Vinícius Borges Profile picture
Médico infectologista que estuda sexualidade, envelhecimento e saúde LGBT. 🏳️‍🌈 CREMESP 202.114 RQE 76.676.

Sep 25, 2020, 8 tweets

Olá, Anjas.

Eu, Eduardo Oliveira , e Naamã Rubet (@NRubert ), somos psicólogos e fazemos parte da #EquipeMaravilha. Depois de muitas conversas, decidimos criar uma série de postagens, intitulada: “Deu positivo. Vamos conversar?”

sobre possíveis repercussões do diagnóstico do HIV na “saúde mental”.

Primeiro, vale ressaltar que não há uma forma ideal de reagir ao saber sobre o diagnóstico. Somos único e cada um vive do seu modo o processo de descoberta e como lida com a sorologia positivo para o HIV.

Não temos o objetivo de dizer o que deve ser feito, mas provocar reflexões, caso você tenha vivido ou esteja vivendo alguma dessas situações que abordaremos.

O significado atribuido ao dignóstico positivo para o HIV é atravessado por diversos aspectos: A forma como a pessoa lidou com perdas ao longo da vida; O nível de informação que tinha sobre o tema; Como recebeu a noticia; Entre tantos outros.

Essas e outras questões irão embasar nossas postagens.

O estigma e a discriminação são fatores que impactam negativamente na “saúde mental”. Eles podem influenciar em pensamentos como: desvalorização de si, culpa, medo, raiva, isolamento (além de muitos outros sentimentos).

Este post serve de apresentação e para dizer que pode ocorrer um ímpacto na descoberta do HIV, mas é possível passar por esse momento e ressignificar esta experiência.

O possivel luto deste primeiro momento pode ser elaborado e um novo sentido atribuído ao diagnóstico positivo para o HIV.

Chegamos! E queremos trazer muita informação (do jeitinho que gostam!).

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling