Profile picture
JornalismoWando @JornalismoWando
, 15 tweets, 4 min read Read on Twitter
Vocês conhecem um conto do vigário que tá aí na praça chamado Ranking dos Políticos? É um site que avalia a atuação dos parlamentares brasileiros e se apresenta como "totalmente independente". O site é bonito, as ferramentas são boas. Passa impressão de credibilidade.
O ranking se baseia nos "gastos, na assiduidade, na fidelidade partidária nos processos judiciais e na QUALIDADE LEGISLATIVA". É nesse último quesito onde está o pulo do gato. Quem define os critérios de qualidade é um conselho integrado por pessoas como Gustavo Franco,
Gardiman (economista-chefe do Bradesco)
Flavio Amary (diretor da FIESP e presidente do Secovi-SP)
Diogo Costa (cientista político que já trabalhou para a Atlas Network em Wasghinton --> theintercept.com/2017/08/11/esf…)
Carlos Alberto Borges (CEO da construtora Tarjab)
Daniel Minerbo (administrador que trabalhou para o Morgan Stanley em São Paulo "prospectando clientes de alta renda para investir na plataforma do banco em Nova York ou em Genebra")
Bernardo Wjuniski (um economista que é diretor na Medley Global Advisors, uma consultoria que pertence ao Financial Times)

Este é o conselho "totalmente independente". Segundo ele, os 20 políticos que lideram o ranking são esses:
Sabe quem faz parte do Conselho Estratégico? O independente Flávio Rocha (sim, ele mesmo) e os próprio criadores do ranking, Alexandre Ostrowiecki e Renato Feder — ambos comandam a Multilaser, que empresa que doou tablets para a prefeitura de Doria.
A Multilaser, vejam só, é uma empresa filiada ao Lide, a empresa de lobby da família Doria. O presidente da empresa, Renato Feder, fez a maior doação para a campanha do tucano em 2016. g1.globo.com/sao-paulo/noti…
Os parlamentares que votaram contra o impeachment da Dilma, a PEC do teto dos gastos, a intervenção militar no RJ e a redução da maioridade penal perderam pontos no ranking. A Erundina, por exemplo, está em 505° no ranking.
Créditos para o @PauloDAndrad, que sentiu o cheiro da mão invisível do mercado nos critérios de avaliação do ranking.
Do jeito que escrevi, ficou parecendo que citei todos os conselheiros. Há outros, mas o perfil pró-mercado é o mesmo. politicos.org.br/quem-somos
Jair Messias Bolsonaro só tá mal no ranking por causa dos processos, porque se dependesse da QUALIDADE LEGISLATIVA ele estaria no topo. Mas ainda assim está muito melhor colocado que a Erundina, por exemplo.
A TV Cultura fez uma reportagem lamentável sobre o Ranking dos Políticos. Não fala quem está por trás do site e o trata como "um importante aliado ao eleitor". facebook.com/rankingdospoli…
Olha aí o site "totalmente independente" apresentando argumentos em favor da privatização
Me parece que o tal Ranking Político está fazendo campanha para Alckmin.
Domingo saíra minha coluna sobre o engodo que é esse Ranking dos Políticos.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to JornalismoWando
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($3.00/month or $30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!