Profile picture
Hesaú Rômulo @hsrmlo
, 11 tweets, 3 min read Read on Twitter
Além do aspecto militarizador que a campanha de Bolsonaro oferece, há na literatura em Ciência Política estudos que apontam para o fenômeno do populismo contemporâneo (especialmente o populismo de direita) como um fenômeno digno de atenção. Gostaria de discutir a respeito
1) The Global Rise of Populism (2016) - Benjamin Moffitt trata da discussão de compreender o populismo como um political style para além da retórica e da ideologia. A midiatização da política e a necessidade e o crescimento de lideranças políticas em tempos de crise econômica
A crise de representatividade associada à recessão econômica (num contexto de fragilidade das instituições democráticas) colocam no jogo político uma dicotomia entre Pure People x Corrupt Elite em que a figura política denuncia o status quo atual, tangenciando ruptura no sistema.
Essa dicotomia de que o povo é bom e encontra-se cansado da crise política não só é um mecanismo externo que propulsiona essa narrativa como salvadora como é, em si, o objeto íntrinseco dessa performance. O populista precisa da crise pra continuar exercendo liderança.
Num futuro a médio prazo não há sequer vislumbre de encerramento da crise (principalmente política) porque ela é o combustível que permitiu o desempenho eleitoral de partidos de direita na europa entre 2008-2009. Aqui no Brasil a nova bancada militar impulsionou 72 cadeiras.
Moffitt diz que o populismo contemporâneo tensiona movimentos democráticos e antidemocráticos. Isto posto no contexto europeu que ele divide 17 países em 5 blocos de análise cluster. No Brasil Bolsonaro precisaria de uma nova constituição para colocar em prática suas propostas.
Aqui o desafio é mais complicado porque precisa-se reverter uma narrativa antissistema que é tudo menos antissistema. O risco da eleição de Bolsonaro para as garantias trabalhistas e a continuidade da agenda econômica de Temer temperam o caldo da eleição da pior forma possível
Em resumo, quando você compreende o fenômeno global do populismo conservador, fica claro que existem condições dadas para a eleição de Bolsonaro no Brasil. Por que ainda existe uma chance improvável de virada? Justamente porque aqui é o Brasil.
Link pro livro do Moffitt

sup.org/books/title/?i…
outro bom livro pra entender o assunto
European Populism in the Shadow of the Great Recess (2016) Pappas e Kriesi.
researchgate.net/publication/28…

discutem as relações entre populismo e crise econômica
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Hesaú Rômulo
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!