Profile picture
MUITOinteressante @interessante
, 10 tweets, 3 min read Read on Twitter
Com as novas tecnologias, tarefas que antes levavam dias ou horas para serem realizadas agora são concluídas em poucos segundos. Enquanto as novidades surgem p/ facilitar a vida d alguns, elas podem tirar o emprego de outros. 5 profissões que podem desaparecer nos próximos anos:
É o que mostra um estudo sobre o impacto da revolução digital no mercado de trabalho, do instituto francês Sapiens. A maioria dos especialistas afirma q à medida em que vagas são extintas em empregos "desatualizados", outras vagas são criadas em áreas que usam novas tecnologias.
Segundo os pesquisadores, se houver opção tecnológica para o trabalho humano, ela será escolhida sem discussão - aumentando a produtividade. Num cenário de transformação constante, cerca de 2 milhões de trabalhadores de cinco áreas podem perder seus empregos nos próximos anos.
O objetivo do estudo, segundo Erwann Tison, economista e diretor do instituto, não é provocar o desespero, mas tomar atitudes para enfrentar as mudanças “Isso porque, embora muitos ofícios estejam desaparecendo, "outros, em maior proporção também surgirão", diz
1. Funcionários de bancos e seguradoras
O número de empregados do setor bancário e de seguros (como funcionários de guichê, atendentes de call center, funcionários de serviços técnicos e representantes de vendas) recuou 39% na França entre 1986 e 2016.; a expectativa é até 2051.
2. Profissionais da área de contabilidade
O número de contadores saltou 16% entre 1986 e 2004 na França. Desde então, o número recuou 23% por conta da tecnologia. Softwares capazes de realizar tarefas sem intervenção humana causarão uma 2a onda de declínio. A estimativa é 2041.
3. Secretários de escritórios
Os assistentes digitais permitem simplificação e concentração de tarefas numa única plataforma. A popularização da tecnologia levou a uma queda de 26% na força de trabalho na profissão. A profissão será extinta entre 2053 e 2072.
4. Agentes de manutenção
A queda nesta área começou em 2006, com o uso de tecnologias p/ movimentação de cargas. A Baidu, gigante do comércio eletrônico chinês, emprega 60 robôs com capacidade p/ carregar 500 kg, aumentando a produtividade em 300%. A estimativa é 2071.
5. Caixas de lojas e supermercados
A ampliação do self-checkout em estabelecimentos divide opiniões. Enquanto p/ os clientes a tecnologia permite economia d tempo, p/ o funcionário mostra q seu cargo vai desaparecer no longo prazo. Desde 2004, o nº segue em recuando 15%.
Fonte e mais informações: muitointeressante.com.br/blog/5-profiss…
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to MUITOinteressante
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!