Profile picture
MUITOinteressante @interessante
, 7 tweets, 2 min read Read on Twitter
Cobra com patas? Lagarto raro vive na região norte do Brasil
Em tese não é difícil diferenciar uma cobra de um lagarto, certo? Não se o animal em questão for a Bachia scaea, por exemplo. A espécie tem aparência de cobra, devido ao corpo alongado, mas também tem patas, conhecidas como membros rudimentares. Cobra ou lagarto?
Apesar de parecer muito com uma cobra, a Bachia scaea é um lagarto. A rara espécie é nativa da Amazônia brasileira e foi descoberta por pesquisadores em 2013 no estado de Rondônia, mais especificamente às margens do rio Madeira.
Pequenino, esse lagarto pode passar imperceptível aos olhos de qualquer observador por conta dos seus diminutos sete centímetros de comprimento. A Bachia scaea costuma ser encontrada em folhiços próximo a troncos caídos, ou a pedras no chão.
Alimenta-se de artrópodes, como insetos e aranha. Uma curiosidade sobre esse lagartinho é que ele possui pálpebras inferiores com discos semitransparentes - com isso, ele é capaz de enxergar mesmo de olhos fechados.
A principal ameaça à sobrevivência da espécie é a perda do habitat natural. Mineração, pecuária e a construção de hidrelétricas no Rio Madeira afetam a sobrevivência desse animal tão incomum.
A Bachia scaea pertence à família Gymnophthalmidae, que abrange em torno de 250 espécies de lagartos com escamas e corpos prolongados com membros reduzidos. As espécies se distribuem pelas florestas tropicais da América Central e na América do Sul.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to MUITOinteressante
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($3.00/month or $30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!