uma campanha anti-linchamentos mas ele não apoiou uma proposta legislativa de 1938 sobre o assunto.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Além das Sombras
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($3.00/month or $30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!